Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Conetur-RO participa de videoconferência sobre economia colaborativa no turismo, realizada pela CNC



O Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade do Estado de Rondônia (Conetur) participou na tarde de segunda-feira 07.08 de uma videoconferência promovida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) sobre o tema “Impactos da Economia Colaborativa” – nos segmentos de Alimentação, Transporte e Agências de Viagem.

O evento teve transmissão direta pelo canal do Youtube da CNC e contou com a exposição dos grandes experts no assunto. O foco do seminário foi o debate sobre as tendências e plataformas digitais desses três segmentos e suas utilizações para o desenvolvimento do mercado turístico, através da parceria com as estruturas já existentes.

O tema, muito atual e instigante, por isso mesmo polêmico, foi bem debatido em três painéis e lançou questões importantes para a reflexão do setor do turismo no Brasil. Questões como: economia colaborativa e inovação social; os desafios econômicos e sociais com o avanço tecnológico; a obsolescência das empresas em virtude desse avanço; novos modelos de negócios que estão surgindo e o futuro nada promissor de algumas profissões com a expansão do uso da inteligência artificial foram debatidas e expostas para a avaliação dos participantes.

“A Economia colaborativa, ou compartilhada, é hoje uma realidade. É um modelo econômico que já vem sendo amplamente utilizado porque obriga as empresas a se diversificarem e se especializarem em suas áreas, abrindo espaços para que outras se estabeleçam. É um sistema onde cada empresa atua como prestadora de serviço”, comentou o presidente do Conetur, Raniery Coelho.

Segundo ele, o turismo hoje em Rondônia precisa se adequar a essa nova realidade colaborativa se quiser participar desse promissor mercado. “Nosso Estado hoje precisa se inserir nesse contexto e a esse modelo de mercado. Já temos o principal que é nossa história e nossas belezas naturais. Precisamos agora mirar o futuro e criar essa rede de colaboradores”, ressaltou.

O seminário realizado na videoconferência, pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC apresentou três painéis. Na abertura, palestra da profª e dra. Dora Kaufman, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Redes Digitais Atopos ECA/USP e pós-doutora pela Coppe-UFRJ, introduziu o tema dos novos cenários com a tecnologia digital e impactos no turismo.

Segundo Kaufman, o tema colaboração na economia não é novo. “Desde os primórdios o homem vive em colaboração”, ressaltou. A doutora explicou que o componente inovador dos tempos contemporâneos é o uso cada vez mais avançado da tecnologia nos negócios, com a inteligência artificial e a robótica impactando os mercados tradicionais.

O primeiro painel debateu as tendências para a alimentação fora do lar e contou com a presença dos presidentes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RJ), Roberto Maciel, e do Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio), Pedro De Lamare.

O segundo levou à mesa as tendências para o transporte e para as agências de viagem e teve a participação de Edmar Bull, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Paulo Resende, da Amadeus e Jorge Pontual, da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla).

Já o terceiro debate girou em torno das políticas públicas que podem ser formuladas para fomentar a inovação, com participação do colunista do jornal O Globo Pedro Dória, de Manuela Yamada, da OuiShare, e do deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ).

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)