Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletrobras Eletronorte em Rondônia tem novo Gerente


 
O engenheiro Eletricista Walter Fernandes Santos assumiu a Gerência da Regional de Operação de Rondônia, ligada a Diretoria de Operação da Eletrobras Eletronorte. O convite para o novo desafio foi proposto pelo Diretor de Operação da Empresa (Sede/Brasília), Willamy Moreira Frota.

No início da carreira de engenheiro, na década de 1980 prestou apoio e treinou as equipes da Usina Hidrelétrica de Balbina (AM) e Usina Hidrelétrica Samuel (RO). Ao retornar para Brasília atuou na Área de Operação Sistêmica e Operação de Instalação, sempre auxiliando os trabalhos de plantas Hidráulicas, Térmicas, Subestações e Linhas de Transmissão. Deu suporte, ainda, aos trabalhos de comissionamento da Usina Hidrelétrica Tucuruí(PA) e Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes (AP).

Com um extenso currículo em trabalhos voltados para as instalações, adquiriu experiência e foi chamado em 1999 para assumir o Centro de Operação de Brasília. Em 2004 trabalhou na área de Comercialização de Energia. Em 2005 foi Assistente do Diretor de Operações da Eletrobras Eletronorte. Em 2009 assumiu a Gerência de Manutenção Elétrica e Civil de Instalações Hidráulicas e Térmicas. Em 2012 atuou no projeto do Sistema de Transmissão de Corrente Contínua - HVDC, onde acompanhou o comissionamento dos Equipamentos e Linhas. Em 2015 auxiliou os trabalhos de melhorias e reforços dos Sistemas do Mato Grosso e Tocantins na área de Gestão Antecipada, onde ficou até receber o convite para assumir a Regional de Operação do Estado de Rondônia, por ter uma vasta experiência no setor elétrico e 30 anos de trabalho na Empresa.

“Trabalho sempre em parceria para que os objetivos sejam alcançados. Acredito que o apoio de todos os colaboradores na nova jornada será de suma importância para atingir as metas propostas da Diretoria da Empresa para a Regional”, disse o engenheiro eletricista no primeiro contato com as equipes em Rondônia.

Walter é natural de Uberlândia (MG), casado há 30 anos, com Vanda Maria de Carvalho Santos, com quem tem dois filhos: Luís Fernando, 27 anos (Engenheiro de Computação) e Jéssica Carvalho, 25 anos (Geóloga).

Sobre Regional

A Regional de Operação de Rondônia está diretamente ligada a Superintendência de Gestão de Ativos de Produção da Transmissão Oeste da Eletrobras Eletronorte (Sede/Brasília) e atua com seis (06) Divisões: a Divisão de Coordenação Técnica, Divisão de Suporte e Infraestrutura, Divisão de Operação de Ji-Paraná, Divisão de Operação de Porto Velho, Divisão de Operação de HVDC Porto Velho e ainda, a Divisão de Operação de HVDC Araraquara.

A Regional é responsável 1.808 km de linhas em 230 kV de norte ao sul do Estado. Desde novembro de 2013 a energia elétrica gerada pelas Usinas do Complexo do Madeira – Jirau e Santo Antônio – começou a ser transmitida comercialmente, por meio da Subestação Coletora Porto Velho que faz parte da Regional de Operação de Rondônia. A linha de transmissão em Corrente Contínua com 2.375 km de extensão é a maior linha do mundo em 600 kV DC, que interliga a subestação Coletora de Porto Velho com a Subestação Araraquara em São Paulo. Para atender a obra foram instaladas 5 mil torres em 81 municípios, partindo do estado de Rondônia e passando por Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. O Complexo do Madeira é considerado um dos maiores polos de geração do País.

Fonte: Terezinha Félix de Brito Pantoja

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)