Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

CMSE vai pedir a Petrobras que viabilize combustível para usinas termelétricas



Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil

Diante da previsão de que o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas fique abaixo do verificado em 2014, ano mais crítico do histórico recente, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) informou hoje (4) que vai encaminhar à Petrobras um pedido para “viabilizar” combustível para as termelétricas que estão operacionalmente disponíveis, mas paradas por falta de insumo.

“O comitê encaminhará correspondência à Petrobras solicitando gestão da empresa no sentido de viabilizar o fornecimento de combustível a essas usinas”, informou o colegiado em nota divulgada esta noite.

Em setembro, o CMSE decidiu retomar a operação de três usinas termelétricas que estavam paradas: Araucária, Cuiabá, Termonorte II. Segundo o comitê, por serem movidas a gás, elas “são capazes de produzir energia a preços mais competitivos se comparados com os de outras usinas térmicas.”

Na ocasião, o CMSE optou por não acionar as termelétricas mais caras, o chamado “despacho fora da ordem de mérito” mas aprovou, se necessário, o aumento da importação de energia elétrica da Argentina e do Uruguai “na medida em que for possível”.

Energia mais cara

Por causa da previsão de escassez de chuvas, a bandeira tarifária das contas de luz em outubro será a vermelha patamar 2, com taxa extra de R$ 3,50 a cada 100 quilowatt/hora (kWh) consumidos.

De acordo com o comitê, para o final de novembro de 2017, quando tipicamente começa o reabastecimento dos reservatórios das hidrelétricas, a expectativa é que os armazenamentos dos subsistemas Sul, Nordeste e Norte ainda fiquem abaixo do volume de 2014. O Subsistema Sudeste/Centro-Oeste deve alcançar armazenamento próximo ao verificado naquele ano.

As previsões recentes, segundo o comitê, indicam que as chuvas ficarão abaixo da média climatológica em grande parte do Brasil nos próximos dias, com exceção de algumas localidades das regiões Sul e Norte.

Apesar da previsão de chuvas abaixo da média, o CMSE reafirmou que as condições de abastecimento e o atendimento do mercado de energia no país estão assegurados. “O risco de qualquer déficit de energia em 2017 é igual a 0% para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste”.

São Francisco

O CMSE voltou a chamar atenção para a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas de Xingó, Três Marias e Sobradinho, na Bacia do Rio São Francisco. Em julho, a Agência Nacional das Águas (ANA), havia determinado, em razão das secas, a redução na liberação mínima de água nos reservatórios ao menor patamar dos últimos anos.

Gente de Opinião

Maior reservatório do Nordeste,
Sobradinho tem seca histórica
Divulgação Chesf

Na ocasião, a agência disse que a medida visava “preservar os estoques de água dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco até o final do período seco e início do próximo período chuvoso, que costuma acontecer a partir de dezembro”.

A vazão da Hidrelétrica de Xingó foi reduzida no dia 18 de setembro para 560 metros cúbicos por segundo (m³/s) e, desde de 2 de outubro, caiu para 550 m³/s. Em Sobradinho, a vazão permanece em 580m³/s, mas será reduzida para 550 m³/s a partir de 9 de outubro.

Segundo simulações do Operador Nacional do Sistema (ONS), em novembro, o nível do reservatório de Três Marias pode chegar a 4,2%, e o de Sobradinho, a 0%. Segundo o CMSE, com base nessa estimativa, é importante “que sejam adotadas medidas necessárias para preservação dos estoques dos reservatórios das usinas hidrelétricas do Rio São Francisco, a fim de proporcionar segurança hídrica para a bacia no próximo ano.”

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)