Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão debate com Sefin e Eletrobras questões referentes a tarifa de energia


 
Eletrobras confirmou que nas
perdas energia, a conta é
dividida entre todos


A Comissão Temporária Especial destinada a analisar as tarifas de energia elétrica, água e esgoto em Rondônia, presidida pelo deputado Hermínio Coelho (PDT), reuniu-se na tarde desta segunda-feira (22) para debater com representantes da Secretaria de Estado das Finanças (Sefin) e Eletrobras Distribuição Rondônia, questões pertinentes à tarifação de energia.

O deputado e membro da Comissão, Jesuíno Boabaid (PMN) cobrou do secretário da Sefin, Wagner Garcia de Freitas respostas de ofícios anteriormente enviados.

O secretário encaminhou algumas respostas, mas pediu um prazo maior para poder realizar outros levantamentos, relativo a investimentos de terceirizadas junto à construção das usinas, foram inúmeras e necessita de tempo maior.

Wagner também fez a entrega de documentação sob sigilo fiscal, pois é proibida por lei a divulgação, seja da empresa principal ou das satélites de informações fiscais.

Hermínio indagou o motivo deste sigilo, mas ressaltou que a prioridade da Comissão é o de beneficiar o povo, verificar a situação das tarifas, como elas são compostas, tentar amenizar para a população e ressaltou que é contrário a formação de uma CPI para apurar as questões das usinas, pois isso somente iria atrasar e alguém poderia se beneficiar.

O diretor presidente da Eletrobras, Luiz Marcelo Reis de Carvalho, questionado sobre a forma de composição da tarifa, relatou que as perdas e furtos de energia influenciam muito na composição tarifária, o que é até previsto pela agência reguladora Aneel. O gerente de regulação da Eletrobrás Distribuição Rondônia, Edson Ramos completou que o furto de energia “é dividido entre todos”.

Luiz Marcelo também lembrou que o tempo de concessão da distribuição de energia da Eletrobras já terminou e que foi devolvido ao governo federal. No entanto, que estão agora como prestadores de serviço de distribuição até que seja feito um novo leilão e outra empresa assuma o serviço, o que deve ocorrer até dezembro de 2017.

Esta situação se repete em outros estados como Acre, Piauí, Alagoas e Roraima. Frisou que os serviços serão mantidos, pois o consumidor não pode ser prejudicado, no entanto, novos investimentos em distribuição serão quase nulos.

O deputado Hermínio, voltou a questão da tarifação e disse que empresas em Rondônia estão fechando devido a elevada tributação da energia, o que encarece demais o produto e inviabiliza o negócio. Citou como exemplo a Globoaves, em Espigão que pediu concordata. “Estive lá e o proprietário me mostrou o talão de energia com mais de R$ 500 mil para pagar e este custo é mensal”. Também foi citado o caso de uma cerâmica, na mesma situação.

A Eletrobras refutou e afirmou que estas empresas recebem incentivo, com tarifação especial e com redução do ICMS por parte do Estado, o que não é motivo para o fechamento, devendo haver outros problemas, frisou Luiz Marcelo.

A questão, falou Jesuíno, “é que aumentos abusivos de impostos sobre as tarifas só aumentam a inadimplência dos consumidores”. Ao concluir pediu estudos da Eletrobras e Sefin sobre a arrecadação e o número de residências com consumo acima de 220 kilowatts, pois para estas residências o ICMS é maior e, após estes números “vamos analisá-los e propor alternativas que beneficiem o consumidor rondoniense”.

Fonte:Geovani Berno                                                         

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)