Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Curso pré-Enem municipal realiza Sarau no Teatro Banzeiros



A Prefeitura de Porto Velho promove nesta sexta-feira (21) o Sarau Histórico — “O Julgamento de Tiradentes”, idealizado pelo curso pré-Enem municipal, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Projeto Superação.

Na prática, o evento será um aulão diferenciado que utilizará a linguagem teatral para contar a história do “Mártir da Independência do Brasil”, alferes Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes” (1746-1792), figura central da “Inconfidência Mineira”, movimento que tentou libertar o Brasil do jugo português, no século XVIII.

O sarau terá início às 19h, no Teatro Banzeiros e terá a presença de professores de diversas áreas do conhecimento, entre eles, Lourismar Barroso e João Herbety Beto. Os professores estarão vestidos a caráter para motivar os estudantes presentes. O objetivo é ampliar os conhecimentos dos alunos sobre esta personalidade histórica brasileira.

A figura de Tiradentes é muito presente na nossa História e a aula em formato de sarau foi idealizada para estimular os alunos a estabelecer e compreender as relações fundamentais entre o presente, o passado e as mudanças ocorridas no país a partir de sua condenação a morte por enforcamento, por conspirar contra a Côrte Portuguesa.

Pensando nisso, a coordenação do pré-Enem, associada aos professores de história, elaboraram o aulão para que os alunos possam ter a possibilidade de aprender um pouco mais sobre esta figura tão contundente, já que o período em questão sempre é abordado em questões do Enem, bem como permite aos participantes um amplo espaço de debates e investigação.

Mas não é só isso. O sarau também apresenta outra característica, fugindo do conceito tradicional de ensino, ao permitir a exploração interdisciplinar, com o envolvimento de áreas como história, linguagem e literatura, numa aula interativa, que possibilita melhor compreensão do contexto histórico.

Fonte: Comdecom 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

PS Especial via notas no Ensino Médio 2024 – UNIR faz seleção agendada com notas do Histórico Escolar

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu edital de Processo Seletivo Especial via notas no Ensino Médio, para preenchimento de vagas remanesc

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

Senac Rondônia recebe simulador realístico para os cursos de saúde

O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Senac, conta agora com uma inovação tecnológica em nossa Unidade de ensino, uma vez que foi adquirido o B

Sebrae RO e UNIR buscam fortalecer parceria para impulsionar o empreendedorismo

Sebrae RO e UNIR buscam fortalecer parceria para impulsionar o empreendedorismo

O empreendedorismo em Rondônia foi tema de reunião nesta segunda-feira (15), no prédio central da UNIR, em Porto Velho. A reitora da Universidade Fe

Está aberto o prazo para pedir isenção de taxa para o ENEM 2024

Está aberto o prazo para pedir isenção de taxa para o ENEM 2024

Tem início nesta segunda-feira, 15 de abril, o período para os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 solicitarem

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)