Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

DENGUE - Boa vontade da população será fundamental no combate ao aedes


 Os secretários de Saúde Alexandre Porto [Porto Velho] e Williames Pimentel [Estado] defenderam na manhã de quinta-feira [9] a necessidade do apoio da população porto-velhense em abrir as portas de suas residências e terrenos para facilitar a atuação das equipes da força tarefa de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, com o apoio de grupos das Forças Armadas.

Gente de Opinião

O apelo foi reforçado durante reunião com jornalistas na sede da Semusa, quando foram apresentadas as estratégias de combate ao mosquito a partir de segunda-feira (13). Os grupos de agentes da saúde começarão o trabalho no bairro Socialista, devendo cobrir toda a cidade, priorizando as regiões mais críticas.

Gente de Opinião

Para desenvolver a operação, as secretarias contarão com o apoio de 100 militares do Exército e da Marinha, agentes comunitários de endemias da Semusa, com apoio logístico da Sesau, Defesa Civil estadual e outros parceiros. “O sucesso da mobilização, para ser eficaz, depende também do apoio da população, que deve facilitar a entrada e a atuação dos agentes”, disse Porto.

Gente de Opinião

A operação terá início com a saída dos agentes da sede da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e a atuação dos agentes será em função do Lira – Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti feito ano passado. Por ele, cada militar participante, por exemplo, deve inspecionar 25 imóveis ao dia, 125 na semana, cobrindo 500 no total.

O secretário Pimental disse que a estratégia unindo forças de estado e município é fundamental para combater o mosquito da dengue, mas que a participação do cidadão é igualmente importante. “De nada adianta de montar uma operação desse porte se não houver a colaboração cidadã. Além de facilitar o acesso dos agentes, todos tem também que fazer sua parte evitando recipientes que acumulam água. Os resultados propostos só serão alcançados com esse apoio”.

Gente de Opinião

De acordo com o secretário Porto, a operação de combate ao mosquito da dengue deve contar também, de acordo com a necessidade, com o uso do fumacê. Só no bairro Socialista, por exemplo, segundo o calendário da Saúde prevê agora, serão visitados 4.630 imóveis entre 13 e 16 de fevereiro.

Depois, será a vez do bairro Areal, onde, de 17 a 20 de fevereiro, serão vistoriados 2.837 imóveis. Também são considerados críticos de incidência do mosquito da dengue, os bairros Teixeirão, Conceição, Agenor de Carvalho, São Francisco e Mariana.

Texto e fotos Comdecom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

O primeiro transplante ósseo da região Norte foi realizado nesta quarta-feira (17), em Rondônia, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, com objetivo

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas, em Porto Velho

A 2ª edição do Passeio Ciclístico, promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, v

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)

Primeiro transplante ósseo da região Norte acontece no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, nesta terça-feira (16)

Com o objetivo de atender pacientes que estão na fila de espera por enxertos ósseos, para correções de falhas de consolidações por traumas, o Govern

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)