Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

E Confúcio? Por Carlos Sperança


Os tempos bicudos

Em tempos bicudos, de vacas magras, fica difícil acreditar nas obras anunciadas pelas esferas municipal, estadual e federal para Rondônia. A começar pela construção do novo terminal rodoviário e da novela do esgotamento sanitário, obras que o governador Confúcio Moura (PMDB) jogou a toalha e transferiu a responsabilidade (o abacaxizal todo) para o prefeito HIldon Chaves (PSDB).

No âmbito municipal o prefeito Hildon Chaves queimou a largada no seu ambicioso programa de asfaltamento de 300 quilômetros. O primeiro ano não sinaliza que a prefeitura consiga um resultado tão exitoso, a não ser que sejam contabilizados para si também a pavimentação feita pelo DER, ou seja, pelo governo do estado que atualmente trabalha na região do Aeroclube.

Da esfera federal, com o contingenciamento de recursos atingindo até a segurança pública, com nossas fronteiras escancaradas para o narcotráfico, a dragagem do Rio Madeira  esta meia boca e sabe-se lá quando serão iniciadas as obras da ponte binacional em Guajará Mirim e da Usina Hidrelétrica de Tabajara, em Machadinho do Oeste, que seguem sem previsões confiáveis.


E Confúcio?

E Confúcio? Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O jantar do PMDB realizado em Porto Velho definiu o candidato do partido ao governo, que será Maurão de Carvalho consagrando-se apenas Valdir Raupp ao Senado. Pelo que se viu o PMDB de Rondônia descartou a possibilidade de o governador disputar uma cadeira ao Senado pelo partido e se ele quiser entrar nesta disputa terá que buscar outra legenda. Estão disponíveis para tanto, o PSB e o PDT.

Distrito Industrial

É lamentável a situação de abandono do distrito Industrial de Porto Velho, as margens da BR 364. Inúmeras empresas receberam doações de áreas caríssimas naquela região, mas a crise econômica jogou os empreendimentos no chão. O governo do estado, a prefeitura de Porto Velho, Assembléia Legislativa e a câmara de vereadores deveriam se unir para a reativação deste importante projeto, já que se trata de geração de emprego e renda.

Eleições 2018

Com o PMDB de Michel Temer e o PSDB de Aécio Neves navegando em águas turvas e com seus possíveis presidenciáveis tomando poeira de Lula (T) e Bolsonaro (Patriotas), a aliança já defende uma Frente Ampla para as eleições do ano que vem. Buscar um candidato de consenso é um desafio, mas o próprio prefeito de São Paulo, João Dória já admite a necessidade de se montar esta coalizão que teria também os Democratas no mesmo palanque.

Cenário de abandono

O mesmo cenário de abandono e de falta de recursos existente em Rondônia para vigiar as fronteiras tomadas pelo narcotráfico, também padece o Mato Grosso do Sul e o Paraná, na região das três fronteiras. O tráfico de armas, de drogas, o contrabando e o descaminho só tem piorado nos últimos anos. Como se vê, o Brasil esta perdendo a guerra contra os cartéis de drogas e as facções criminosas. 

Os boatos

O deputado Aécio da TV (PP-Porto velho) manifestou sua indignação no plenário da Assembléia Legislativa conta boatos assacados contra ele e seu filho, Luan da TV, que é vereador na capital. Lembrou que sempre que chega a temporada política ocorrem estas apelações para denegrir e lhe prejudicar nas urnas. Pitoco, sem condenações e com boa folha de serviços prestada à sociedade, o parlamentar lamentou a velha maneira de se fazer política.
 

Via Direta

*** Depois das convenções municipais realizadas no interior do estado, o PDT se prepara para encontro estadual no próximo dia 12 *** O evento terá a presença do presidenciável Ciro Gomes e do presidente nacional Carlos Lupi *** Impressiona como tem aumentado a violência com as mulheres neste país. *** Infelizmente em Rondônia temos elevado numero de vitimas nos últimos anos *** E muitos crimes com requintes de crueldade.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)