Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Denunciados por crimes avalizam decreto de falso combate ao crime - Por Luciana Oliveira


Com a aprovação maciça da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, deputados e senadores confirmam alto nível de desfaçatez e baixo nível de compromisso que têm com a sociedade.

Na Câmara o decreto foi aprovado com 340 votos.
No Senado, com 55.

Eles não se preocupam nem um pouco com os argumentos de especialistas em segurança que consideram a medida extrema, ineficaz e seletiva.

A Defensoria Pública do Rio emitiu nota condenando a intervenção:

“O combate ao crime não autoriza a prática, pelo Estado, de violações de direitos individuais, como prisões sem ordem judicial ou flagrância, invasões de domicílio ou os já anunciados mandados de busca e apreensão coletivos – medidas sem respaldo constitucional e que penalizam apenas a população pobre.”

Até a OAB, tão acomodada à violações constitucionais no pós-golpe, criticou em nota a previsão no decreto de mandatos coletivos de busca e apreensão.

“Tal expediente não é previsto em lei e vai de encontro ao Código de Processo Penal, que determina especificar a quem é direcionado o mandado”.

E daí se Sergipe, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte possuem índices mais alarmantes de violência, como alegou a minoria em oposição?

Gente de Opinião

Coerência é algo que o Congresso Nacional não reflete desde o início do golpe que derrubou a presidenta eleita.

Pudor, menos ainda.

“Estamos numa guerra contra o crime”, disse o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Como assim? Os deputados barraram duas investigações que poderiam afastar o presidente qualificado como chefe de quadrilha.

No senado, até quem estava afastado por motivos de doença fez questão de voltar para garantir a manutenção mandato de Aécio Neves, flagrado em áudio ameaçando matar delator que se colocasse em seu caminho.

Que moral supõem ter deputados e senadores tão condescendentes com políticos denunciados por vários crimes para bravatear com a violência no Rio?

Como bem observou Affonso Romano de Sant’Anna, “mentem de maneira tão pungente que acho que mentem sinceramente.”

Mente, descaradaMentem.

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Em março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Rondônia e aos outros estados convidando o público a debater o país além da tela. Toda gr

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Veja o vídeo: Veja também:BAINHA, O MESTRE DO CARNAVAL E DO SAMBA

O DIA NA HISTÓRIA  de fevereiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA de fevereiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – A Câmara de Santo Antônio inicia o ano legislativo nomeando uma comissão especial para analisar a prestação de contas da superintendênc

Bloco Pirarucu do Madeira desfila neste domingo

Bloco Pirarucu do Madeira desfila neste domingo

Com o cumprimento de todas as exigências com taxas e medidas de segurança, foi emitida pela Secretaria Municipal de Fazenda a licença definitiva par

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)