Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Eleição testa popularidade dos caciques políticos de Rondônia


No rastro do garimpo

Com o garimpo do Rio Madeira se recriando já vê efeitos paralelos no entorno de Porto Velho. A chegada de novas levas de garimpeiros além de turbinar as oficinas de dragas, também atrai prostitutas de outros estados e o movimento do lenocínio cresce nas dragas, na região portuária e nas proximidades da ponte na rodovia 319 que liga a capital rondoniense a Humaitá.

A nova versão da corrida ao Rio Madeira não é tão intensa como aquela que ocorreu nos anos 80 com centenas de dragas e milhares de garimpeiros faiscando ouro de Porto Velho a Guajará Mirim refletindo intensamente nas vendas de comércio e no movimento bancário da cidade. A coleta do precioso metal ainda é modesta, mas a expectativa entre os empresários do ramo e das lojas que compram metal na Avenida 7 de Setembro, é que a produção aumente sensivelmente assim que a Assembleia Legislativa discipline a atividade no Rio Madeira.

Enquanto nada se resolve quanto à alteração na legislação ambiental, os garimpeiros vão chegando e colocando suas dragas para trabalhar a noite, quando a fiscalização afrouxa.


Segundo turno

Eleição testa popularidade dos caciques políticos de Rondônia - Gente de Opinião

Já na contagem regressiva para a eleição do segundo turno em Porto Velho, seguem os debates e sabatinas nas emissoras de rádio e televisão, entre os dois candidatos Hildon Chaves (PSDB) e Léo Moraes (PTB) agora com clara vantagem para o tucano. A coisa esta cada vez mais repetitiva exigindo paciência de Jó dos telespectadores nos debates noturnos.

Obras públicas

Para evitar desvios e paralisação de obras públicas correm três propostas na Comissão Constituição e Justiça do Senado. Uma delas é do parlamentar rondoniense Acir Gurgacz (PDT-RO), atualmente licenciado. O projeto muda a Lei de Licitações para estabelecer que, “iniciada a execução da obra é vedada sua suspensão ou cancelamento por razões preexistentes á aprovação do projeto básico”.

Coletivos

Já esta em andamento uma nova licitação para o sistema de transportes coletivos de Porto Velho. Não seria o caso de deixar o assunto para a próxima gestão resolver? Afinal de contas, a atual administração não avançou muito no segmento dos coletivos. Também estão enroladas, entre outras iniciativas, as questões referentes ao aterro sanitário e regularização fundiária.

Apoio de caciques

Eleição testa popularidade dos caciques políticos de Rondônia - Gente de Opinião

Acredita-se que popularidade dos caciques políticos de Rondônia vai ser medida na eleição do segundo turno em Porto Velho. Se Léo Moraes (PTB) ganhar, Ivo Cassol (PP), Confúcio Moura (PMDB) e Maurão de Carvalho (PMDB) poderão ser beneficiados em pleitos futuros. Numa eventual derrota de Moraes, os três caciques cairão juntos, com  reflexos negativos em 2018.

Mesma proposta

Aquela mesma proposta do ex-prefeito Roberto Sobrinho, no primeiro turno, de regularizar 10 mil imóveis na capital, foi incorporada, por sugestão dos petistas, ao programa do horário gratuito do candidato Léo Moraes (PTB). Interessante: o petista Roberto Sobrinho e seu arquiadversário, o senador Ivo Cassol, que brigavam como cão e gato, agora estão no mesmo lado. Uma poção explosiva de desgaste, num esquema chama derrota.

Via Direta

*** A população da capital está na torcida para o término da temporada de ventos fortes e tempestade de raios na cidade *** Os prejuízos tem sido enormes na reconstrução de telhados e de reparos nos aparelhos eletroeletrônicos *** E a operação Lava a Jato continua apertando os senadores do PMDB *** Sem controle, tomaram proporções de barbárie os confrontos entre as facções criminosas em Rondônia, Roraima e Pará.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)