Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Ex-secretário de Doria denunciou corrupção antes de cair


Gente de Opinião

SP 247 - O ex-secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Gilberto Natalini (PV), denunciou à Justiça e à Controladoria Geral do Município (CGM) um suposto esquema de certificados de compensação ambiental para o mercado da construção civil na cidade de São Paulo. Natalini foi demitido na semana passada e voltou ao seu cargo de vereador da cidade. 

No ofício endereçado à controladora Laura Mendes, também demitida na semana passada, Gilberto Natalini aponta problemas com diretores e técnicos da pasta. "Havia rumores de que atos não republicanos eram realizados por técnicos do SVMA", diz o ofício assinado por Natalini. "Os despachos que eram elaborados pelos diretores das áreas vulneráveis, muitas vezes solicitei que fossem refeitos, pois havia erros grotescos em relação a compensação ambiental".

O então secretário afirmou que as empresas se dirigiam diretamente aos técnicos. “Onde tinham atendimento diferenciado, enfim, as ações eram obscuras e frágeis".

Um dos casos denunciados por Natalini diz respeito a pedido de obtenção do certificado para compensação ambiental da empresa Brookfield, para um empreendimento e a prefeitura questionou a empresa -e acabou relatando também as irregularidades na pasta.

No processo, quem dá detalhes sobre o assunto é a chefe da Câmara Técnica de Compensação Ambiental, a arquiteta Regina Barros, subordinada à pasta então chefiada por Natalini. Ela relatou à Justiça irregularidades que vão de ameaça a funcionários e servidores ligados a oito agências que mediam a obtenção de licenças ambientais.

Leia, abaixo, crítica do jornalista Alceu Castilho sobre o assunto:

Em poucas palavras, o que Gilberto Natalini identificou na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em São Paulo, foi banditismo. Crime organizado. Com a participação de funcionários públicos e de empresas.

Não só ele. A arquiteta Regina Barros, da Câmara Técnica de Compensação Ambiental, relatou a existência de ameaças. "Tome cuidado com suas filhas quando sair sozinha de casa", ouviu uma servidora.

E o que o prefeito João Dória fez? Demitiu Natalini. E demitiiu a controladora-geral do município. A CGM e o ex-secretário (que volta a ser vereador) investigaram o esquema e demitiram funcionários. Prêmio? Demissões.

Vamos repetir, então: João Dória, o prefeito cinza-viajante, demitiu aqueles que investigavam esquema de corrupção em São Paulo.

Esquema que servia para tornar a cidade ainda menos verde e menos comprometida com o ambiente.

Cinco conselheiros da Secretaria do Verde pediram demissão, em solidariedade a Natalini. Cinco entre sete. Um deles, Roberto Klabin. Sim, da família Klabin, da empresa de celulose e da Fundação SOS Mata Atlântica.

Temos disputa interna na elite econômica, portanto. Esse prefeito arrivista e desprovido de qualquer escrúpulo terá de se acertar com seus pares.

Enquanto isso, distraídos de todo o país acham que ele é boa bisca.

Não é. É um farsante. Quem votou em Doria elegeu um impostor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)