Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Distonia afeta cerca de 65 mil brasileiros


Com o objetivo de gerar conhecimento e alertar a população para o diagnóstico precoce, no dia 6 de maio foi celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Distonia, distúrbio neurológico caracterizado por movimentos involuntários decorrentes de contração muscular.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 65 mil brasileiros são afetados pela condição. A distonia pode se manifestar em diferentes idades, mas é mais comum entre 40 e 60 anos. Tem maior incidência em mulheres, cerca de três casos para cada homem e o diagnóstico é difícil. “Muitas vezes a distonia é confundida com outras doenças de ordem neurológica, e até mesmo com tiques nervosos, o que retarda o diagnóstico e prejudica o tratamento”, afirma o Dr. Nasser Allan, Neurologista e PHD em Neurociências.

As causas são indefinidas em 2/3 dos casos. Nas demais ocorrências, a doença pode ser ocasionada por exposição a drogas, lesões cerebrais, transtornos metabólicos, entre outros.

“Em casos moderados ou graves a distonia pode limitar a vida do paciente, dificultando fala, andar, escrever, comer sozinho, tomar banho, entre outras ações cotidianas”, explica o especialista.  

Um outro ponto sensível na rotina de quem sofre com a distonia é o preconceito em função dos movimentos involuntários, frequentemente confundidos com doenças que afetam a capacidade intelectual e o comportamento.

O tratamento é medicamentoso nas formas generalizadas. Para as manifestações focais aplica-se Toxina Botulínica A, feita diretamente nos músculos acometidos, como forma de inibir a contração involuntária, além de diminuir a dor e possibilitar a retomada mais harmônica dos movimentos.

Sobre a Ipsen

IPSEN é um grupo farmacêutico global com sede na França, que há 85 anos desenvolve soluções terapêuticas inovadoras nas áreas de neurologia, endocrinologia e oncologia, com o objetivo de melhorar as condições gerais dos pacientes e garantir que tenham qualidade de vida ao longo do tratamento.

Os medicamentos desenvolvidos pela IPSEN, comercializados em 115 países, contam com um forte investimento em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), que garantem segurança, qualidade e inovação constantes. Com centros de P&D na França, Reino Unido e Estados Unidos e uma política ativa de parcerias com centros de excelência em todo o mundo, a empresa tem 11 estudos clínicos de Fase III em andamento.

Alessandra Muro

Healthcare

Rua Fidêncio Ramos, 308, Torre A – 11º andar – Cj. 113 - Vila Olímpia, São Paulo, Brasil - 04551-010

+55 11 3094-2274 | [email protected]

http://brasil.bm.com| @bm_brasil|Facebook/B-M

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde Mental no Ambiente Corporativo: investimento fundamental para o sucesso empresarial, afirma especialista

Saúde Mental no Ambiente Corporativo: investimento fundamental para o sucesso empresarial, afirma especialista

Em um cenário global onde a saúde mental se torna cada vez mais prioritária, a psicóloga clínica e corporativa Melissa Aluxã destaca a importância d

Mais de 400 médicos participam de reunião pedindo melhores condições de trabalho

Mais de 400 médicos participam de reunião pedindo melhores condições de trabalho

A classe médica provou estar unida e fortalecida durante reunião no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) na no

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)