Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Diretoria do Asfaltão já define enredo para 2019


 
A Diretoria da Escola de Samba Asfaltão, se reuniu na noite da ultima terça feira, dia 6 de março, para avaliar o desempenho e o resultado do carnaval de 2018.

Inicialmente, houve reconhecimento de que, mesmo com atraso e alguns atropelos na preparação do espaço, a realização do Desfile de 2018 foi um sucesso.

Em seguida, com olhar crítico, observou-se, independente da avaliação dos jurados, que há necessidade de melhorarmos tecnicamente (afinal não somos perfeitos) e fazermos alguns ajustes, pois a Escola cresceu em número de brincantes, e o recurso financeiro foi menor que no ultimo carnaval.

 É necessário exercitar e por em prática técnicas que conciliem recursos financeiros, enredo, mão de obra especializada, que associada à alma aguerrida da Família Asfaltão, pode garantir uma agremiação mais consolidada. Não podemos e não iremos nos acomodar!

Após balanço geral do andamento da Escola durante o ano de 2017, até a data do desfile de 2018, na visão da Diretoria, a melhoria do desempenho da agremiação passa necessariamente pela estruturação e organização de uma representação mais consistente da Federação, instituição que congrega e representa o conjunto das Escolas de Samba de Porto Velho. Para isso, é necessário que as demais coirmãs tenham o mesmo sentimento. O crescimento só se dá com o fortalecimento deste coletivo, por meio da instituição maior, a FESEC, que ainda resiste mantendo acesa a bandeira do samba por meio das cores de suas bandeiras. É necessário avançar, por exemplo, com a apresentação do Projeto às instituições fomentadoras da cultura popular e o poder público, o mais tardar até o mês de junho do ano anterior à realização do desfile.

ENREDO PARA 2019 – “Zeus Entre Nós, No Carnaval do Tigre - Ecos da Mitologia”

Sabiamente, em agosto de 2017, a Escola de Samba Asfaltão que já tinha o enredo Zeus Entre Nós, No Carnaval do Tigre – Ecos da Mitologia, de Autoria de Barbara Pinheiro e Silvia Pinheiro e Samba de Enredo do Trio de Ouro (Bainha, Zé Baixinho e Oscar) avaliou que, em função dos 80 anos do Mestre Bainha a ser comemorado em Agosto de 2018, seria melhor guardar este belo trabalho.

Daí em diante, trabalhou o enredo com o tema: “Do Forte Príncipe ao Porto. Hoje Bainha é Rei na Corte do Tigre” e autorizou a Ala de compositores a construírem um samba em homenagem ao Bainha.

Agora a Escola retoma o Tema e o samba Zeus Entre Nós, No Carnaval do Tigre - Ecos da Mitologia. “Habemus” Tema,  “Habemus” Samba para o carnaval de 2019!!!!!
PLANEJAMENTO

Para não deixar esfriar o sangue e serem engolidos pelo tempo, a Diretoria da Escola marcou seu Planejamento para o dia 17/03/2018. Quando a avaliação será mais ampla, onde serão pontuadas as falhas e apontadas às devidas medidas pra correção. Além disso, buscar trabalhar de forma estratégica e mais organizada, sempre com foco no seu bem maior - seus brincantes e a comunidade!
“Nosso objetivo não está preso somente em fortalecer a nossa Família Asfaltão, pensamos, além disso. O nosso objetivo é contribuir para o fortalecimento do nosso movimento cultural, especialmente o nosso segmento.”, disse Danilo Cardoso, Presidente da Escola.

Fonte: Silvia Ferreira de Oliveira Pinheiro

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Entre os meses de fevereiro e março deste ano, alunos da Escola Estadual Shirlei Ceruti, localizada em Vilhena, foram agraciados com uma oportunidad

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

O projeto Cultura Itinerante contemplou com várias apresentações artísticas, no sábado (23), a população do distrito de Fortaleza do Abunã e comunid

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Com o intuito de despertar a valorização da regionalidade, preservação da identidade e o sentimento de pertencimento cultural, o Festival Estudantil

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

As inscrições para artesãos de todo o Estado para exposição e comercialização dos produtos de artesanatos, no espaço da 11ª Rondônia Rural Show Inte

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)