Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Escolas de samba desfilam no Parque dos Tanques - Por Zekatraca


  Escolas de samba desfilam  no Parque dos Tanques - Por Zekatraca - Gente de Opinião

As escolas de samba de Porto Velho desfilam na noite deste sábado 24, na passarela do samba “Edson Fróes” montada na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques) a partir das 19h30.

De acordo com o Regulamento elaborado pela Federação das Escolas de Samba de Rondônia – FESEC, a programação começa as 18h45, com a FECAUBER procedendo a lavagem simbólica da Passarela do Samba; As 19h20 Com a presença dos representantes da Sejucel e da Funcultural Acontece o ato de abertura oficial dos desfiles das escolas de samba 2018.

O presidente Hudson Mamedes informa, que tudo está preparado para que não aconteçam atrasos nas apresentações das escolas de samba. “Até porque, se uma escola de samba não cumprir o horário pré estabelecido no Regulamento, será punida com a perda de pontos”.

Seis agremiações estão aptas a se apresentar na noite de hoje, sendo duas pelo Grupo de Acesso: Acadêmicos do Armário Grande e Acadêmicos da Zona Leste

Quatro pelo Grupo Especial: Império do Samba, Acadêmicos do São João Batista, Os Diplomatas e Asfaltão. Cada escola do Grupo de Acesso terá no máximo 40 minutos e no mínimo 30 minutos para apresentar seu tema, enquanto as do Grupo Especial terão cada uma no máximo, 50 minutos e no mínimo 40 minutos para desenvolver seus enredos.

Os quesitos em julgamento são: Bateria, Samba Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasia, Comissão de Frente e Mestre Sala e Porta Bandeira.

Enredos

Acadêmicos do Armário Grande vai apresentar o enredo “Armário Viaja no Mundo Cultural de Crenças e Lendas da Região Norte”.

Acadêmicos da Zona Leste - “Mentira – Quem Quiser que Conte Outra”

Império do Samba - “Do Sol ao Carnaval, Império, a Chama que Ilumina a Vida”

Acadêmicos do São João Batista – “Manelão o General da Folia, o Rei da Alegria”.

Os Diplomatas - “Mestre Severino! Seus Caminhos, Suas Histórias - Rondônia em Arte, Folclore e Folia”

Asfaltão – Do Forte Príncipe ao Porto, Hoje Bainha é Rei na Corte do Tigre”.

Segundo o presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes a prefeitura através da empresa SIM vai colocar linhas especiais para o Parque dos Tanques a partir das 18 horas até as duas horas (2) da madrugada.

A apuração será a partir das 14 horas de domingo dia 25 no Mercado Cultural.


 

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

Ta tudo pronto para os desfiles das escolas de samba acontecerem na noite de hoje, na Cidade da Cultura.

********

A primeira escola de samba vai dar boas vindas ao público mostrando as Crenças e Lendas da Região Norte em especial da Amazônia. É a escola Acadêmicos do Armário Grande dirigida pela família do eterno Mestre Sala Cabeleira.

********

Depois a caçula das escolas de samba Acadêmicos da Zona Leste vai falar sobre a Mentira – Quem Quiser que Conte Outra.

********

A estreante do Grupo de Acesso Império do Samba, vai desenvolver a história do fogo mostrando na avenida a Chama da Vida do Império.

*******

Daí pra frente, o público vai conhecer em detalhes, a história do Manelão – O General da Folia o Rei da Alegria que será apresentada pela escola São João Batista.

*******

Seguida da história do professor Severino Castro que envolve de futebol a dança de quadrilha junina. A história do Severino Castro é multicultural e aí, vamos apreciar na passarela Edson Fróes alas vestidas de quadrilhas junina e alas usando uniforme esportivo.

*******

O Samba será reverenciado através do enredo da escola Asfaltão que vai contar a história do Mestre Bainha o Zé Pereira do Nosso Carnaval.

*******

Será um carnaval rico em se falando da história de pessoas que de uma maneira ou de outra, contribuem para nosso acervo cultural. Manelão, Severino e Bainha.

*******

Uma dessas três podem anotar, será a grande campeã do primeiro carnaval de escola de samba do governo do prefeito Hildon Chaves.

*******

A passarela do samba Edson Fróes já está montada e testada. Quem mandou colocar toda a estrutura no Parque dos Tanques para atender os desfiles das escolas de samba, foi o governo do estado através da Sejucel. Ponto para a equipe do Rodnei Paes.

*******

A prefeitura entrou com a limpeza, iluminação pública, nivelamento da pista de desfile, segurança e coordenação dos desfiles numa parceria com a FESEC.

*******

Esperamos que os dirigentes das escolas de samba cumpram à risca, o que está no Regulamento aprovado por todas. No desfile do carnaval de 2016, teve uma escola de samba que atrasou o desfile em mais de meia hora, criando caso com a sonorização do carro de som. Tudo apenas para tumultuar. Esperamos que os dirigentes dessa escola de samba, não criem caso na noite de hoje.

*******

A grande disputa entre as escolas de samba do Grupo Especial é para não cair para o Grupo de Acesso. Diplomatas, João Batista e Asfaltão são as que mais temem o rebaixamento, isto porque a Império do Samba sempre foi do Acesso.

*******

Por falar em Império, o Eufrásio ex presidente da escola Os Diplomatas em conversa com esse colunista, garantiu que a Império do Samba não vai cair. “Eu fui ao barracão do Mirim e o negócio tá bonito por lá. Fui também nas demais escolas e posso dizer, se depender de alegoria a Império não cai”.

******

Enquanto isso a Asfaltão aposta suas fichas no carisma do Mestre Bainha e na união entre seus integrantes e de ultima hora na emenda do deputado Herminio Coelho de R$ 100 MIL.

******

Já a São João Batista trouxe mestre Sala que atuou por muitos anos na escola Tapuapé de São Paulo e no carisma do General da Banda Manelão e e claro no samba enredo que está sendo cantado por todos da escola.

*******

A torcida da Diplomatas aposta na organização da quadrilha Rádio Farol para garantir a vermelho e brancas no Grupo Especial em 2019.

*******

Uma coisa é certa, vamos apreciar um dos melhores desfiles dos últimos anos em se falando de torcida na passarela do samba.

*******


Vamos prestigiar os desfiles das nossas escolas de samba na noite deste sábado lá no Parque dos Tanques.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)