Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CHUVA: Lixo provoca alagamento no Lagoinha


 CHUVA: Lixo provoca alagamento no Lagoinha - Gente de Opinião

Forte chuva fez ruas e casas serem invadidas pelo grande volume de água; educação pode evitar problema

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (4), a Defesa Civil municipal esteve no bairro Lagoinha, na zona leste de Porto Velho, monitorando o alagamento ocorrido em função da chuva que ocorreu desde a noite anterior e perdurou até esta manhã. A precipitação fez com que ruas e em torno de 200 residências fossem completamente alagadas.

A prefeitura trabalhou para resolver o problema, dando, através da Defesa Civil, apoio às famílias atingidas, enquanto a Semisb (Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Básicos) o suporte necessário para a desobstrução.

“Descobrimos que, além do grande volume de água resultante da chuva, há um complicador: o tarnsbordamento aconteceu porque grande quantidade de lixo e entulho foi jogada dentro no canal existente aqui. Tivemos dificuldades porque todas as ruas praticamente estão alagadas, o que não impede a varredura para a consequente desobstrução”, informa Marcelo dos Santos, diretor de Defesa Civil.

A situação de alagamento é agravada pelo fato de se jogar lixo nos canais próximos. “Isso causa sérios transtornos de locomoção de pedestres e também de veículos como motocicletas e bicicletas, sem contar a possibilidade de invasão de animais peçonhentos às residências. Mas estamos monitorando tudo”, reforça Marcelo.

Moradores

Na rua Bendito Inocêncio, o morador Ricardo, de sua bicicleta, disse que, “numa hora dessa, é comum culparem o prefeito, dizer que a prefeitura não faz nada pela cidade. Mas descobrimos que os próprios moradores contribuem jogando lixo e entulho nas ruas e nos canais. Isso é feito, muitas vezes, por moradores de outros locais que jogam entulhos aqui”.

Dentro do canal havia garrafas petes, geladeiras, móveis quebrados etc.. “A prefeitura limpa de manhã e, à tarde, pessoas jogam lixo e depois ficam reclamando”, afirmou Ricardo.

Há quinze anos morando no Lagoinha, Benedito também revelou a grande quantidade de entulho atirada nos canais, o que, entre a noite de quarta-feira e a manhã desta quinta, prejudicou moradores de ruas importantes como Rio de Janeiro, Benedito Inocêncio, Tapajé e Negreiros.

Com a operação documentada com o apoio de imagens, a Defesa Civil, assim como moradores entrevistados, constatou que a origem do problema foram os entulhos que obstruíram tanto o canal vias de escoamento de águas pluviais. Situação que com educação e consciência social se pode evitar e garantir qualidade de vida.

Fonte: Defesa Civil

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes investe 4 milhões em emendas para Regularização Fundiária em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes investe 4 milhões em emendas para Regularização Fundiária em Rondônia

Em reunião realizada com a comunidade do setor chacareiro da Zona Leste de Porto Velho, foi anunciada a entrega dos títulos definitivos das terras à

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

A deputada estadual Dra Taíssa Sousa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

O município de Nova União será beneficiado com uma emenda parlamentar do deputado estadual Alex Redano (Republicanos). Foi disponibilizado um recurs

Veja a análise do cenário político para as eleições de 2024 em Porto Velho, confira os nomes

Veja a análise do cenário político para as eleições de 2024 em Porto Velho, confira os nomes

À medida que as eleições municipais se aproximam em Porto Velho, a atenção se volta para os pré-candidatos que buscam se destacar nos diversos aspec

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)