Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Paulo Saldanha

Demerval, o médico, deixou representantes em Guajará



Adoro “causos” e me delicio com os disparates decorrentes da criatividade do ribeirinho, do ‘beiradeiro’, enfim, do homem que vive no campo, nas florestas e nos barrancos dos rios e igarapés.

Vira e mexe me chega alguém, sabedor que dou trela (e muita) para as fantasiosas histórias inventadas, e me repassa narrativas que, acaso me façam rir, as elevo à condição de crônica, desconhecendo se vão emocionar ou comover pessoas do entorno, eventuais leitores da minha coluna Crônicas Guajaramirenses.

E lá vai uma dessas que até assustam...

Huáscar da Guia me disse, sem tremer, que viu uma sucuri de quase 20 metros emergir do rio em frente a um pedral, com dois tucunarés de uns 15 quilos cada, um no suvaco direito e o outro no esquerdo...

Sucuri tem braços? Nas bandas de cá existem tucunarés daquela dimensão e peso? Sabe-se que esses peixes, mesmo no rio Negro, Amazonas, não alcançam esse tamanho todo.

E aí, de novo, me lembrei do Doutor Demerval, um competente médico que viveu em Guajará e em Porto Velho nos anos sessenta, que inventava situações como essas sem ficar vermelho e pedindo a confirmação de sua doce e amada esposa.

E Sabino, meu amigo de priscas eras, garantiu que, num igarapé lá para as bandas da Colônia do Iata, cheinho de piranhas, os macacos, receando as mordidas mortíferas do peixe assassino, só bebiam água através de canudos feitos de bambu, enquanto ficavam debochando das piranhas fazendo gestos obscenos com os dedos, porque se achavam, mercê da criatividade, protegidos da sanha dessas celeradas.

E por falar em celerado, o Torito Eurácio, que não se reconhece bem educado, mas tosco, do alto de sua virulência verbal e sempre acompanhado de seus ensandecidos companheiros Artuzin Pedregoso e Nilton Misaque, se saiu com esta, que a seguir relato:

“Fui pescar ali no barranco do rio Mamoré. Tinha muito mosquito, mas eu levei o meu ‘trezoitão’; e a cada investida daqueles sanguinários eu me defendia, atirando nos olhos daqueles pequenos ‘vermes’ (sic)... e como sou ecologista, matava a todos e não lhes feria as pestanas. E entre um lançar da linhada n’água e outro, eis que peguei um peixe bem graúdo, que veio fazendo o maior escarcéu. De repente, pareceu que eu ouvia um som estranhíssimo, o mesmo que os mal educados fazem quando querem tirar nacos de comida dentre os dentes, assim” - e imitou o ruído emitido da boca quando se tenta tirar um fiapo ancorado entre os dentes.

Não consegui onomatopéia alguma que chegasse próximo dessa falta de boas maneiras.

E Torito Eurácio, merecendo os aplausos de Artuzin Pedregoso e de Nilton Misaque naquela narrativa, continuou:

“Não é que eu descobri que tinha fisgado a danada da pirarara pelo dente cariado dela?”

Artuzin e Misaque, entre orgulhosos e inebriados com o tema ali expandido por seu herói, aplaudiram a história, esclarecendo que o peixe, com aquele gesto barulhento, apenas desejava expelir do “dente” um fiapo de metal ou, no caso, o anzol incômodo do qual tentava desvencilhar-se.
Eu pensei: até aqui nessas barrancas mamorenses tem puxa-saco pra tudo! Esses uns aí atuam como se fossem assessores para assuntos aleatórios...

Esqueceram-se eles de que eu sei que a pirarara não tem dentes, mas uma espécie de serra na arcada da boca.

E continuei aprendendo: a mentira tem pernas curtas... Mesmo assim, não desconjurei os contadores de “causos” e acabei rindo da criatividade colocada na rodada de nossa conversação.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crônicas Guajaramirenses - As águas negras e as águas barrentas

Crônicas Guajaramirenses - As águas negras e as águas barrentas

Sempre me comovo ao observar o encontro das águas, que, no caso rondoniense, são os beijos gelados entre os rios Guaporé e Mamoré e deste com o rio

Crônicas Guajaramirenses - Fogo, Fogão, Foguinho de Palha

Crônicas Guajaramirenses - Fogo, Fogão, Foguinho de Palha

Aprendi que a expressão Fogo de Palha é traduzida como alguma coisa que tem um começo retumbante, expressivo, contundente, mas que, com o passar do

Crônicas Guajaramirenses - A ONU serve pra quê?

Crônicas Guajaramirenses - A ONU serve pra quê?

Fui consultar e vi que “A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização intergovernamental que tem como principais objetivos a manutenção da

O meu amigo João Miguel de Araújo Lima

O meu amigo João Miguel de Araújo Lima

O meu amigo João Miguel de Araújo Lima também viajou no dia 02 de outubro passado; virou um espírito afortunado em função das bênçãos que amealhou c

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)