Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Cordel e companhia limitada - Por Confúcio Moura


  1. (Regina Mafihi) – acordei com vontade de procurar o que me encanta, me faz bem e provoca sorrisos. quero leveza. nada mais de peso em meus ombros. tenho as costas cansadas. o que é pesado abandono. deixo no chão.
     
  2. (Confúcio) olho a cidade de porto velho, que ainda dorme do seu jeito costumeiro de dormir, porque o calor ensina a forma.
     
  3. Fui a Lucas do Rio Verde – MT, inauguração da primeira usina de etanol a partir do milho. A primeira do Brasil. Tudo nasceu da cabeça de dois irmãos, Marino e Paulo Franz. Paulo é magro e agitado. Marino é calmo. Os dois tem cérebros de desafios. Uma ideia na cabeça deles remói até a solução brotar.Gente de Opinião
     
  4. A Embaixadora Hafsa Abdulla Al Ulama, dos Emirados Árabes queria ver uma roça de algodão. Foi a Lucas do Rio Verde, gosta de ver as coisas de perto, para curtir realidade e emoção. Sumiu na roça. Longe só se viu seus cabelos pretos confundido o algodoal.
     
  5. Legalização fundiária é a palavra certa. Quem mora num pedaço de terra há anos, precisa de segurança jurídica. Rondônia tem cerca de 90 mil propriedades sem documento. Agora, com a nova lei, vou brincar de roda com o Incra, Terra Lega e Municípios. Nós todos seremos uma só instituição. E Rondônia será muita rica.
     
  6. Pare de sonhar com o impossível. Pode parar. O crescimento brasileiro será lento. A Europa cresce  também lentamente. Só a China destoa do mundo. E cresce muito. Mas, a China tem limite. Acho bom o Brasil procurar outros parceiros (África, México, América Latina). Ter um só cliente é arriscado.
     
  7. (Bruna Beber)… quando resolvo dar-lhes nomes e olhos abertos nunca sei a medida do bolo, da Terra, da santidade. meus poemas agora duvidam entre a pedra marrom e a pedra verde-sabão, de cara vejo a suspensão confio a tudo que vai passar.
     
  8. Faço parte de dois consórcios de Estados regionais. Brasil Central e da Amazônia. O meu objetivo ali é destoar. E que estes entes jurídicos inconfidentes, criem novos rumos para o Brasil, de baixo pra cima. Porque a castanheira federativa é alta, copa tão alta, secando galhos, caindo folhas. Os consórcios devem plantar novas árvores para se libertarem da árvore oca e podre.
     
  9. Cada município deve pensar da seguinte forma: – eu sou o Brasil. Fazer a roda de terapia comunitária, cada um falar da sua dor, sofrimento, e de tudo, tirar a solução para resolver a sua dor e padecimento. Sair do buraco por si mesmo.
     
  10. Por aqui, ainda temos medo de duas palavras mágicas e bem repetidas – produtividade e inovação. Estas duas palavras provocam arrepios em brasileiros. Justamente, as duas palavras de que mais precisamos. Estamos acostumados ao ritmo do carro de boi e do engenho de cana, puxado por dupla de bois mansos. E ver a garapa escorrer entre as moendas para depois virar rapadura. Parece que o Brasil tem o seu jeito próprio de ser feliz, sempre olhando pelo retrovisor o passado distante.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)