Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Encontro sobre mosquito mansonia em Mutum Paraná


 
A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, investe em mais uma ação de responsabilidade socioambiental com foco no bem-estar da população que reside na área de influência do empreendimento. No período de 24 a 28 de abril, promoveu vários encontros com seus empregados, empresas terceirizadas, lideranças e comerciantes de Nova Mutum Paraná para levar informações corretas sobre o mosquito Mansonia, um inseto presente na região. A iniciativa teve como objetivo apresentar as características do mosquito, o que é mito e verdade, o que cada um pode fazer para evitar o incômodo e o que está sendo feito pela ESBR.

O Biólogo e Especialista em Entomologia (estudo dos insetos) Fábio Costa, da empresa OIKOS, apresentou as principais características biológicas e comportamentais do Mansonia e tirou todas as dúvidas, esclarecendo o que é mito e o que é verdade. “Esse mosquito ainda é pouco estudado no mundo, mas já sabemos que na América é encontrado em uma faixa que vai desde os Estados Unidos até a Argentina. No Brasil, é muito comum encontrá-lo na região Amazônica, que reúne fatores que contribuem com a sua reprodução, como altas temperaturas, umidade, animais silvestres, criação de gado e plantas aquáticas”, explicou. Costa também passou orientações de como se prevenir para minimizar os incômodos causados pelo Mansonia e ainda informou que no país não existe relato de transmissão de doenças por esta espécie.

De acordo com a Coordenadora de Socioeconomia da ESBR, Juliana Silva, desde 2011 a Empresa realiza estudos sobre o Mansonia na área de influência da UHE Jirau em parceria com o Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro-RO). “Estes estudos são realizados para conhecer o comportamento da espécie e assim contribuir com o poder público, repassando informações corretas e comprovadas cientificamente, que poderão ser usadas pelos órgãos responsáveis em ações de controle desse inseto na região”, ressaltou.

O Engenheiro de Manutenção da ESBR, Bruno Collins, participou de um dos encontros e pode esclarecer muitas dúvidas. “Achei importante a Empresa realizar essa conversa conosco, afinal de contas moramos em Nova Mutum Paraná e lidamos diariamente com o mosquito. Foi bom saber sobre os estudos que estão sendo realizados e, claro, como podemos nos proteger das picadas”, afirmou.

O Diretor da Creche Encantos de Mutum, Nelci de O. Siqueira, agradeceu pela capacitação e desmistificação de todas as dúvidas sobre o Mansonia. "Devido à divulgação de alguns comentários a respeito da proliferação do mosquito Mansonia, que a ESBR poderia ter criado esses insetos e espalhado na região, fui atrás de informação e descobri que não é verdade. Esses mosquitos já estão na nossa região há muito tempo e como formadores de opinião é importante que busquemos conhecimentos para multiplicarmos as informações corretas”, considerou.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cônsul geral do Japão visita Skate Park e demonstra interesse em firmar nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Cônsul geral do Japão visita Skate Park e demonstra interesse em firmar nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O cônsul geral do Japão em Manaus (AM), Masahiro Ogino visitou o Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Park, na tarde de sexta-feira

Comitê de Crise Hídrica apresenta relatório de situação a secretários municipais

Comitê de Crise Hídrica apresenta relatório de situação a secretários municipais

Membros do Comitê de Crise Hídrica do Estado de Rondônia participaram de reunião realizada pelo Colegiado Estadual de Secretários Municipais de Assi

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), publicou no Diário Oficial da União (DOU), datado do dia 14 de março deste ano, a P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)