Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Cineamazônia Itinerante passa por Capixaba (AC) e chega a Nova Califórnia (RO)


Cineamazônia Itinerante passa por Capixaba (AC) e chega a Nova Califórnia (RO) - Gente de Opinião

Após as atividades em Assis Brasil e Iñapari, no Peru, o Cineamazônia Itinerante foi até o segundo e último município acreano previsto no roteiro do projeto: Capixaba, distante mais de 80 quilômetros da capital Rio Branco.

A cidade com pouco mais de 8 mil habitantes ficou eufórica ao saber da chegada da caravana do Cineamazônia, no meio da tarde do sábado (05). O local escolhido para a projeção dos filmes e a apresentação circense do palhaço Cloro (artista argentino Daniel Gamarra) foi o calçadão, que fica na principal via do município.

Foram exibidos pelo menos 11 filmes, entre eles, O Mal (animação do Paraná, com direção de Carlon Hardt), Aubade (direção de Mauro Carraro, da Suíça) e outros nove títulos premiados (curtas metragens) durante a Mostra Competitiva do ano passado, entre animações, ficções e documentários brasileiros e de outros países como a Venezuela.

Uma das pessoas que ficou agradecida pela presença do projeto itinerante pela terceira vez em Capixaba foi a professora aposentada Rosaura Bandeira. Ela foi personagem de uma atividade do Cineamazônia: Imagens da Memória, que coloca os depoimentos dos moradores mais antigos de cada cidade em uma exibição especial antes das projeções. “Nossa cidade é muito carente de diversões como o cinema. Então, isso só vem somar para a educação e cultura do nosso povo. A apresentação do palhaço divertiu crianças e adultos. Eu gostei muito e espero que vocês retornem mais vezes”, apontou ela.Cineamazônia Itinerante passa por Capixaba (AC) e chega a Nova Califórnia (RO) - Gente de Opinião

Quem também levou toda a família foi a dona de casa, Alcione Silva. “É muito difícil virem essas coisas pra cá, então, a gente aproveita. Foi muito legal e espero que vocês voltem logo”, disse ela, que levou o marido e o filho, João, de sete anos.

A coordenadora do Cineamazônia, Fernanda Kopanakis, fez uma rápida avaliação do começo das atividades do projeto. “Tivemos um grande público em Iñapari, no Peru, e em Assis Brasil. Esta é a terceira vez que passamos por Capixaba e somos muito bem acolhidos pelo público. É ótimo vir aqui e ter essa presença”, destacou ela.

Após a apresentação das produções cinematográficas, houve a participação especial do palhaço Cloro, representado pelo artista argentino Diego Gamarra.

Nova Califórnia

O distrito de Nova Califórnia, distante cerca de 480 quilômetros de Porto Velho e com quase 4 mil habitantes, recebeu a caravana do Cineamazônia Itinerante na noite do domingo (06), próximo a escola Maria Jacira.

Muitas crianças e suas famílias compareceram para assistir as produções cinematográficas e mais uma apresentação do palhaço Cloro. “A gente é muito carente dessas atividades envolvendo cultura e diversão. Quando soubemos que vocês estavam aqui, ficamos cheios de expectativa. Pena que vocês só vêm uma vez por ano. Seria muito melhor se viessem de seis em seis meses ou a cada três meses”, vibrou Salete Gomes Bernardo, mãe da pequena Ana Letícia, de apenas seis anos.

Fonte:  Ascom / 15ª edição do Festival Latino Americano de Cinema Ambiental – Cineamazônia
Felipe Corona – Mtb 919/RO / Fotos: Beethoven Delano

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Depois de sete meses de trabalho entre audições para escolha do elenco e montagem do espetáculo, Bizarrus reestreia nesta quinta-feira, dia 25 de ab

Grupo Rovema lança campanha de incentivo à leitura

Grupo Rovema lança campanha de incentivo à leitura

No dia 23 de abril, o Grupo Rovema lança uma campanha especial em celebração ao Dia Mundial do Livro. A iniciativa visa promover o hábito da leitura

Porto Velho recebe o Amazônia das Palavras 3ª Edição

Porto Velho recebe o Amazônia das Palavras 3ª Edição

No próximo dia 30 de abril, terça-feira, a cidade de Porto Velho será a primeira das oito cidades amazônicas a receber as atividades do Amazônia das

Espetáculo “Bizarrus” reestreia dia 25 de abril, no Teatro Palácio das Artes

Espetáculo “Bizarrus” reestreia dia 25 de abril, no Teatro Palácio das Artes

O Governo de Rondônia promove a reestreia da peça teatral “Bizarrus”, encenada por reeducandos do sistema prisional de Porto Velho, no dia 25 de abr

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)