Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Exposição internacional de catadores de materiais reciclados


Wendel Sousa*
Gente de Opinião

Abertura da exposição de catadores de material reciclável, em BrasíliaMarcelo Camargo/Agência Brasil

Começa hoje (11), em Brasília, e vai até a próxima quarta-feira (13), a 8ª edição da Expocatadores, evento itinerante que reúne catadores de materiais recicláveis de 26 estados brasileiros e de mais de 14 países da América Latina, Ásia, África e Europa.

A edição deste ano da exposição tem como tema “Reciclagem Popular: o papel dos catadores na defesa do planeta” e espera um público de cerca de 1500 pessoas. O encontro é um dos principais eventos organizados na temática de resíduos sólidos urbanos e educação ambiental do Brasil.

Gente de Opinião

O encontro pretende reafirmar a importância do catador de resíduos sólidos urbanos, diz representante da associaçãoMarcelo Camargo/Agência Brasil

A Expocatadores ocorre anualmente e tem como objetivo promover a mobilização dos catadores de materiais recicláveis, divulgar novas tecnologias no segmento, promover integração na implantação Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além de divulgar experiências que cooperam com a coleta seletiva, logística reversa e outras questões que envolve a cadeia de reciclagem.

“O encontro pretende reafirmar a importância do catador de resíduos sólidos urbanos como profissional protagonista na cadeia de reciclagem e promover a imagem das organizações de catadores como unidades coletivas de negócios e portadoras de capacidade técnica para atuar nas diferentes etapas do processo da reciclagem”, afirmou o representante da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), Roberto Rocha.

A Expocatadores é organizada pelo Ancat e parceiros e defende lutas por políticas públicas de inclusão social e produtiva na categoria de catadores de material reciclado. A programação do pode ser conferida no site.

Dados

Os brasileiros jogam fora diariamente 76 milhões de toneladas de lixo, das quais 30% poderiam ser reaproveitados, e, no entanto, apenas 3% vão para a reciclagem. O trabalho do catador e das cooperativas é fundamental para PNRS. “Pela mão do catador, passam cerca de 90% do material, que chega a indústria para reciclagem,” disse o membro da coordenação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Carlos Alencastro Cavalcante.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil deixa de ganhar cerca de R$ 8 bilhões anualmente por não reciclar os resíduos que são gerados pela população e as empresas. “Tem um grande potencial a ser explorado. Nós [catadores] somos um dos principais elos para esse processo ocorrerr”, disse Cavalcante.
PNRS

De acordo com o Decreto 7.404, que regulamentou a Lei 12.305/2010, e que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, foi estabelecido princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos, as responsabilidades dos geradores, do poder público, e dos consumidores, bem como os instrumentos econômicos aplicáveis.

Além dessas questões, a lei estabelece uma diferenciação entre resíduo e rejeito, em claro estímulo ao reaproveitamento e reciclagem dos materiais, admitindo a disposição final apenas dos rejeitos. Inclui, entre os instrumentos da política, as coletas seletivas, os sistemas de logística reversa, e o incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas e outras formas de associação dos catadores de materiais recicláveis.

A lei faz valer conceitos voltados para a reciclagem e sustentabilidades, tais como: princípios da prevenção e precaução, do poluidor-pagador, da eco-eficiência, da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, do reconhecimento do resíduo como bem econômico e de valor social, do direito à informação e ao controle social, dentre outros, mas para Cavalcante, ainda há muito a se fazer.

“O modelo brasileiro de trabalho dos catadores é uma referência e está sendo levado para outros países. No entanto, sob o ponto de vista da implementação da política nacional, ainda estamos muito a quem da efetivação dessa política”

De acordo com o movimento, no mundo hoje existem cerca de 15 milhões de catadores e catadoras.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)