Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Espetáculo Lete - Beradera Cia de Teatro inicia temporada; nesta sexta-feira, às 20h, no Teatro 1 Sesc Esplanada


 Espetáculo Lete - Beradera Cia de Teatro inicia temporada; nesta sexta-feira, às 20h, no Teatro 1 Sesc Esplanada - Gente de Opinião

Nesta sexta-feira (28), às 20h, no Teatro 1 Sesc Esplanada, a Beradera Cia de Teatro realizará a primeira apresentação do espetáculo teatral “Lete”. O espetáculo fará parte do circuito nacional do Palco Giratório e percorrerá 16 estados brasileiros realizando 38 apresentações através do Sesc.

Lete, uma palavra grega que significa rio do esquecimento, que retrata muito bem o enredo do espetáculo que conta histórias reais ligadas ao rio que banha cidades do estado de Rondônia, o Rio Madeira. Lete estreou em maio de 2013 – antes da cheia histórica do rio Madeira, que ultrapassou em dois metros a última marca registrada e afogou comunidades ribeirinhas inteiras – reflete, em um ambiente ficcional, sobre os diversos ciclos migratórios que moldaram a cidade de Porto Velho, culminando com o ciclo das usinas hidrelétricas.Espetáculo Lete - Beradera Cia de Teatro inicia temporada; nesta sexta-feira, às 20h, no Teatro 1 Sesc Esplanada - Gente de Opinião

Quatro atores – narradores se revezam durante espetáculos em mais de vinte personagens para retratar dramas como prostituição, marginalização, degradação da natureza, entre outros sofridos ao longo da história do estado de Rondônia. “Lete, estendem-se para além das fronteiras do palco. Em todo caso, o grupo tem assumido os cuidados necessários para trazer legitimidade a esta representação de modo a realizar uma obra que seja importante para este grupo social. Um trabalho ativo de valorização e empoderamento da memória. Para a Beradera Companhia de Teatro, o palco não é apenas o terreno estético da representação. O palco é uma extensão da vida”, fala ........

Beradera Companhia de Teatro

Surgiu em 2013 a partir do processo de criação do espetáculo “Lete”, vencedor do Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2012. Paralelamente ao espetáculo, o diretor do grupo, Rodrigo Vrech, desenvolve um trabalho de formação através da Oficina de Teatro Porto Velho, que iniciou no segundo semestre de 2013 e segue já em seu terceiro período, tendo alcançado mais de cem alunos até o momento.


Lenha na fogueira

Hoje é dia de “Santo Mé”! Não é São Tomé, aquele que só crer no que vê! É Santo Mé de “cachaça”.
 

********

Espetáculo Lete - Beradera Cia de Teatro inicia temporada; nesta sexta-feira, às 20h, no Teatro 1 Sesc Esplanada - Gente de Opinião

Não to aqui fazendo comercial do bar. Apenas trata-se da casa noturna que está fazendo o maior sucesso nas noites de quinta feira, graças ao shows que tem como principal, atração o cantor SILVINHO e seu parceiro Branco Moraes.
 

********

Tudo começou na quinta feira do jogo da Seleção Brasileira X Paraguai pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
 

********

Atendendo sugestão do produtor Mercelo o dono da casa, convidou o cantor Silvinho para fazer “Violão e Voz” após o jogo. A intenção é fazer com que o público que fosse assistir a partida de de futebol permanecesse no ambiente por mais algumas horas.
 

********

O negócio foi tão bom, que Silvinho voltou na outra quinta feira e a casa lotou. E assim se trasformou na melhor pedida cultural das noites de quinta feira da cidade de Porto Velho.
 

*******

Quinta feira passada, a frequência foi tanta, que mesmo com todas as mesas ocupadas o público que chegou mais tarde, fez questão de permanecer no ambiente, só para curtir o repertório do Silvinho e do Branco.
 

*******

Nas redes sociais os comentários são os mais positivos possíveis, elogiando o repertório diversificado e porque Silvinho toca sem parar sequer pra molhar a garganta, durante duas horas e haja o bar faturando com a venda de bebidas e tira gostos.
 

*******

Hoje tem de novo. A partir das 21 horas Silvinho e Branco voltam ao “Santo Mé” que fica a rua Padre Chiquinho com a Rafael Vaz e Silva, tocando os mais variados ritmos brasileiros e internacional. Vai lá conferir!
 

*******

Por falar em música e músico local, meu amigo Beto Ramos o que “Diz a Lenda” postou o seguinte comentário a respeito da coluna de ontem.
 

