Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

CONDUÇÃO COERCITIVA DE BLOGUEIRO FOI PIOR ATAQUE DE MORO À DEMOCRACIA - Por Luciana Oliveira


 

Gente de Opinião

Imagine o fim da garantia constitucional do sigilo da fonte que protege o trabalho da imprensa.

Quem em sã consciência iria denunciar um ilícito sabendo que poderia passar o resto da vida enrolado com explicações à justiça?

Que poderia até ser punido por isso, porque não agiu pela via adequada, porque prevaricou no exercício de uma função, porque se baseou em convicções sem provas?

Seria o aniquilamento do próprio direito à informação que permite à sociedade saber como atuam os poderes e como se desenvolve a relação entre o público e o privado.

Pela importância da informação que chega por meio de uma denúncia que não pode ter sua fonte revelada, o jornalista assume riscos e muitos foram executados pra não abrirem a boca.

O jornalista que revela sua fonte por dinheiro, medo ou pressão política perde completamente a credibilidade, não serve à função social que desempenha a imprensa.

O juiz Sérgio Moro já cometeu muitos abusos, carrega no currículo mais de 20 representações protocoladas no Conselho Nacional de Justiça, um pedido de desculpas ao Supremo Tribunal Federal por exorbitar de suas funções e também denúncia na Organização das Nações Unidas (ONU) pela condução coercitiva de Lula e pelo levantamento do sigilo dos grampos envolvendo ele e a ex-presidente Dilma Rousseff. Isso em apenas três anos.

Mas, nada foi tão grave quanto determinar que o jornalista Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, fosse depor coercitivamente para revelar a fonte de uma notícia.

Pior ainda, porque Moro é parte num processo que move contra o jornalista, o que impõe flagrante impedimento à ordem descabida por falta de bom senso e fundamentação jurídica.

O que Moro queria era intimidar o jornalista e prevendo que seria cobrado pelo abuso, divulgou um vídeo na página do facebook da esposa agradecendo apoio popular, dois dias antes.

Agiu premeditadamente para manipular a opinião popular quando fosse novamente cobrado.

Gente de Opinião

Para Moro, Edu não é jornalista, mas um blogueiro que se dedica a propaganda partidária, como se tivesse poder pra enquadrar a função do jornalismo.

Para a sociedade fica cada vez mais claro que Moro, apesar de ser, não age como um juiz.

E ele sabe disso, tanto que pede apoio popular sempre que planeja uma nova investida contra o Estado Democrático de Direito.

Moro não se sustenta nos holofotes se a sociedade compreender que ele não age como um juiz, mas como um militante partidário.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Em março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Rondônia e aos outros estados convidando o público a debater o país além da tela. Toda gr

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Veja o vídeo: Veja também:BAINHA, O MESTRE DO CARNAVAL E DO SAMBA

O DIA NA HISTÓRIA  de fevereiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA de fevereiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – A Câmara de Santo Antônio inicia o ano legislativo nomeando uma comissão especial para analisar a prestação de contas da superintendênc

Bloco Pirarucu do Madeira desfila neste domingo

Bloco Pirarucu do Madeira desfila neste domingo

Com o cumprimento de todas as exigências com taxas e medidas de segurança, foi emitida pela Secretaria Municipal de Fazenda a licença definitiva par

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)