Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Escola de samba São João Batista abre ensaios com carreata


 Escola de samba São João Batista abre ensaios com carreata - Gente de Opinião

A escola de samba Acadêmicos do São João Batista, vai abrir a temporada de ensaios deste ano, no próximo sábado dia 21, promovendo uma carreata pelas ruas de Porto Velho. Segundo o presidente Alberto Rodrigues o Pai Beto a concentração será a partir das 15 horas no barracão de fantasias, à rua Alexandre Guimarães com a rua 10 no bairro Agenor de Carvalho. A saída está marcada para as 17 horas. “Passaremos pelas ruas do centro de Porto Velho, seguindo para o bairro São João Batista e de lá até a Associação Salve Jorge na Vila Tupi local onde passaremos a realizar nossos ensaios visando os desfiles das escolas de samba deste ano”, disse Pai Beto.

Homenagem ao Manelão

O enredo da São João Batista é “Manelão – General da Folia, o Rei da Alegria”, pesquisa de Silvio M. Santos com o samba da parceria Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro, o responsável pela criação dos figurinos e alegorias é o Pai Beto. O carro de som da escola contará com o interprete principal Banana Split auxiliado pelos cantores Silvinho e Thiago Paiva e como beck vocal Cristiane Castro (Cris) e Bernadete Berna.

A partir de sábado 21, os ensaios passam a acontecer sempre de quarta à sexta feira. “O ensaio geral será no dia 1º de março”, informa o Mestre da Bateria Silfarney Silva.

De acordo com Regulamento da Federação das Escolas de Samba – FESEC a São João Batista será a quinta escola a entrar na Passarela Edson Fróes que será montada no Parque dos Tanques no dia 4 de março.


Lenha na Fogueira

La vem mais uma cheia do Rio Madeira causando transtorno para os ribeirinhos. Na realidade quem causa transtorno mesmo é a Defesa Civil e a imprensa que após a grande cheia de 2014, passou a se apavorar com qualquer subida do rio, por menor que seja.

********

Para quem conhece o Rio Madeira sabe que suas enchentes já provocaram a criação de vários bairros em Porto Velho. Pedacinho de Chão, Vila Tupi e o Condomínio que fica no inicio da estrada de Santo Antônio entre outros.

********

Os moradores do Bairro Pedacinho de Chão e Vila Tupi moravam na Baixa da União e ainda tem o bairro da Liberdade, que apesar de não ter sido criado em virtude da cheia do Rio Madeira tem a ver com a abertura pelo 5 BEC, da rua Norte Sul hoje Rogério Weber.

*********

Para abrir a Norte Sul, o BEC derrubou o Alto do Bode e o Morro do Querosene além das casas da Baixa da União.  Naquele tempo não se falava em Cai N’água.

**********

Aliás, o termo Cai N’água ficou conhecido em Porto Velho graças ao Clube Imperial que era do seu “Alumínio” Geraldo Siqueira, que ficava justamente na esquina da rua Almirante Barroso com a Presidente Dutra (naquele tempo essas ruas não eram abertas era só o caminho). 

*********

O Imperial era num barracão de Pinho de Riga construído no estilo palafitas, justamente porque no tempo das chuvas de inverno, as águas do Rio Madeira e do Igarapé Santa Bárbara alagavam aquela área. Quando acontecia uma briga entre os frequentadores do Imperial, geralmente alguém era jogado pela janela do clube e caía dentro d’água. Daí o termo “Cai N’água”.

*********

Estou me referindo às décadas de 1950/60. Quer dizer, as alagações naquela área acontecem há muito tempo. O Triângulo nunca alagou, assim como até hoje não alaga. O que está acontecendo com o Triângulo é o desbarrancamento provocado pelo Banzeiro da Usina Hidrelétrica.

*********

Ali onde hoje está o galpão da Feira do Produtor, o Camelódromo e o Posto São Paulo, era justamente a área da famosa Baixa da União e sempre  alagou, não em grandes proporções como foi à enchente de 2014 e toda vez que alagava, o governo tirava os moradores e criava um novo bairro .

*********

Acontece que quando a água baixava eles voltavam para a antiga morada e assim foi até que o BEC demoliu todas as casas da Baixa e do Alto do Bode e parte do Morro do Querosene. Mesmo assim, aqueles que continuaram no canal do chamado igarapé do “Burrinho” ou Santa Bárbara continuam utilizando o mesmo expediente, ou seja, ganham casa do governo em outro local e depois voltam.

**********

E a novela agora com o aval da Defesa Civil que na realidade faz um ótimo trabalho, vai continuar até que o trem volte aos trilhos.

*********

Quanto ao bairro do Triângulo o problema não é da enchente do Rio Madeira e nem dos igarapés que deságuam no Rio. O caso ali é o Banzeiro provocado pela Usina Hidrelétrica e como ninguém nunca fala sobre isso quando um desmoronamento acontece, o pepino fica pra Defesa Civil resolver.

*********

Será que aquele desbarrancamento que levou um bocado de carreta para o fundo do rio foi em  virtude de enchente? Ou foi provocado pelo Banzeiro.

*********

A empresa foi acusada de estar se utilizando de um porto clandestino e pronto.  O Triângulo todo está indo barranco abaixo e a culpa, tenho certeza, não é da enchente do Rio Madeira.

********

Se querem colocar o trem pra correr de novo, é preciso primeiro conseguir conter a força do Banzeiro provocado pela hidrelétrica.  Enquanto não construírem a barreira de contenção não adianta se pensar em colocar novamente o trem da Madeira Mamoré correndo de Porto Velho a Santo Antônio.

********

Você precisa ver, para saber como era, que andava o Trem da Madeira Mamoré!
 



 

Inscrições - Concurso de Fotografia Rondônia é Mais

Escola de samba São João Batista abre ensaios com carreata - Gente de Opinião

A Superintendência de Turismo de Rondônia – Setur continua recebendo inscrições para o Concurso de Fotografia “Rondônia é Mais” que vai premiar os vencedores com o valor de R$ 5 Mil.

A Coordenação do Concurso recebe inscrições até o dia 28 de fevereiro, através do e-mail [email protected] podem participar fotógrafos profissionais e amadores, de qualquer faixa etária.

Objetivo da atividade é despertar o interesse do público para a produção de imagens que valorizem o estado, segundo a organização.

Conforme a Setur, os participantes deverão enviar somente imagens em formato digital de áreas localizadas no estado, que destaquem os atrativos de Rondônia, como: belezas naturais, pontos históricos e culturais; cenas urbanas e rurais (arquitetura, eventos, parques, casarios, logradouros); vidas animal, mineral e vegetal; gastronomia; eventos esportivos, culturais, religiosos e tradicionais; dentre outros.

Os fotógrafos profissionais e amadores podem participar do concurso, com a inscrição de até CINCO FOTOGRAFIAS. As imagens devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail: [email protected]. Não serão aceitas fotos entregues pessoalmente ou pelos Correios. Ao se inscrever, o fotógrafo deve incluir um número de telefone, documento de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e endereço completo.

Os trabalhos deverão ser originais e exclusivos do autor. A inscrição é individual, sendo vetada a co-autoria.

A seleção das fotos será realizada no dia 2 de março, por uma equipe técnica da Setur. As fotos vencedoras serão expostas no dia 22 de março, das 9h às 13h30, na “Galeria Palácio”, que fica no térreo do Palácio Rio Madeira, bloco Rio Pacaás Novos em Porto Velho



* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)