Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Cemig sobe na Bolsa após receber oferta de empresa chinesa


Revista Exame

São Paulo — A estatal mineira Cemig, que tenta colocar em prática um plano de desinvestimentos, anunciou ontem que recebeu uma oferta pela sua fatia na Madeira Energia, na usina hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia. A proposta foi feita pela chinesa State Power.

A notícia fez com que as ações da companhia operassem nesta quarta-feira em alta de quase 4%, a 8,20 reais.

Há menos de um mês, a Cemig anunciou seu plano de vendas de ativos no valor de 6,564 bilhões de reais. O objetivo é reduzir a dívida bilionária da companhia. Atualmente, a empresa tem 10 bilhões de reais em dívidas para pagamento no curto prazo.

Além da usina de Santo Antônio, a Cemig quer vender uma fatia de sua participação na Light — operação recentemente aprovada pelo Conselho de Administração –, nas transmissoras Taesa e Transmineira e em Belo Monte. 

A companhia também pretende se desfazer das subsidiárias de gás e telecomunicações Gasmig e Cemig Telecom e encontrar um sócio estratégico para a controlada de geração limpa Renova Energia.

O desafio das usinas

Na visão de analistas consultados pela Reuters, a venda das fatias nas hidrelétricas de Santo Antônio e Belo Monte deverá representar um desafio para Cemig, uma vez que os demais sócios das usinas também buscam se desfazer de suas parcelas nos negócios.

Além disso, há outros problemas, como o fato de ambas serem alvo de acusações de corrupção e palco de brigas entre os sócios que terminaram em arbitragem.

“Não são ativos simples… é muito risco e pouco retorno, é muito difícil atrair um americano ou europeu para um negócio desses. Aí realmente pode entrar um chinês, porque é do tamanho que eles gostam e entra em uma análise estratégica deles”, disse Tiago Figueiró, do Veirano Advogados, em entrevista à agencia de notícias. 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)