Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Cinco casas de recuperação de dependentes químicos recebem apoio do governo estadual



Via Superintendência de Estado de Políticas sobre Drogas (Sepoad), o governo investe R$ 1,4 mil em cada acolhido nas casas conveniadas para tratamento terapêutico de dependentes químicos em Rondônia.

Gente de Opinião

Reunião no Crepad com famílias de jovens em reinserção social

No ano passado, a equipe multidisciplinar atendeu a 135 pessoas voluntariamente encaminhadas ao Centro de Referência de Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad) para tratamento, conforme a gerente de Tratamento, Dionéia Martins.

No geral, o número de atendimento é seis vezes maior. A Casa Família Rosetta, uma das conveniadas, por exemplo, recebe em média 500 a 800 pessoas por ano – dependentes químicos, deficientes físicos e até quem chega lá apenas para receber orientações.

Os primeiros convênios entre o governo estadual e as entidades ocorreram no início das atividades da então Secretaria Estadual da Paz (Sepaz), em 2012.

Em breve o Crepad, vinculado à Sepoad, publicará edital para ampliar o número de comunidades terapêuticas conveniadas. Essa chamada atende à Resolução nº 29 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Agevisa), que também dispõe sobre a prestação de serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.

“Os repasses custeiam o tratamento dos acolhidos em comunidades terapêuticas”, disse a gerente de Prevenção, Ana Carolina Assunção.

Em situações involuntárias e compulsórias, ela explicou que o Crepad contempla laudos psiquiátricos para transtornos graves, via judicial, e tratamentos fora do domicílio, diretamente atendidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A parceria com a Sepoad é fundamental, na avaliação de Giuseppina Maria Fulco, diretora-geral da Associação Casa Família Rosetta. “Ela permite a estabilidade do tratamento e a melhora dos serviços prestados à população, mediante facilidades para o atendimento médico, por exemplo”.

A diretora lembrou que este é o primeiro governo estadual que adota política pública de relevância na delicada área de recuperação e reinserção social.

No momento, a entidade atende a 150 pessoas na faixa de 18 a 45 anos. Dos 46 funcionários, 25 trabalham com dependentes químicos.

Em maio próximo, o fundador da Casa, Padre Vincenzo Sorce, virá a Porto Velho, acompanhado de dois médicos especialistas, um em dependência química, outro em administração, para participar de um congresso científico.

O primeiro contato do dependente é com o Centro de Triagem, no bairro Areal. O Centro de Reabilitação Neuropsicomotora Paulo VI tem ambulatório, faz atendimento domiciliar e centro-dia, com neuropediatria, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social, atendimento educacional especialização, aplicação de toxina botulínica, transporte e alimentação.

Ali também, a Casa Abrigo Família Anna Teresa Cappello atende em regime de acolhimento institucional, crianças e adolescentes com deficiência em situação de vulnerabilidade e/ou abandono.

A Comunidade Terapêutica Masculina Porto Esperança funciona em Candeias do Jamari, a 23 quilômetros de Porto Velho, e trata das situações comportamentais, emocionais, familiares e profissionais da pessoa durante nove meses de internação.

O slogan da Casa é Transformando Vidas. No pós-tratamento, ela poderá participar das atividades de ressocialização, frequentando a Comunidade de Reinserção Social Dom Helder Câmara.

A mais nova unidade é a Comunidade Terapêutica Padre Fiovo Camaione, no Km 4 da Gleba 20, Lote 6-A, em Ouro Preto do Oeste, que iniciou as atividades em abril de 2016, atendendo pedidos de vagas feitos pela Sepoad e pelo Poder Judiciário.

Já a Comunidade Terapêutica Feminina Nossa Senhora Aparecida proporciona reinserção social para mulheres com dependências patológicas.

A Casa Família Rosetta fará 25 anos em maio próximo. Segundo Giuseppina, nem todas procuram tratamento, mas ali aparecem, muitas vezes acompanhados por mães, pais ou parentes. Nesse aspecto, o voluntariado também exerce relevante papel. Os grupos Graduados e Voluntários da Esperança apoiam pessoas no tratamento e pós-tratamento.

Parcerias com a Empresa Estadual Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Serviços Nacionais de Aprendizagem Industrial (Sesi) e Social do Comércio (Sesc) possibilitam diversos cursos profissionalizantes.

“Que o álcool e as drogas são um flagelo para o ser humano, o mundo todo sabe; nosso objetivo é encontrar parceiros e aliados que ajudem as pessoas a se prevenir, a perseverar com o seu próprio querer”, comentou Giuseppina.

CASAS CONVENIADAS COM A SEPOAD:

● Centro de Recuperação Abisai (Cacoal)
● Centro de Recuperação Nova Aliança (Rolim de Moura)
● Associação Trindade Santa (Vilhena)
● Associação Acolhedora Confrontando Gigantes (Porto Velho)
● Associação Casa Família Rosetta (Porto Velho, Candeias do Jamari e Ouro Preto do Oeste)

Leia mais:
Projeto Acolher atende na rua a dependentes químicos e migrantes sem destino certo em Porto Velho
Ex-moradora de rua se transforma em voluntária no auxílio a dependentes químicos em Porto Velho


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Dos 50 anos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, o advogado Juscelino Amaral ali trabalhou 15 anos. Casado, 62 anos, pai de qu

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

A maior parte do departamento jurídico dos grandes grupos de mineração em atividade no extinto território federal entre os anos 1960 e 1980 era cons

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Menino criado em Xapuri (AC), filho do catraieiro Eulálio Soares Rodrigues e da lavadeira Diva Machado Rodrigues, Odacir Soares Rodrigues formou-se

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A Comissão de Direitos Humanos da OABRO acompanhou e investigou aproximadamente duzentas suspeitas de violações, garantindo apoio e justiça às vítimas

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)