Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão de Fiscalização e Controle irá apurar compensações das usinas


       
O presidente da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), da Assembleia Legislativa, Ezequiel Júnior (PSDC) recebeu do deputado Jesuíno Boabaid (PMN), documentos sobre as compensações realizadas pelas usinas do Madeira em Porto Velho e Cacoal, para que sejam checadas e fiscalizadas.

Ao entregar a documentação Boabaid afirmou que deseja o caso tratado com seriedade, pois as compensações não tiveram o devido cuidado fiscalizatório por parte da Assembleia em gestões passadas. “Vamos tentar evitar a criação de uma CPI, mas se for necessário, entraremos com o pedido que já conta com seis assinaturas, faltando apenas duas”.

O deputado Hermínio Coelho (PDT) lembrou ao colega parlamentar que o Tribunal de Contas do Estado (TCE), fez a fiscalização sobre as compensações e deve ter relatórios sobre o caso e que podem agilizar o trabalho.

O presidente Ezequiel disse que dará especial atenção até porque Machadinho do Oeste passará por este processo, pois está previsto para 2017 o leilão para construção da Usina de Tabajara. “Lá iremos cuidar de cada centavo das compensações”.

Ezequiel frisou que vai cuidar para que as compensações sejam direcionadas para a construção de um novo hospital, para atender a demanda que irá crescer muito. “Não queremos somente a estrutura. Queremos equipado e com gente contratada para trabalhar”. Além disso, será cobrada obras de infraestrutura, segurança e educação, não somente para Machadinho, mas para toda a região.

Jesuíno lembrou que a Santo Antônio Energia (SAE) está fazendo mídia mentirosa, pois a energia não ficará exclusiva para Rondônia e Acre como estão afirmando. “As turbinas já estão instaladas e a energia vai para o Linhão, não tem este negócio de que vai gerar impostos aqui não”.

O deputado Dr. Neidson também participou da reunião da Comissão de Fiscalização e Controle.

Fonte: Geovani Berno  

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)