Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Empresários apresentam projeto para cultivo da pitaia



A introdução do cultivo da pitaia em Rondônia, uma cactácea de origem mexicana, que produz um fruto muito apreciado em países asiáticos e na Europa, e que começa a ser consumido no Brasil por suas propriedades como fonte de vitaminas e seus efeitos no controle do diabetes, colesterol e hipertensão, entre outros, foi discutida em reunião na Assembleia Legislativa, nesta semana.

Os empresários da Pitaia do Brasil Agrofrutas, sediada em Novo Hamburgo (RS), Alexandre Assis e Renato Machado, junto com o parceiro de negócios para o Norte do Brasil, Cícero Souza, apresentaram ao presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho (PMDB) e ao deputado Só Na Bença (PMDB), um projeto que pretendem implantar na região de Porto Velho, com a expectativa de investimento de R$ 10 milhões.

Eles apresentaram vídeos com informações sobre o cultivo, os mercados consumidores e os benefícios do consumo da pitaia, que cai no gosto das mulheres e dos adeptos de academias.

"É importante que haja esse interesse em expandir o cultivo da pitaia aqui para Rondônia. Esse fruto tem um bom valor de mercado, muita procura e com certeza vai gerar uma renda extra aos produtores", observou Maurão.

Segundo Alexandre, a decisão de vir se instalar em Rondônia, é que a colheita poderá ser feita por dez meses ao longo do ano.

"Na nossa região, a colheita é de apenas cinco meses, além dos riscos de geada. Aqui, temos solo adequado ao cultivo, água e um clima úmido que a planta precisa. É bom destacar que não queremos a pitaia substituindo outras culturas ou atividades rurais, mas sim agregando renda, gerando novas oportunidades", explicou.

Ainda segundo o empresário, a planta é cultivada com produtos orgânicos, sem adubos ou defensivos químicos. "Esse é outro atrativo. A nossa expectativa é de que, no terceiro ano, a pitaia entre em plena produção e possa render cerca de R$ 50 mil por ano, por hectare, para o produtor. É uma planta exótica, rústica, que não requer muitos cuidados", completou.

Só Na Bença afirmou que por não requerer grandes áreas para o cultivo, a pitaia poderá ser uma fonte extra de renda para a agricultura familiar. "É uma novidade que vai trazer benefícios para toda a cadeia produtiva. Rondônia é o Estado da produção e temos um clima favorável ao cultivo e um povo trabalhador, que gosta de encarar desafios, além do apoio nosso, enquanto parlamentar".

O projeto já foi apresentado à Secretaria de Estado da Agricultura, à Emater e à Embrapa local. "Exportamos para uma rede de clientes e precisamos ampliar a nossa capacidade de entrega, por isso vamos investir aqui em Rondônia, por acreditarmos no potencial desse Estado tão promissor", acrescentou Ronaldo.

Fonte : Eranildo Costa Luna

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)