Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Controladoria de RO capacita servidores de 4 prefeituras


Gente de Opinião

Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena participam do treinamento

Durante toda a semana, uma capacitação está sendo oferecida aos servidores dos quatro municípios que aderiram ao Observatório da Despesa Pública (ODP). De segunda à sexta-feira (25), 12 servidores serão capacitados para implantar o serviço em seus municípios, dando mais transparência às ações das prefeituras municipais. Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena certamente estarão na vanguarda do país em inteligência e fiscalização de gastos públicos, acredita o controlador-geral do estado, Francisco Netto.

O Observatório  é uma unidade dentro da Controladoria Geral da União, de produção de informações estratégicas e monitoramento dos gastos públicos. Tem como objetivo identificar riscos de fraude, irregularidades e o mau uso dos recursos públicos, apoiando o processo de tomada de decisão dos gestores públicos.

“O estado de Rondônia já faz parte dessa rede, sendo referência. E estes municípios reunidos aqui hoje, são os primeiros a receberem a capacitação no país. Ou seja, Cacoal, que está sediando o evento, juntamente com Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena certamente estarão na vanguarda do país em inteligência e fiscalização de gastos públicos”, destacou Francisco Netto.

“A ideia não é só facilitar o acesso da população às informações da administração pública, mas poder usar isso também como efeito gerencial. Permitir que o prefeito tenha mais controle sobre os gastos, dentro das diversas secretarias que compõe sua administração, como saber qual secretaria está gastando mais combustível em relação às outras, controlar as diárias, o prefeito saber aplicar melhor os recursos públicos. Enfim, ter esses dados organizados contribui com a gestão pública”, ressaltou o controlador-geral do estado de Rondônia.

Utilizando técnicas avançadas de análises e mineração de dados é possível produzir informações de alto valor agregado. Desde a identificação de empresas simulando competição em licitações, até entidades criadas apenas para receber recursos por meio de convênios.  Essas informações são importantes para a atuação rápida da CGU, coibindo desvios, reforçando os controles e evitando prejuízo aos cofres públicos.

“Nós vamos trabalhar a transparência dentro da administração. Para isso nós precisamos melhorar as nossas informações. O governo do Estado reuniu alguns municípios, colocou seus técnicos a disposição para isso”, agradeceu a prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues.

De acordo com a prefeita de Cacoal, anfitriã do evento que reúne servidores das prefeituras municipais de Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena, a transparência é um compromisso assumido em sua gestão. “Como disse o governador, esse é um caminho sem volta. Quem não quer transparência não deve aderir ao projeto. Cacoal foi o primeiro a abraçar, pois nós queremos sim uma administração transparente, onde as pessoas possam acessar e saber de todas as tramitações que acontecem na prefeitura, seja receita ou despesa. Para isso nós precisamos melhorar nossa atuação nesse sentido. Com isso o governo está nos oferecendo essa chance de capacitar nossos servidores e cedendo toda a estrutura para darmos transparência ao nosso portal”, destacou Glaucione Rodrigues.

A estratégia de implantação da ODP estadual é replicar o Observatório da Despesa Pública nos municípios da federação. O objetivo é disponibilizar, em rede, informações, indicadores gerenciais de desempenho e identificação de situações atípicas ocorridas na execução dos gastos públicos, para gestores, contribuindo assim para uma melhor gestão dos recursos governamentais.

Leia mais:

 Rondônia se destaca ao apresentar instrumentos de combate à
corrupção em evento da Controladoria Geral da União em Brasília


Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)