Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Deputados estaduais discutem apoio para a saúde em Vilhena


A cidade de Vilhena atende a saúde regionalizada do Cone Sul de Rondônia, além de receber pacientes do Norte do Mato Grosso. A exemplo da maioria dos municípios do País, os recursos para assegurar o atendimento são escassos e a população cobra por melhorias no setor.

Para discutir apoio para a saúde do município, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e os deputados estaduais Luizinho Goebel (PV) e Jean Oliveira (PMDB) se reuniram com vereadores, na segunda-feira (10), na Câmara Municipal.

Os vereadores relataram as cobranças que a população tem feito, especialmente por cirurgias eletivas, como as ortopédicas. A fila de espera é grande, segundo eles informaram, com a capacidade da rede de saúde de atender a demanda, a cada dia mais reduzida.

"Já destinei R$ 500 mil para a prefeitura, que serão aplicados na manutenção e custeio dos serviços municipais de saúde de Vilhena, que é um município polo, que abrange todo o atendimento do Cone Sul do Estado”, detalhou Maurão.

O presidente da Assembleia anunciou que os deputados estaduais transformaram um projeto que iria gastar R$ 52 milhões para a construção de uma nova sede para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em mais recursos para a saúde.

"Boa parte desse dinheiro será aplicado na compra de medicamentos e equipamentos, para serem utilizados em mutirões de cirurgias, como as ortopédicas. Uma outra parte será investida na compra de ambulâncias. Já trabalhamos junto ao Governo um novo projeto e iremos conduzir esta ação", informou.

Luizinho Goebel defendeu que haja uma união política, para buscar o apoio necessário junto ao Governo, para socorrer a saúde de Vilhena. "Não tem outro caminho, senão a junção de forças, para que possamos dar um novo impulso para a saúde em Vilhena, atendendo com isso a população de todo o Cone Sul", disse Goebel.

O presidente da Câmara, Adilson de Oliveira (PSDB), defendeu que haja o aumento do teto de atendimentos para a saúde local, pois o número de pacientes só tem aumentado. "Isso precisa ser feito, para que haja o pagamento justo do que for realizado. Hoje se atende mais do que o previsto, e isso acaba trazendo prejuízos", observou.

Mais tarde, Maurão se reuniu com a prefeita Rosani Donadon (PMDB), quando reafirmou o seu apoio e parceria ao município, não apenas na saúde, mas nas demais áreas também.

ALE/RO - DECOM – Eranildo Costa Luna / Foto: Marisvaldo José

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)