Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Dr. Neidson apoia emancipação de Extrema



O deputado Dr. Neidson (PMN) foi proponente, junto com o presidente Maurão de Carvalho (MDB), da audiência pública realizada no distrito de Extrema para tratar do PLP nº137/2015, que tramita no Congresso Nacional e trata da criação, incorporação, fusão e desmembramento de distritos.

O deputado defende a emancipação de Extrema que, caso ocorra, será um município formado pelos distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e Extrema (sede).

Em seu pronunciamento na audiência, Dr. Neidson agradeceu a presença de todos e aproveitou para lembrar que durante o Festival de Música de Extrema, realizado com o apoio do parlamentar, ouviu dos moradores dezenas de reclamações quanto ao abandono em que se encontra o distrito.

O parlamentar disse ter ficado decepcionado com a situação de Extrema, uma vez que o local, segundo o deputado, apresenta todas as condições para sua emancipação.  Dr. Neidson destacou que Extrema já deveria ter sido emancipado por meio de um projeto de lei criado em 2010, que acabou sendo vetado integralmente em 2014, pela então presidente Dilma Rousseff, sob o argumento de que o texto aumentaria as despesas públicas.

No entanto, o deputado ressalta que o distrito já se adiantou em muitos procedimentos legais necessários para o desmembramento, o que tornaria o processo ainda mais rápido caso o projeto seja aprovado em Brasília.

 O deputado disse entender que no início será difícil e que o novo município precisará de apoio. Dessa forma, Dr. Neidson disse esperar que todos os poderes, executivos e legislativos, unam forças para contribuir com o futuro município de Extrema de Rondônia.

DER

O deputado aproveitou a oportunidade para destacar seu descontentamento em relação à retirada da residência do DER que ficava no distrito de Extrema. Segundo o parlamentar, o órgão dava todo o suporte necessário para a manutenção das estradas vicinais da região da Ponta do Abunã.

Dr. Neidson ressaltou que a distância entre Porto Velho e a região, que já tem dificuldade no acesso à comunicação por telefonia celular e Internet, torna ainda mais difícil a chegada de maquinários para atender os distritos. Para o deputado, o governo deveria fortalecer a região, não o contrário.

“A população clama pelo retorno da residência do DER. Muitos distritos sentem-se abandonados também por conta desta ação do governo. Com a regional do órgão, é possível descentralizar os trabalhos do DER na capital, com atendimento mais rápido em relação às necessidades de manter o tráfego e o escoamento das produções”, concluiu o parlamentar.

Fonte: Juliana Martins                                                              

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)