Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Frei Betto

CIDADANIA DE DIREITOS - Por Frei Betto


 
Frei Betto

Uma democracia se caracteriza por favorecer a cidadania de direitos. Direito à alimentação, saúde e educação. A uma vida digna e feliz. Direito ao trabalho e ao lazer, à moradia e à cultura. Direito de escolher seus representantes políticos e se beneficiar da proteção social custeada pelos impostos que o cidadão paga.

A democracia é sabotada quando o governo sonega direitos ao cidadão. Flexibiliza as leis trabalhistas ao romper cláusulas pétreas dos contratos laborais que impedem a superexploração da força de trabalho e o fortalecimento dos privilégios do capital.

A democracia entra em colapso quando direitos básicos, como saúde e educação, se tornam produtos caros a serem negociados no balcão do mercado. E também quando o governo privatiza o patrimônio público, reduz o Estado a mero gerente de interesses particulares, manda às favas os escrúpulos e garante a governabilidade por meios escusos, como o conluio criminoso entre políticos e corporações empresariais através da corrupção.

Essa falácia democrática segue a lógica de que não deve haver cidadania de direitos, exceto para a elite, o que transforma direitos em privilégios. Deve haver “cidadania” de bens, de acesso ao mercado de consumo, de mimetismo cultural, de aspirações dos remediados e da classe média aos padrões de consumo das nações metropolitanas.

Quando a cultura narcísica do ter predomina sobre a cultura humanística do ser é sinal de que o tecido social começa a se esgarçar. Virtudes como solidariedade, voluntariado, acolhimento e respeito às diferenças são implodidas. Cedem lugar à competitividade, ao individualismo, à vaidade exacerbada, aos preconceitos e discriminações. A harmonia social se vê ameaçada pela violência da imposição arbitrária de usos e costumes, e pelo agravamento das diferenças sociais. Então a sociedade, qual manada tocada ao curral, aceita trocar liberdade por segurança.

Os tempos mudam. Inútil sonhar com a volta ao passado. Agora a informatização estabelece novas modalidades de relações sociais. E essas ferramentas tecnológicas não são neutras. Ditam comportamentos, atitudes, novos paradigmas. Por isso é preciso impedir que estimulem o solipsismo, esse dar de ombros para o que se passa em volta por quem não se interessa senão pelo próprio umbigo.

As redes sociais podem e devem tecer vínculos de solidariedade, e propiciar plataformas de protestos e propostas. É preciso desimbecializá-las como meros nichos de desconstrução do outro. Os problemas não estão nos indivíduos, e sim nas instituições, nas estruturas, no sistema.

De nada adianta querer cortar a árvore podre sem considerar a doença que contamina a floresta. Sem a visão macro do processo social cai-se no atoleiro do emocionalismo bizarro, infantil, que em nada contribui para se formular um projeto alternativo de sociedade.

Frei Betto é escritor, autor do romance “Hotel Brasil” (Rocco), entre outros livros.


Copyright 2016 – FREI BETTO – Favor não divulgar este artigo sem autorização do autor. Se desejar divulgá-los ou publicá-los em qualquer  meio de comunicação, eletrônico ou impresso, entre em contato para fazer uma assinatura anual. – MHGPAL – Agência Literária (m[email protected]http://www.freibetto.org/>    twitter:@freibetto
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Esquerda, o resgate do sonho

Esquerda, o resgate do sonho

         Pertenço à geração que teve o privilégio de fazer 20 anos nos anos 60: Revolução Cubana, Che, Beatles, Rei da Vela, manifestações estudanti

Democracia e valores evangélicos

Democracia e valores evangélicos

       No tempo de Jesus, a questão da democracia já estava posta, porém apenas em uma região distante da Palestina: a Grécia. Dominada pelo Impér

Pergunte à história

Pergunte à história

Eleitores nem sempre votam com a razão. Muitos votam com a emoção.

O cardeal eletricista

O cardeal eletricista

O cardeal polonês, de 55 anos, é o principal assessor do papa

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)