Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná terá Centro de Ciência e Tecnologia


Gente de Opinião

O Centro de Ciência e Tecnologia vai facilitar as pesquisas dos alunos do colégio

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar, unidade do distrito de Jacy-Paraná, ganhou um Centro de Ciência e Tecnologia com laboratórios de robótica, ciências, alimentos e informática. O governo do estado firmou, na segunda-feira (05), convênio com o  consórcio Energia Sustentável do Brasil, que fará a doação dos equipamentos.

A instalação dos laboratórios é considerada um prêmio para alunos que invariavelmente se destacam em eventos nacionais relacionados à ciência e tecnologia, embora venham de um distrito pobre da capital, localizado a 85 quilômetros do centro de Porto Velho.

A diretora da instituição, tenente PM Érika Ossuci, admite que cada vez se surpreende mais com o talento dos alunos. Segundo ela, a superação e criatividade fazem parte da rotina escolar.

Emocionada, Ossuci contou que o quadro de professores é totalmente comprometido com a missão de fazer com que os adolescentes tenham iniciativa e façam prevalecer a capacidade individual. “Meus alunos merecem”, disse após testemunhar a assinatura do convênio.

Com alunos tão dedicados, Ossuci confessa que sonha em vê-los, no futuro, grandes empreendedores ou líderes conhecidos nacionalmente.

Gente de Opinião

Confúcio Moura lê um poema do livro escrito pelos alunos: “estão de parabéns”

Uma prova do talento dos estudantes é o livro de poesias que eles escreveram e que foi entregue ao governador Confúcio Moura, outro admirador do processo que está sendo desencadeado no distrito. O próprio Confúcio leu uma das poesias e reagiu emocionado com o conteúdo das páginas seguintes. Vocês estão de parabéns”, disse.

Confúcio lembrou, durante a cerimônia, que as perspectivas de Jacy-Paraná eram negativas na área de segurança e que foi necessária a intervenção estadual. “A decisão foi criar uma escola diferente, para oferecer um futuro melhor para a juventude”, revelou.

Atualmente, o Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná tem mais de 950 alunos, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e ainda há busca por vagas.

POTENCIAL

O Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná, segundo diretor administrativo do Consórcio Energia Sustentável, Júlio Cezar Oliveira Freitas, tem potencial para crescer na área tecnológica e o suporte oferecido é justo.

“Acreditamos na transformação pela educação, por isto, vamos oferecer equipamentos de ponta para os laboratórios. Cremos no potencial dos alunos e estamos aqui para apoiá-los”, afirmou o representante do consórcio.

Conquistar prêmios nas competições nacionais, na avaliação de Confúcio Moura, é uma forma de atrevimento dos meninos e meninas de Jacy-Paraná. O colégio, ele revelou, é um desafio pessoal. “Torço para que todos sejam destaques no futuro”, concluiu.

O consórcio Energia Sustentável também firmou convênio com o município para reformar uma escola no distrito de Nova Mutum.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes e Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), uma ação inovadora realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), deve garantir a Rondônia

Estudantes da educação infantil são beneficiados com vagas em instituições privadas custeadas pela Prefeitura de Porto Velho

Estudantes da educação infantil são beneficiados com vagas em instituições privadas custeadas pela Prefeitura de Porto Velho

Estudantes de Porto Velho que não conseguiram uma vaga na rede municipal durante o período da chamada escolar, serão contemplados com vagas em institu

Alunos concluem cursos e recebem certificados na Escola do Legislativo

Alunos concluem cursos e recebem certificados na Escola do Legislativo

Dezenas de alunos receberam certificados de conclusão de cinco cursos que foram ministrados na última semana na Escola do Legislativo (EL), da Assem

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo para contratação de serviços voluntários nas escolas

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo para contratação de serviços voluntários nas escolas

A Prefeitura de Porto Velho divulgou o edital do processo seletivo para contratação de serviços voluntários para atender o programa “Mãos dadas com a

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)