Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Encontro de foliões de todos os lugares do Brasil


Encontro de foliões de todos os lugares do Brasil - Gente de Opinião

 A “Banda do Vai Quem Quer” é considerada o maior bloco da região Norte, juntando gente de todas as raças e crenças. É um momento de diversão e união entre as pessoas, homens se vestem de mulher, mulheres se vestem de homens. Tudo isso para deixar o momento com clima descontraído e que já virou tradição para os foliões assíduos da Banda.

Mesmo com todo glamour e festa do Carnaval da Bahia, a foliã Simone Martins Silva, moradora de Porto Seguro (BA) veio curtir o Carnaval de Porto Velho.

“É diferente, mas eu to adorando. Vim para conhecer, acho importante poder conhecer coisas novas, a Bahia tem um Carnaval lindo, mas eu gosto de coisas novas”, disse Simone.

Percusso

O bloco desfilou pelas avenidas Carlos Gomes, Joaquim Nabuco e Sete de Setembro encerrando as 20h a pedido da (PM) que subiu em cada trio pedindo para desligar o som. Por conta do atraso inicial de uma hora o bloco não conseguiu finalizar o percurso dentro do horário estabelecido. O inicio estava previsto para começar as 16h, mas só as 17h foi dado a largada e por conta disso o percusso foi comprometido deixando mais de 100 mil foliões alvoriçados na avenida.

O trio principal que puxava o bloco foi obrigado a parar ainda próximo a Campos Sales, o segundo trio estava na Terreiro Aranha e o terceiro e último trio ainda estava próximo a Marechal Deodoro.

A Polícia Militar levou aproximadamente uma hora para dispersar os foliões que se mantiveram na avenida Sete de Setembro.

Por: Woarlen Watanabe​


Lenha na Fogueira

Quantos foram, quantos não foram, não interessa, o importante foi que a Banda do Vai Quem Quer mais uma vez, provou que o carnaval de rua de Porto Velho é ela. Apesar da chuva que caiu sobre a cidade justamente no horário marcado para a concentração.

*******

Eram três e meia da tarde e a Siça me chamou para informar que a saída, atrasaria. Ela estava preocupadíssima: “Sílvio não tem quase ninguém na avenida”. Realmente o público até aquele momento ainda era muito pequeno. Preocupado com o possível atraso por mais de meia hora, me desloquei até a praça das Caixas D'água e para minha surpresa, da esquina da rua José de Alencar local onde estava o trio mãe (onde vai a Banda da Banda) para a Farquar, estava lotado de gente. Imediatamente liguei para a presidente e informei: “Siça, tem mais de 20 mil foliões na praça das Caixas D'água”
 

Encontro de foliões de todos os lugares do Brasil - Gente de Opinião

*******

Outro fato que gerou o “atraso” foi a PETRAN que solicitou meia hora após a chuva, para retirar os carros que estavam estacionados nas ruas do circuito da Banda. Assim que o comando da PETRAN deu o OK Siça se deslocou até o local do início do cortejo e mais uma vez pronunciou a frase criado por seu pai Manelão: “Para tristeza de poucos e alegria de muitos, a Banda está na ruaaaaaaaa”

*******

Seria o melhor e mais tranquilo desfile da Banda do Vai Quem Quer, não fora uma pisada feia de bola, por parte da diretoria (sou um dos fundadores do bloco). Acontece que quando solicitamos a licença para desfilar, temos que postar no documento o horário de início e término da apresentação.

*******

E confiantes de que tudo ocorreria na maior tranquilidade, informamos que o desfile da Banda aconteceria entre as 16 e as 20 horas do dia 25 de fevereiro de 2017.

********

Como já dissemos, a chuva e a solicitação da Petran atrasou a saída em meia hora. Mesmo assim, um oficial da Policial Militar cujo nome me falha nesse momento, ainda na sede da Banda foi consultado pela presidente, da possibilidade da PM, liberar mais meia hora de desfile, ou seja, concordar que o término do cortejo fosse as 20h30 (Oito e Meia da Noite), o oficial na sede da Banda concordou. Só que não avisou ao Comandante do Contingente que estava operando durante o desfile do bloco resultado:

********

Sabendo que a autorização para o desfile da Banda terminaria as 20 horas e como não foi avisado da autorização de mais meia hora, em virtude da chuva. O oficial de plantão, não concordou com os argumentos da presidente Siça e da assessora de comunicação Yalle para que permitisse mais alguns minutos de desfile, pois o Trio Elétrico com a Banda da Banda já estava nas proximidades da rua Campos Sales, Faltando menos de 500 metros para o término do desfile.

*******

O oficial não foi em nenhum momento compreensivo, deixou tudo quanto foi coerência de lado. Por apenas 15 minutos a Banda não chegou ao local previsto para o encerramento do desfile. E mais, o cidadão oficial da PM cujo nome prefeito não citar: Justificou sua incoerência da seguinte maneira.

*******

“Estou ha mais de quatro horas carregando esse equipamento que pesa mais de DEZ QUILOS (10 KG) isso cansa, vocês vão ter que parar a Banda agora”! Não concordei com os argumentos do oficial, e lhes disse o quanto lamentávamos sua falta de compreensão. Tivemos que bruscamente avisar o público que “Por falta de compromisso com as nossas tradições culturais, por parte do governo estadual, teremos que encerrar o desfile da Banda do Vai Quem Quer nesse momento”.

********

Infelizmente ainda temos que aturar esse tipo de incoerência. Também, quem manda não saber redigir um Requerimento solicitando o horário do início e término do desfile.

*******

Bem feito! Quem mandou querer ser o responsável pela diversão de mais de 150 mil foliões!
 



Banda do Vai Quem Quer leva mais de 100 mil pessoas para avenida da Capital

Encontro de foliões de todos os lugares do Brasil - Gente de Opinião

No último sábado (25) a “Banda do Vai Quem Quer” desfilou na capital, levando mais de 100 mil pessoas para as avenidas de Porto Velho. A concentração do bloco iniciou por volta das 14h na avenida Carlos Gomes, dando inicio ao percurso as 17h. São (37) anos de tradição e como de costume, a Banda traz uma marchinha diferente como tema da brincadeira a cada ano, que nesse fez uma crítica ao cenário da política brasileira “Contra as maracutaias e a impunidade: a Banda do Vai Quem Quer promove alegria de verdade”.

A festa começou por volta das 17 h quando a diretoria da Banda saiu da sede arrastando o público pela avenida Carlos Gomes até a concentração do evento, Siça Andrade, atual presidente do bloco e também filha do Manelão (fundador) muito emocionada fez um discurso e autorizou a largada do bloco mais esperado pelos foliões.

“São 37 anos de tradição, agradeço primeiramente aos foliões que aqui estão. Vamos fazer um Carnaval da paz. E como dizia meu pai, para a tristeza de poucos e alegria de muitos a banda tá na rua”, disse Siça Andrade.

O público presente pode se divertir ao comanda das marchinhas que marcaram e marcam os melhores momentos da “Banda do Vai Quem Quer”. A segurança ficou por conta do Batalhão de Polícia Militar.

Segundo o Coronel da (PM), Alexandre Almeida, 350 policiais estavam presente fazendo a segurança do bloco.

“A gente está mantendo a segurança dos foliões, fiscalizando a interdição de via e evitando para que não tenha embriaguez ao volante desse pessoal que está no trio. A gente já passou o bafômetro em todos eles, já conferimos a habilitação e agora estamos fazendo somente a segurança para que as pessoas estejam na via brincando à vontade, são 350 policiais fazendo a segurança no evento, está tudo sob controle”, disse.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)