Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

ESCOLA DE SAMBA ASFALTÃO NÃO PÁRA


 ESCOLA DE SAMBA ASFALTÃO NÃO PÁRA - Gente de Opinião


“...Na apoteose surge ela, seduzindo a passarela...”

Para a Escola de Samba Asfaltão, o ano de 2017 não poderia ser diferente, começou pra valer!!

Em 29 de janeiro, ocorreu o primeiro Encontro da Bateria nota 10 da Escola - Batizada carinhosamente, como “PURA RAÇA”, com a comunidade, brincantes e simpatizantes em geral. De lá pra cá, o ritmo seguiu intenso, com encontros semanais e um desfile na comunidade, dia 26 de fevereiro, domingo de carnaval.

Sob o comando do Mestre de Bateria e Presidente da Escola, Danilo Cardoso, do Mestre Admilson Knigthz, dos Contra Mestres Allan Junior e Eduardo Dias, a Pura Raça, coração da Escola de Samba Asfaltão, reforça e lapida a harmonia do Samba de Enredo a ser defendido na avenida. Ao mesmo tempo, estes encontros contribuem na performance individual de cada ritmista, que se empenha de corpo, alma e coração para o resultado final da execução do samba.

Mesmo diante dos adiamentos do desfile, fizemos 13 encontros, que aconteceram no Bar do Calixto, dentro da comunidade, no reduto de bambas, onde o Samba vive e pulsa forte.

A Diretoria deixou claro no Encontro que aconteceu neste último domingo que, mesmo com o advento do cancelamento do desfile das Escolas de Samba, a Família Asfaltão não parará seu trabalho. Neste mesmo dia, ficou acordado que os Encontros da Pura Raça, Bateria da Escola, com Brincantes, simpatizantes e comunidade, permanecerão. A partir de agora, serão realizados sempre no último domingo de cada mês.

A semente do samba foi plantada. A nossa missão, é regar e não permitir que esta chama se apague, para isso, procuramos manter a Harmonia e a União de nossa grande família. E como diz um trecho da exaltação de nossa Bateria: “...Vem de perto sentir a cadência da sua emoção...” Recado do Mestre de Bateria e Presidente da Agremiação, Danilo Cardoso.

PLANEJAMENTO

Não adianta e nem é o perfil da Família Asfaltão, ficar esperando as coisas caírem do céu, nem tampouco, cruzar os braços até que chegue o período de carnaval para movimentar a Escola. As coisas têm que acontecer, afinal, não é a toa que as agremiações são denominadas “Escolas” de Samba, devem fazer jus a esta denominação, sendo “escola” de fato.

Mas para trabalhar de forma organizada, a Diretoria da Escola se reuniu no dia 7 de abril e definiu suas estratégias e prioridades a serem desenvolvidas ao longo do ano de 2017.

Os projetos como o Samba Autoral, Oficina de Percussão, Leituras ao Vento, que partir de agora, chama-se Leituras no Porto”, realizados pela Família Asfaltão devem ser fortalecidos. Além disso, a agremiação buscará fomentar, movimentar e desenvolver ações e outras atividades culturais, que poderão contribuir para com o fortalecimento do Bandeira do Samba em Porto Velho.

Acompanhem as informações e agendas da Escola pelo seu face.

 

SILVIA FERREIRA DE OLIVEIRA PINHEIRO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições abertas para o Festival Amazônico de Teatro - edição 2024

Inscrições abertas para o Festival Amazônico de Teatro - edição 2024

Estão abertas as inscrições para participação no Festival Amazônico de Teatro – FAT edição 2024.  Artistas, grupos, companhias e afins residentes na

O Teatro Vai à Escola segue com agenda aberta

O Teatro Vai à Escola segue com agenda aberta

O projeto O Teatro Vai à Escola, desenvolvido pela Cia de Artes Evolução, continua com agenda aberta. As instituições de ensino, ainda podem realiza

Governo de Rondônia realiza busca ativa da Lei Paulo Gustavo em Cacoal

Governo de Rondônia realiza busca ativa da Lei Paulo Gustavo em Cacoal

A Secretaria Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel-RO), convida todos os fazedores de cultura para as Buscas Ativas d

 Editais de fomento à cultura são permitidos em ano eleitoral

Editais de fomento à cultura são permitidos em ano eleitoral

A Advocacia-Geral da União (AGU), após ser provocada pelo Ministério da Cultura (MinC), manifestou-se por meio do Parecer 19/2023/CNDE/CGU/AGU sobr

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)