Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter

Lucio Albuquerque

Lúcio Albuquerque, repórter, trabalhou em jornais locais e outros Estados. Membro da Academia de Letras de Rondônia e autor de livros sobre a História (segmentada) de Rondônia.Atualmente é repórter do Jornal Alto Madeira e colaborador do Portal Gente de Opinião.

ESPAÇO ALTERNATIVO - Por Lúcio Albuquerque

10/01/2018 - [08:40] - Opinião

 

Lúcio Albuquerque, repórter

Obra nova, cartão postal de Porto Velho, e já sofrendo das velhas mazelas de sempre:falta de cuidados, ambulantes invadindo área destinada à lembrança histórica, adultos e crianças subindo de qualquer forma e até no teto da locomotiva, gene levando cachorros para fazer xixi no portal do Forte, motoqueiros atravessando de uma pista para outra passando no vão do portal e, o que é pior: a certeza de que outro patrimônio portovelhense está com seus dias contados.

Quem, como eu e muitos, que usamos do Espaço há muitos anos, e que não fazemos dali apenas local para selfies, temos uma preocupação que entendo ser mais que coerente: a segurança e a conservação daquela área, da mesma forma que várias vezes foi denunciado que marginais, travestidos de “notívagos”, iam para ali farrear, destruir e, como lamentavelmente aconteceu, provocar conflito e violência – um homem foi assassinado numa briga.

O Espaço, especialmente a faixa mais próxima à curva do aeroporto, foi transformado em autêntico bordel onde sexo livre e bebida, havia citações de muita droga, e só houve uma ação policial mais dura quando mataram um PM. Recentemente viralizaram fotos de crianças e adultos, na internet, promovendo autêntico carnaval sobe a locomotiva e já aconteceu até um ato de vandalismo no Portal do Forte, o que demonstra sem qualquer dúvida que o contribuinte pode ver, graças a dois fatores, o primeiro a conduta animalesca de gente que nem deveria ir ali. A segunda porque, construída em espaço aberto, com acesso a partir de qualquer local, não tenha havido desde seu início um programa de conscientização e de segurança para aquela obra que corre o sério risco de, em poço tempo, ser, como tantas outras atividades em Porto Velho, componente daquele lamentável grupo do “já tivemos aqui”.

E não se está fazendo qualquer ato de terrorismo, porque os exemplos são muitos e um, bem recente, foi a recuperação do prédio da velha Câmara, que depois dos discursos costumeiros acabou jogado fora e só passou a ser novamente bem tratado quando o professor Mário Jorge presidiu o Conselho Municipal de Educação.

Agora, em artigo bem plantado, a professora Sandra Castiel (*), da Academia de Letras de Rondônia mostra o abandono que se encontra o Palácio Presidente Vargas, onde funciona uma espécie de museu mas ambos, o palácio e o museu, se encontram em situação difícil.

O desapreço de gestores os mais diversos quando o assunto seja manutenção de nosso patrimônio histórico – e nem vou tratar aqui da Madeira-Mamoré porque o abandono de muitos anos é uma prova viva de que a  nossa história é tratada como coisa que deve ir para debaixo do tapete, o que se observa desde o fim do período do Território, ainda que seja inegável que a História do Estado passa, como também em qualquer comunidade rondoniense, mas muito mais passa em Porto Velho e, a ideia que se deixa para quem lê, como se diz, “além da notícia”, é de que cada governo pretende, como muitos animais que eliminam filhos de outros machos, que apenas a sua história fique registrada.


(*) Se ainda não leu, leia e divulgue: http://www.gentedeopiniao.com.br/hotsite/lente-critica/noticia/palacio-presidente-vargas-a-decadencia-e-o-abandono-por-sandra-castiel/176499

 

Inté outro dia, se Deus quiser!

 

 

 

 

 

Lúcio Albuquerque
 

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

E-mail: redacao@gentedeopiniao.com.br - gentedeopiniao@gmail.com

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2018 | Todos os direitos reservados