Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

ESBR COMEMORA O FUNCIONAMENTO SIMULTÂNEO DE TODAS AS TURBINAS DA UHE JIRAU


 

Este é mais um marco da Usina que teve
sua motorização concluída há 3 meses

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, colocou à disposição do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) todas as 50 unidades geradoras da UHE Jirau durante um pré-teste de potência instalada e potência líquida realizado na segunda-feira (20). A ação foi um preparo para o teste de exigência contratual da Usina e comprovou a eficácia da operação simultânea de todas as turbinas.

“A motorização da Usina foi concluída há apenas 3 meses e já conseguimos alcançar a plena operação. Este é mais um marco na história do empreendimento, pois é a primeira vez que todas as máquinas operam ao mesmo tempo e com uma geração de 3.009 MW”, ressaltou o Diretor de Operação da ESBR, Isac Teixeira.

“Por volta das 12h15 (horário de Brasília) desta segunda-feira, estávamos gerando 3.009 MW e só não geramos a capacidade máxima da UHE Jirau, que é de 3.750 MW, por questão hídrica. Para isso, a vazão do Rio Madeira teria que estar em 27.500 m³ e no momento a vazão estava em 23.881 m³”, afirmou Filipe Ribeiro, Coordenador da ESBR.

Além disso, a UHE Jirau também despachou ao longo desta madrugada para o ONS, a Unidade Geradora 4 com uma potência de 80 MW, o que significa uma potência 6,6% superior à prevista no contrato de concessão da UHE Jirau, que é de 75 MW por unidade geradora.

O Diretor-Presidente da ESBR, Victor Paranhos, falou sobre a operação das turbinas em potência superior a do contrato e parabenizou a equipe pelo sucesso do marco alcançado. “O despacho da UHE Jirau com uma potência unitária das turbinas superior a 75 MW dependerá agora de uma autorização especial do ONS, pois ultrapassamos o valor previsto no nosso contrato de uso do sistema. Parabenizo todo o time da operação pelo ótimo trabalho realizado na disponibilização das 50 unidades. Este marco é mais uma comprovação da eficiência e disponibilidade das nossas turbinas e da competência dos nossos profissionais”, destacou.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)