Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Embora distante, as sondagens eleitorais já estão rolando em RO. - Por Carlos Sperança


Eleições 2018

Embora distante, as sondagens eleitorais já estão rolando em RO. - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoEmbora ainda sem clima de eleições, já que o pleito de outubro de 2018 ainda esta distante e todas as atenções dos brasileiros voltadas a Operação Lava Jato e o julgamento de tantos políticos e empresários corruptos envolvidos em casos de propinas, as primeiras sondagens eleitorais já estão rolando em Rondônia.

Numa, especialmente, que tive conhecimento o instituto colocou na tábua, quase uma dúzia de possíveis pretendentes ao cargo de governador, incluindo nomes mais conhecidos, como do senador Acir Gurgacz (PDT), presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho (PMDB), ex-governador Ivo Cassol (PP), do ex-senador Expedito Junior (PSDB), Pimenta de Rondônia (PSOL), Aluizio Vidal (REDE). Ainda constam os nomes de Divino Cardoso, de Cacoal, Melki Donadon de Vilhena, deputado Lazinho da Fetagro (PT) de Jaru, Ernandes Amorim (Ariquemes) e Alex Testoni (Ouro Preto do Oeste). 

É claro que destes nomes muita gente quer ser vice e devem disputar cargos em outras esferas. Mas do que eu tenho visto será à pesquisa mais completa, com um universo de onze possíveis postulantes de quase todas as regiões do estado.


A igualdade racial

Recente estatística relata que de cada 100 pessoas vitimas de homicídios, 71 são de negros mostrando que a situação da raça no Brasil, embora sendo maioria da população, tem muito a ser discutida em busca de ações de fortalecimento buscando a igualdade racial perseguida desde os tempos da colonização. Embora distante, as sondagens eleitorais já estão rolando em RO. - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião “Nós fomos um povo excluído e até hoje brigamos por nossos espaços”, dizem as lideranças do movimento.

Em Rondônia durante a semana foi realizado um simpósio sobre as políticas públicas para a população da raça negra discutindo os preconceitos. Conforme o encontro embora 58 por cento da população seja formada por negros, a grande maioria ainda sofre com a falta de igualdade social.

Participante do fórum negro, a secretaria de estado de Assistência e do Desenvolvimento Social Marionete Sana lembrou que lutar contra o preconceito e buscar a igualdade é um dever de todos. Ela entende que a cultura no País há séculos é de discriminação da raça e precisa ser mudada, enfatizando que os negros em Rondônia que vieram trabalhar na estrada Madeira Mamoré e nos cafezais tem toda uma contextualização histórica que precisa ser reparada “dando igualdade e oportunidade aos negros”.


O crime de assédio

Com projeto de lei tramitando na Câmara dos Deputados o Parlamento brasileiro combate o crime de assédio sexual em transporte coletivo (ônibus, trens e metrôs) ou aglomerações públicas. Pela proposta do deputado federal Alfredo Nascimento (PP-AM) o ato de constranger, assediar, abusar, Embora distante, as sondagens eleitorais já estão rolando em RO. - Por Carlos Sperança - Gente de Opiniãomolestar ou bolinar mulheres com fim libidinoso será punido com reclusão de dois a seis anos e multa.

A posição dos congressistas tem a ver com o aumento geométrico das denuncias de assédio em ônibus, trens e aglomerações e a pena será aumentada em um terço em caso de deficiência mental da vitima ou se ela for menor de 18 anos. O texto também prevê que o ato de constranger mulher com palavras maledicentes, gestos ou comportamento obscenos, causando situação de humilhação, será punível com reclusão de um a dois anos de prisão e multa.

Conforme o autor do projeto que acrescenta ao Código Penal as novas punições, o projeto antes de chegar ao plenário para ser votado ainda será apreciado na Comissão de Constituição e Justiça.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)