Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Comissão de agropecuária debate criação de fundo ao setor produtivo e licenciamentos


 

Presidida pelo deputado Lazinho da Fetagro (PT), a Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR), reunida em caráter ordinário na manhã de ontem, quarta-feira (20), recebeu para esclarecimentos, o presidente da Agência de Vigilância Sanitária (Idaron), Anselmo de Jesus e o secretário estadual de desenvolvimento ambiental (Sedam), Vilson Sales Machado.

O presidente da Idaron veio para esclarecer questões referente ao fundo privado Fundagro, que é formado por associações do setor produtivo que pensaram no fundo com o intuito de investimento em capacitações, treinamento e pesquisas ao setor, sem depender do poder público.

Segundo as explicações também fornecidas pelo deputado Adelino Follador (DEM), o fundo seria formado pela cobrança de R$ 1,00 a cada boi abatido, cuja cobrança seria feita pela Idaron ao produtor no momento de expedir a Guia de Transferência Animal (GTA). “Por este serviço, a Idaron receberia o montante de dez por cento do arrecadado”, informou o parlamentar.

No entanto, o entrave burocrático existente é que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) está tratando a situação como um convênio, “mas não é. É um Termo de Cooperação Técnica para que o recurso possa ser utilizado pela Idaron sem entraves, incluindo despesas administrativas”.

Anselmo ressaltou a importância do fundo privado para a Idaron, mas que a Procuradoria teria firmado convênio ao invés de Termo de Cooperação, o que acabou por emperrar o andamento do processo.

O deputado Adelino pede providências e reunião com todos os envolvidos, “pois somos cobrados diariamente pelo setor produtivo, para a criação deste fundo que irá impulsionar não somente a cadeia produtiva do boi, mas a do peixe, leite, café e grãos.

Sedam

Atendendo ao pedido do deputado Marcelino Tenório (PRP) e Adelino Follador, o secretário Vilson Sales Machado veio prestar esclarecimentos relativo a cobrança de taxas de licenciamento de agroindústrias e sobre os poços artesianos.

Sales informou que, por lei, empreendedores da agricultura familiar não pagam taxas de licenciamento, desde que a área seja de até 240 hectares.

Falou também sobre a modernização do sistema para agilizar a liberação de documentação que em breve será todo on line e integrados, interligando todas as atividades que envolvem licenciamento ambiental.

Sobre a questão dos poços artesianos, a legislação é federal e, portanto, foge ao controle da Sedam.

O deputado Adelino disse que o licenciamento e todo o processo é muito caro, tornando inviável as agroindústrias em muitos casos. Sales informou que está em finalização convênio com a Universidade Federal de Lavras (MG) que irá realizar um Plano Estadual de Recursos Hídricos, o que tornará mais ágil as liberações.

Cancelamento

Os deputados da Comissão cancelaram a reunião da próxima semana para que os membros possam participar de reunião no Palácio do Governo com representante do Ministério da Agricultura para tratar sobre a liberação do estado da vacinação da febre aftosa.

ALE/RO - DECOM – Geovani Berno
Foto: Lusângela França

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)