Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Comemorando, em casa, o especial dia 04 de janeiro - Por Francisco Aroldo



Entrando aqui o ano de 2018 para falar com o povo de Rondônia sobre essa data comemorativa de nosso calendário institucional, mas para tanto é preciso memorar os meus 26 anos de "chegante" aqui nas terras do marechal.

Primeiro veio aqui a Porto Velho, vindos da terra da luz (CE), isso em novembro de 1991, a minha esposa e meu filho acompanhados de meu sogro e minha sogra para passear na casa de minhas cunhadas, as professoras Maria das Graças e Ana Maria.

Naquela época elas já trabalhavam na secretaria de estado da educação - a conhecida e fortíssima SEDUC; era o governo do médico Osvaldo Piana, o quarto a ocupar o honroso cargo.

Minha gente, desde 1992 quando eu vim do nordeste para minha fixação em Porto Velho, tenho observado essa coisa de datas em Rondônia e em nossa capital - sede das instâncias governativas e institucionais.

Parece mesmo que correntes puxam para cá e correntes puxam para lá, sem um consenso ou entendimento sobre a importância de eleger uma data especifica e que seja parte integrante do calendário institucional do maravilhoso e pujante estado de Rondônia.

Sabe, estou falando dessa coisa de colocar no calendário escolar das quase quinhentas unidades da SEDUC e também daquelas outras escolas cuidadas pelos alcaides e também geridas pelos empresários do setor de educação.

Primeiro penso que o povo de nossa amada terra deve escolher entre o 22 de dezembro ou o 4 de janeiro, isso é um bom principio; para isso devemos articular uma grande discussão sobre essas duas datas e seus momentos históricos e de pioneirismo, inclusive fazendo audiências públicas nos quatro cantos do esatdo.

Após isso seria muito bom que o povo pudesse acorrer às escolas públicas e privadas em determinado dia desse ano de 2018 e fazer ali a sua escolha - eu acredito que esse exercício possa ser melhor do que apenas digitar em um site.

Me perdoem os internautas aficionados em mídias e no seu conforto, mas, sinceramente, para envolver o povo numa espécie de exercício de cidadania requer caminhada e participação efetiva.

Fica a sugestão de algo como um plebiscito local.

Feito isso, ainda esse ano, poderemos colocar no calendário institucional do Estado de Rondônia o dia 22 de dezembro ou o dia 04 de janeiro e promover nas escolas, cooperativas, associações, câmaras municipais, eventos regionais e outros a importância de comemorar o reconhecimento da União aos pioneiros dessa terra que na década de 1970 acorreram para cá com suas famílias e seus sonhos de promover o futuro e o desenvolvimento do sul da Amazônia.

Vamos parar e pensar: ou o ato de criar o estado de Rondônia pelo presidente Figueiredo em 1981 - Lei Complementar nº 041 ou o ato de sua promissora instalação nos primeiros dias de 1982 pelo primeiro governador, o coronel de artilharia Jorge Teixeira devem ser comemorados em honra e memória aos que acreditaram no projeto de expansão.

O que definitivamente não é auspicioso?

Resposta: deixar de comemorar.

Vamos fazer de uma dessas datas motivo de perene e intenso orgulho dos que estão por aqui, trabalhando, estudando, pensando e produzindo riquezas de maneira civilizada, institucionalizadas, organizada e sustentável.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Gratidão por tudo! É saber reconhecer e agradecer a todos que estiveram e estão na sua vida

Gratidão por tudo! É saber reconhecer e agradecer a todos que estiveram e estão na sua vida

Bom dia mundo maravilhoso. Eu Fui fabricado no Maranhão, pelo meu pai Francisco Paulo e minha mãe dona Erani, numa cidade chamada Buriti do Maranhã

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Dia 20 de março vimos essa notícia em todos os jornais do pais: ”O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a Selic em

O Brasil precisa retomar debates democráticos

O Brasil precisa retomar debates democráticos

Caros amigos e amigas leitores dessa minha coluna, gostaria de fazer com vocês o registro de uma pesquisa intitulada: Nós e as Desigualdades 2022, p

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Quero saudar a todos os meus amigos e amigas, leitores da minha coluna onde tentamos colaborar desde 2016 com os temas sociais, políticos, econômico

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)