Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Coração pode afastar Temer do poder - Por Alex Solnik


Gente de Opinião

  Não é a primeira vez que, em situações de crise política governantes do Brasil adoecem, de fato ou como pretexto para saírem de cena e em episódios sobre os quais pairam as sombras de um elenco de dúvidas, como aconteceu com Temer, que acusou entupimento nas artérias – é o que se sabe até agora - precisará fazer cateterismo, segundo a TV Globo. 

   Em 1955, o sucessor provisório de Getúlio, Café Filho baixou hospital – também coração - quando esquentou a crise da posse de Juscelino, estando a classe política dividida entre os golpistas, que tentavam impedir sua posse (Carlos Lacerda) e os legalistas (General Lott). Seus detratores garantem que foi uma estratégia para sair de cena por alguns dias. No entanto, ao tentar voltar, depois de receber alta, foi impedido pelo general Lott que o acusou de golpista - e ainda o condenou a prisão domiciliar. Aquilo se chamava democracia, mas o ministro da Guerra tinha a prerrogativa de prender o vice-presidente da República.

   Café Filho recorreu ao STF que respondeu o seguinte: como a constituição não define os procedimentos em caso de doença do presidente da República, o Supremo não tem o direito de se pronunciar e sim o Presidente da República e o Congresso Nacional.

   O presidente (então Nereu Ramos) e o Congresso decidiram pelo afastamento de Café Filho e ele foi derrubado.

   Costa e Silva teve um derrame cerebral em 1969, uma semana antes da data em que assinaria uma emenda constitucional que derrubaria o AI-5, que ele próprio decretou em 13 de dezembro de 1968, provavelmente não suportou a pressão dos militares da linha dura que pediam o endurecimento do regime.

   A doença de Tancredo Neves, também pouco esclarecida, como as demais doenças presidenciais ocorreu em outro momento crítico, a passagem de bastão de um ditador militar para um presidente civil.

   Temer está extremamente pressionado, o que justifica a repercussão no órgão mais sensível do corpo, o coração, mas pode ser também uma boa forma de sair de cena – sem renunciar, nem ser afastado.

Gente de Opinião

Alex Solnik  /  Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Cheguei à conclusão de que os políticos, sem exceção, não gostam mesmo do bairro JK-I. Prova disso pode ser observado no péssimo serviço de abasteci

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

Quando o assunto é segurança pública, o rondoniense não tem do que se orgulhar, exceto do esforço, da coragem e dedicação da maioria dos policiais.

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

Vingança não pode tornar-se em Fundamento quer da Lei quer da Ética Ursula von der Leyen quer empregar os lucros do investimento provenientes de a

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

Pouco menos de oito meses nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e três vereadores que vão compor a Câmar

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)