********

A respeito do texto do Zekatraca...Alguns talentos precisam ser reconhecidos, valorizados e claro, divulgados como as sementes do amanhã. Fico emocionado quando minha netinha de cinco anos ouve a música Terreiros do Laio e fica pensativa como se fosse um presente do tempo. A magia fica no ar. E quando incorpora o Beradeiro da Canela Tuira, a turma toda ouve Bado, Binho, Beto Cezar, Caribé, Ceiça, Zezinho Maranhão, Sílvio Santos, Gilson, Ernesto Melo, Nega, Paulinho Rodrigues, Versalles, Silvinho, músicas da Banda, do Galo, sambas de nossas Escolas de Samba...E tem histórias e estórias do Mado. E se acharem ruim, mando passar à meia-noite na Catedral pra ouvir conselhos do Beleza. Diz a Lenda que esse é o poeta Beto Ramos!
 

*******

Vem aí o Baile do Dia das Mães uma promoção da Associação dos Filhos e Amigos de Manicoré. O presidente Dimicio Coutinho está se virando para tornar a festa deste ano melhor que a do ano passado. O Baile vai acontece no Clube do Flamengo no dia 6 de maio com muitas atrações musicais e sorteios de brindes os mais variados. Por falar nisso, ainda ontem o Dimicio e o Evandro visitaram o Rodnei da Sejucel e conseguiram a libertação do estádio Aluízio Ferreira para a realização do jogo entre a Seleção de Master de Manicoré X Os Manicoreenses que residem em Porto Velho.
 

*******

Temporada de As Mulheres do Aluá, em Porto Velho - Rondônia, no TAPIRI - Rua Franklin Tavares, 1353, no Bairro Pedrinhas. A partir de 1º de maio. Coloca na agenda amigo leitor!
 

********

O Espetáculo vem impactando por onde passa e causando boas impressões. "Eu vi ontem o espetáculo As Mulheres do Aluá no DVD e gostei muito! Texto maravilhoso, importante, a obra me impactou fortemente, deixou marcas... Parabéns a toda a equipe!" Lorena Pinto Coelho Silva (Petrobras Distribuidora).
 

********

Pega o abano, abana esse fogo morena! Bota o milho pra torrar. É noite de lua cheia morena. Vamos fazer aluá!
 



Centro de Artes e Esportes Unificados da Zona Leste

Com a presença de centenas de pessoas, do secretariado municipal e outras autoridades, o prefeito dr Hildon Chaves fez a entrega do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) à comunidade da zona Leste, que recebeu com muita festa o novo espaço. Uma grande mobilização aconteceu durante toda a tarde do último sábado 22, com apresentações de dança, música, jogos e brincadeiras no espaço que fica à rua Benedito Inocêncio com Antônio Fraga Moreira, bairro JK.Espetáculo Lete - Beradera Cia de Teatro inicia temporada; nesta sexta-feira, às 20h, no Teatro 1 Sesc Esplanada - Gente de Opinião

O prefeito Hildon Chaves visitou cada uma das salas do CEU e explicou que a obra havia sido inaugurada pela gestão anterior, mas de forma precipitada, já que a ainda não tinha sido entregue ao município pela Caixa Econômica.

Hoje estamos entregando de fato e de direito. A obra não tinha percorrido todos os trâmites necessários, essa entrega é verdadeira e real. Parabéns a todos. Recebam este espaço e ajudem a cuida-lo, disse. A aprovação da comunidade foi unânime. Depois de conhecer tudo de perto na companhia da neta, Deusa Araújo, moradora da região, parabenizou a prefeitura pela iniciativa. “Ficou ótimo, é mais uma opção para as crianças, até mesmo para os adultos, ficou muito bom”, comemorou a costureira.

A administração do Centro vai ficar sob responsabilidade da Subsecretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo (Semdestur) que também vai oferecer serviços, como atendimentos do Serviço Nacional de Emprego (Sine Municipal). O Sine estará aqui para que os moradores não precisem se deslocar até o centro, é uma forma de mais produtividade para o Centro, que é tão importante para nós, detalhou o prefeito ao fazer o compromisso de colocar um posto avançado para que, pelo menos uma vez por semana, pessoas sejam cadastradas e ingressem no mercado de trabalho.

O local que conta com dois blocos, sendo auditório para 60 pessoas, biblioteca, telecentro, banheiros, salas multiuso, sala da coordenação, sala para recepção e atendimentos, onde funcionará o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), tem ainda quadra poliesportiva, pista de skate, mesas de xadrez, campo de futebol de areia, parquinho para as crianças e equipamentos para prática de exercícios físicos. No entorno do espaço foi construída uma pista para caminhadas.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), já tem planos que envolvem a estrutura. “A partir desta semana a população vai contar com um polo do Viver Ativo, que é um programa de educação física orientada ara pessoas da terceira idade. Também já estão abertas as inscrições para as escolinhas de iniciação esportiva, nosso programa talentos do futuro, para as escolas de futsal, handebol, basquetebol e voleibol”, anunciou a secretária Ivonete Gomes.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)