Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Antônio de Almeida

CASSAÇÃO DA CHAPA DILMA-TEMER: EU NÃO ACREDITO



Dilma e Temer com nós na garganta

Ninguém em sã consciência acredita que o parecer final do julgamento de cassação da chapa Dilma -Temer, fruto de ação impetrada pelo PSDB, que pede a cassação da chapa Dilma-Temer por abuso de poder econômico,  tenha uma votação e uma conclusão técnica, e tudo nos faz crer que os ministros que compõem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), façam opção pela via política, a mais conveniente para a atual conjuntura que atravessa o Brasil, na concepção deles.

Neste sentido, acredita-se que um dos ministros que compõem a corte do TSE deve pedir vistas ao processo e “isto é muito natural que ocorra”, afirma o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.

COMPOSIÇÃO ATUAL DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE)

     MINISTROS EFETIVOS                                                               ORIGEM

GILMAR FERREIRA MENDES (presidente)                                    STF e TSE

LUIZ FUZ                  (vice-presidente)                                              STF e TSE

ROSA MARIA WEBER                                                                      STF e TSE

ANTÔNIO HERMAN VASCONCELOS                                             STJ E TSE

HERMAN BENJAMIM                                                                        STJ e TSE

NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO                                                     STJ e do TSE

ADEMAR GONZAGA (ministro substituto do TSE                                 TSE

VEJA OS DIVERSOS SENÁRIOS NO JULGAMENTO

1.     Para o MP, como Dilma saiu da presidência após a conclusão do Impeachment, “não faz sentido declarar a perda de mandato para ela e sugere apenas que fique inelegível por 8 anos”.

2.     Quanto a punição para o presidente Temer, seria oportuno simplesmente a perda do mandato atual, se manter elegível com direito a postular e se candidatar para concorrer a presidente,  através da via indireta.

Neste atual momento de desgastes políticos, com denúncias e prisões de aliados, a cada dia, com as frequentes manifestações populares e o eco de fora, Temer, esta possibilidade é descartada.

3.     No entendimento do MP, Temer deve perder o mandato porque tudo de ilegal que beneficiou a Dilma também, diretamente e indiretamente, beneficiou o Temer, mesmo sem ter tido nenhuma interferência direta nestes atos ilícitos.

Em assim sendo o entendimento do Plenário da Corte do TSE, o presidente Michel Temer iria agradecer imensamente a sabedoria e sapiência dos ministros que votaram e lhe pouparam de um desgaste maior, com uma indigesta renúncia do cargo de Presidente da República.

 Desta forma, o impacto da queda seria amortecido com amortecedores de pelica — com a desculpa amarelada e esfarrapadas com tantos desgastes de ministros, de assessores de primeiro e segundo escalões denunciados pela Operação Lava-Jato e de constantes prisões de aliados e de amigos, em série, e, ainda poder falar que não cometera nenhum crime para se eleger e, sim, a candidata Dilma Rousseff.

4.     No nosso entendimento, pode ocorrer o que todos estão esperando. Pode o óbvio ululante:

É esperado por alguns com uma certa apreensão e preocupação e como certo que um dos ministros  irá pedir vistas ao Processo, sob a justificativa de que irá apreciar com prudência todos os pontos obscuros e polêmicos do processo e a Corte irá se pronunciar num “futuro bem próximo” para retornar as discursões e votação deste Processo de Cassação da chapa Dilma-Temer.

5.     Caso o STE decida por cassar a chapa Dilma-Temer, o presidente Temer será afastado do cargo que ocupa imediatamente, e será substituído pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) que terá que promover eleições indiretas no prazo de 30 dias.

Da cabeça de juiz e na roleta do Jogo do Bicho tudo pode acontecer. Da cabeça do juiz pode sair a não punição e não cassar da chapa Dilma-Temer e obrigar o povo a voltar para as ruas e bradar  o Fora Temer e ver a Dilma ser eleita para qualquer cargo eletivo em 2018, por qualquer estado do Brasil, e ir para o Congresso Nacional defender suas falcatruar e passar o resto da vida legislando em causa própria.

No jogo do bicho tudo pode acontecer. Vamos torcer que o bicho que seja sorteado não seja a RAPOSA, porque pode atacar o galinheiro e levar até as penas.

Por outro lado, não pode aparecer a COBRA RAIVOSA, porque nem o Juiz Federal Sérgio Moro ainda teve forças para conter o seu veneno.

Tudo é possível acontecer: Não se deve esquecer que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral é  o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, aquele mesmo que citou em um determinado dia um provérbio português, ao ser criticado por um colega do judiciário: “Ninguém se livra de pedrada de doido e de coice de burro”.

Ser criticado ou ser elogiado não faz nenhuma diferença para o presidente do TSE, afirmou certo dia um amigo, ao falarmos sobre as incongruências de Gilmar Mendes, o ministro falastrão e que não tem papa na língua e que tudo pode acontecer.

Antônio de Almeida Sobrinho é graduado em engenharia de Pesca e tem Pós-Graduação, em nível de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Faperon-Senar apoiam o   2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

Faperon-Senar apoiam o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

O estado de Rondônia sediará o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia – CEARO 2024, no período de 10 a 14 de junho de

Espinha na Garganta - Governador e prefeito de Humaitá incentivam a piscicultura no Sul do Amazonas

Espinha na Garganta - Governador e prefeito de Humaitá incentivam a piscicultura no Sul do Amazonas

Em cumprimento a dispositivos do convênio de Cooperação celebrado entre Governo do estado do Amazonas, através da SEPA/SEPROR e Prefeitura Municipal

Espinha na Garganta - Governo do Amazonas e prefeitura de Humaitá-AM preocupados com os povos da floresta

Espinha na Garganta - Governo do Amazonas e prefeitura de Humaitá-AM preocupados com os povos da floresta

Estatística do pescado em Humaitá-AM: um trabalho educativoNa cidade de Humaitá-AM, a 690 km de Manaus, principal cidade do Sul do estado do Amazona

A piscicultura de Rondônia - Surgimento... Crescimento ... Decadência.

A piscicultura de Rondônia - Surgimento... Crescimento ... Decadência.

Quando se  iniciaram os primeiros trabalhos de piscicultura, nos idos do ex-Território Federal de Rondônia — início de julho de 1978, há 44 anos par

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)