Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Defensoria sem fronteiras - Por Confúcio Moura



O que me cabe agora é agradecer aos Defensores Públicos de vários estados brasileiros, quarenta dos quais presentes aqui em Rondônia, entre os dias 24 de janeiro à 7 de fevereiro deste ano. Um extraordinário trabalho colaborativo, visando atender a todos os presos do nosso Estado,  particularmente, aos de Porto Velho.

Foi um mutirão mesmo. E cada preso foi visitado.

Gente de Opinião

Cada Estado enviando por conta própria o  seu defensor. Sem nenhuma despesa para o nosso Estado. Este trabalho foi executado preventivamente, o que é fundamental.

O presidiário passará a ter a sua vida devidamente documentada, estando ciente de sua situação jurídica e  das diversas etapas da progressão do regime. Isto é importantíssimo!

Gente de Opinião

Os dados  do trabalho  duro e devoto dos defensores públicos são impressionantes  e podem ser resumidos assim: processos analisados – 4.401; situação jurídica individual analisada – 3.557; retorno escrito preparado 3.507; retificação de pena – 268; progressão de regime para o semiaberto – 236; progressão de regime para o aberto – 50.

Poderia aqui dizer o nome de cada Estado. Quase todos estiveram aqui. E o que posso dizer a todos eles: que podem contar com o nosso Estado também. Por fim, enfatizar que o nosso País tem jeito, basta que um ajude o outro. O meu abraço a todos.  Tenho a certeza, que todos os senhores (as) levaram do nosso Estado, a melhor impressão possível.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)