Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Diplomatas escolhe samba na festa de seus 59 anos - Por Zekatraca


  Diplomatas escolhe samba  na festa de seus 59 anos - Por Zekatraca - Gente de Opinião

A escola de samba “Os Diplomatas” festeja seus 59 anos de fundação, realizando no clube Flamengo a partir das 20 horas desta sexta feira, a escolha do samba de enredo para o carnaval de 2018.

A Diplomatas do Samba nasceu no dia 4 de novembro de 1958 e teve como fundadores os sambistas Valério e Ricardo Souza, Waldemir Pinheiro da Silva – Bainha, Antônio Chagas Campo – Cabeleira e Tário de Almeida Café e ainda a esposa do Valério dona Jóia. Na realidade o embrião da escola de samba foi o bloco da dona Jóia que desfilava todos os anos no carnaval de Porto Velho. Seu filho Ricardo que era baterista do Conjunto Bossa Nova grupo musical do qual faziam parte também Bainha e Cabeleira e o Leônidas O'Carol Chester e frequentadores assíduos da residencia de Jóia e Valério que era na rua Joaquim Nabuco sub esquina com a Almirante Barroso no bairro Santa Bárbara em conversa com Valério convenceram dona Jóia a parar com o bloco para integrar a nova agremiação carnavalesca, que acabara de ser fundada.

Prova de Fogo

Após a reunião na qual ficou decido a criação da escola de samba, seus idealizadores se entreolharam e se perguntaram: “quem será o presidente?”. Foi então que lembram do amigo comum Tário de Almeida Café que era Diretor (espécie de secretário) do Departamento de Obras da Prefeitura e gostava muito de carnaval. Todos então se dirigiram a residência de Tário Café que ficava a rua Barão do Rio Branco subesquina com a Gonçalves Dias no centro da cidade e lá, após várias rodadas de uísque fizeram o convite: “Você aceita ser presidente da escola de samba que acabamos de criar?” Café então disse que aceitaria, desde que o nome da agremiação fosse “Prova de Fogo”, alegando que esse tinha sido o nome de um bloco comandado por ele em Fortaleza Ceará. Aceita a sugestão do nome, Tário de Almedia Café foi aclamado presidente da Escolas de Samba Prova de Fogo. Com esse nome a escola desfilou no carnaval de 1959.

Em meados do ano de 1959 desembarca em Porto Velho paraense Augostinho Reis popularmente conhecido como “Bizigudo” e logo se integra ao grupo de sambistas da Prova de Fogo, porém em uma das reuniões da diretoria da escola, Bizigudo sugere que o nome seja mudado para “Universidade dos Diplomatas do Samba”, sugestão acatada e assim a escola passa a desfilar com o novo nome a partir do carnaval de 1960. Alguns anos depois, Bainha sugere a mudança do nome para Escola de Samba Os Diplomatas nome que perdura até os dias de hoje.

Enredo para o carnaval de 2018

No carnaval de 2018 a escola de samba Os Diplomatas vai apresentar o tema “Mestre Severino, Teus Caminhos, Suas histórias - Rondônia em Arte, Folclore e Folia”. A vermelha e branco vai contar a história de um dos baluartes do movimento folclórico em Porto Velho professor Severino Castro presidente da quadrilha Caipiras da Rádio Farol super campeão do Flor do Maracujá. “É uma história muita rica e cheia de detalhes. Nossa Escola vai para o desfile de 2018 para ganhar o título de melhor. Quem for podre que se quebre”, disse o presidente Jair Monteiro.

Carlinhos Maracanã responsável pela coordenação da Comissão da escolha do Samba Enredo informou a nossa reportagem que até a tarde de ontem três parcerias haviam solicitado inscrição: Rafael Saideira, Moisés e Toninho Tavernard. “Pelo menos os três sambas inscritos estão de ótima qualidade”, finalizou Maracanã.

Serviço

O que – Festa de aniversário de 59 anos da escola Os Diplomatas e Escolha do Samba enredo para o carnaval 2018.

Local – Clube Flamengo

Endereço – Avenida Farquar – Arigolândia

Inicio – 20 horas.



Asfaltão apresenta samba 2018
durante Projeto Samba Autoral

Com o tema “Do Forte Príncipe ao Porto. Hoje Bainha é Rei, Na Corte do Tigre!!!”. A Escola de Samba Asfaltão, fará uma grande homenagem a um dos grandes baluartes do Samba e do carnaval de Porto Velho. O jovem Waldemir Pinheiro da Silva - Bainha que vai completar 80 anos, em agosto do próximo ano.Diplomatas escolhe samba  na festa de seus 59 anos - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Bainha cresceu no mundo da seresta, da boêmia e do samba, tem uma história que se confunde com o reduto e adjacências dos bairros Santa Bárbara, Nossa Senhora das Graças, Mocambo, dentre outros, mais especificamente, onde hoje acontece o Projeto Samba Autoral.

Há que se destacar e reconhecer, que o Mestre Bainha, juntamente com seus contemporâneos são responsáveis pelo início desta história, por este motivo, é um dos grandes responsáveis pela sua existência.

O Zé Pereira do Carnaval com seus parceiros plantaram, nos cabe agora, regar corretamente, para que o samba continue a florescer.
Diante de sua histórica contribuição, o samba em sua homenagem será apresentado ao homenageado, à sua família, à comunidade e a todos os amigos e amigas que lá estiverem presentes neste sábado 04, dia do Projeto Samba Autoral.

Tudo indica que será um momento de muita emoção, por vários motivos. Primeiro porque é o dia de ouvirmos e conhecermos as inspirações locais. Segundo porque o Bainha, sua família, os amigos e a comunidade conhecerão de fato o Samba em sua homenagem. Terceiro porque é a penúltima Roda de Samba do Projeto Samba Autoral, que está se preparando para a última Edição do ano que acontecerá dia 2 de dezembro, numa parceria com o poeta Ernesto Melo, Beto Cesar e a Fundação Cultural, justamente na data em que se comemora o dia Nacional do Samba. Este grande show, acontecerá no Mercado Cultural com a participação do nosso Projeto, seguido de atração nacional.

Enquanto dezembro não chega, nosso encontro será na 29ª Edição do Projeto Samba Autoral, que acontecerá neste sábado dia 04/11, a partir das 14:00 horas, no Bar do Calixto. (Assessoria de comunicação do GRES Asfaltão)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)