Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

CUIDADOS PARA MANTER A SAÚDE BUCAL NA TERCEIRA IDADE



Cuidados com a saúde bucal são importantes e devem receber atenção diária em nossa rotina. Na terceira idade esses cuidados devem ser redobrados, pois assim como todo o corpo, existem fatores que contribuem para o enfraquecimento dos dentes e da gengiva. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, 41,5% das pessoas acima de 60 anos já perderam todos os dentes.

 “Acredita-se que a prótese bucal é uma consequência natural do envelhecimento. É preciso mudar essa cultura e adotar os devidos cuidados para que seja possível chegar na terceira idade sem utilizá-la” explica Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto.

Alguns problemas bucais são mais propensos a aparecer nos idosos, como a diminuição de saliva, cárie de raiz, periodontite, gengivite, entre outras. “Além de possíveis lesões nas antigas restaurações, o avanço da idade diminui gradativamente a produção de saliva que contêm nutrientes importantes para os dentes, como cálcio e fosfato”, completa Rosane.

 Segundo a especialista, a falta de saliva também contribuí para outra doença, a xerostomia ou boca seca, que também é agravado pelo consumo de alguns medicamentos necessários nesta idade.

 Para evitar que esses problemas ocorram, a dentista dá algumas dicas de cuidados bucais para os idosos. Aos que já não possuem dentes naturais, ela também ensina o que fazer com a prótese bucal, para garantir a saúde da boca. Confira:

 

1.       Mantenha-se hidratado

O consumo de água ajuda na produção de saliva. Beber bastante água mantém o corpo hidratado e, consequentemente, minimiza a proliferação de bactérias na boca.

 

2.      Tenha uma alimentação saudável

Essencial durante toda a vida, a dica também vale para a terceira idade. Consumir alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes ajuda a manter os dentes saudáveis. Também é importante evitar alimentos açucarados, que podem provocar cáries.

 

3.     Utilize escovas macias e seja delicado na hora da escovação

O envelhecimento causa a retração da gengiva. Quando a escovação, ao longo da vida, não foi feita de forma correta, isso deixa a raiz do dente exposta, sem esmalte e proteção, sendo mais propensa a sensibilidade e, principalmente a cárie. Para que isso não aconteça evite escova dura e escovação agressiva.

 

4.      Abuse do flúor e do fio dental

Com a exposição da raiz na terceira idade, a dica é abusar de pastas com flúor que evitam sensibilidade. Também é necessário redobrar a atenção ao utilizar o fio dental, que deve ser feito diariamente, após todas as refeições.

 

5.      Visite o dentista

Na terceira idade, a consulta ao dentista deve ser mais frequente. O profissional ajudará a evitar problemas com a saúde bucal e resolverá todas as questões envolvidas com a idade, sugerindo os tratamentos adequados.

 

Prótese Bucal

1.      Após todas as refeições é necessário retirar a prótese para limpeza. A escovação deve ser feita com escova macia e pasta especial. Limpe todos os lugares da prótese e não use água quente, pois pode danificá-la.

 

2.      Antes de dormir, retire a prótese e coloque-a em um copo com água com uma colher de agua sanitária. Só coloque-a novamente no dia seguinte. A boca do idoso deve estar bem limpa, com direito a bochecho, massagem na gengiva e escovação da bochecha e língua.

 

3.    A correta instalação da prótese é essencial, uma vez que mal instalada pode provocar lesões.

 

Sobre a CAIXA SEGURADORA ODONTO

A Caixa Seguradora Odonto é uma das maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil. Com mais de 20 anos de experiência no segmento, a empresa oferece diversas opções de planos individuais e corporativos. Atualmente, a Caixa Seguradora Odonto conta com 550 mil beneficiários, 7.500 pontos de atendimento e mais de 25 mil opções de atendimento em todo o Brasil. A empresa faz parte da Caixa Seguradora, uma união bem sucedida entre duas instituições: a CNP Assurances, líder do mercado francês em seguros de pessoas, e a Caixa Econômica Federal.

www.odontoempresas.com.br

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Pessoas idosas podem usufruir gratuitamente, de atendimentos na especialidade médica de geriatria, disponibilizados pelo Governo de Rondônia na Poli

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

A Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio, localizada no bairro Esperança da Comunidade em Porto Velho, passou por fiscalização do Conselho Regio

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

Em atenção ao trabalho que tem desenvolvido, focado na cooperação e no diálogo, o Tribunal de Contas (TCE-RO) encaminhou ao Município de Porto Velho

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)