Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

Encontro de prefeitos busca soluções para demandas comuns



Com um auditório lotado com 46 prefeitos e 10 vices de todas as regiões de Rondônia o Encontro (workshop) sobre Governança para o Desenvolvimento, aberto em Porto Velho ontem, quarta-feira (8), uniu o útil ao agradável, a convergência das demandas municipais, comuns a todos os gestores, com a resposta do Governo de Rondônia, em defesa de uma política pública de caráter continuado, que enfrente e dê solução para todas as demandas.

Gente de Opinião

O governador Confúcio Moura disse aos prefeitos que “estamos
aqui para encontrar soluções para os problemas comuns dos municípios”

Promovido pelo Governo do Estado de Rondônia exatamente com o objetivo de discutir com os novos gestores temas e práticas inovadoras em gestão púbica, o encontro serviu também como um primeiro contato para muitos participantes, novatos no ambiente da administração pública, que tiveram a oportunidade de conhecer novos parceiros – o principal é o próprio Estado – e outros prefeitos, com quem ampliaram a discussão de assuntos que interessam ou afligem a todos, como a falta de recursos financeiros para o pagamento da folha, entre outros cujas soluções podem ser compartilhadas.

A intensão do Governo de Rondônia em reunir todos os gestores num mesmo lugar, visa estimular o compartilhamento de soluções duradoras para os problemas das gestões, e como bem disse o governador Confúcio Moura “estamos aqui para encontrar soluções para os problemas comuns dos municípios”. Para ele, os prefeitos precisam levantar a cabeça, trabalhar muito e mostrar que o Brasil tem jeito, numa alusão ao ambiente de crise que compromete a economia do País e de seus entes estaduais e municipais, chegando a citar a escalada da violência no Espírito Santo, como resultado da crise que é geral.

Considerado o principal desafio das novas gestões, a saúde pública não deveria ser motivo de embate ou de uma discussão mais ampliada, eis que a política do Estado para o setor chega a ser paternalista. Segundo o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Williames Pimentel, a responsabilidade do Estado foi ampliada de tal forma que a maioria dos municípios atualmente pouco realizam além da prestação dos serviços da atenção básica. Ele disse que são poucos os municípios que realizam os serviços de média e alta complexidade, o que tem sido feito em grande escala pelo Estado, com milhares de internações e procedimentos cirúrgicos, que muitos municípios deveriam fazer para não sobrecarregar as estruturas de saúde do Estado.

Além da Sesau, os prefeitos e vices presentes no encontro de Porto Velho contaram também neste primeiro dia com autoridades e técnicos da Secretaria da Agricultura (Seagri), Empresa de Assistência Técnica de Rondônia (Emater), Agência de Defesa Sanitária (Idaron), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Superintendência de Desenvolvimento do Estado (Suder), com suporte para atender a todos.


Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)