Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Fapero reúne cientistas em seminário para prestar contas de projetos de pesquisas avaliados em R$ 1 milhão


Gente de Opinião

Francisco Elder, presidente, e a técnica
da diretoria científica da Fapero, Márcia Duniz

Em seminário com duração de três dias, a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa em Rondônia (Fapero) prestará contas dos investimentos e dos resultados de projetos em saúde no estado.

Os projetos serão avaliados por dois técnicos do Ministério da Saúde, dois doutores da Universidade Federal do Amazonas e quatro doutores de instituições de ensino superior locais.

Em seguida, eles irão entregá-los para avaliação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a principal beneficiada. As pesquisas contemplaram regiões do Guaporé, ao Centro-Sul do estado e Porto Velho.

Parcerias entre a Fapero, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) somam investimentos R$ 1 milhão no setor, informou o presidente da Fapero, Francisco Elder Oliveira.

O evento programado para os dias 28, 29 e 30 no auditório do Larison Hotel, em Porto Velho, também apresentará o chamado Marco Zero do Programa de Pesquisas para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) 2016.

Segundo a técnica da Diretoria Científica da Fapero, Márcia Duniz, os trabalhos concluídos são referentes ao edital da chamada de 2013, quase todos desenvolvidos a partir de 2014. Para ela, o PPSUS “desconcentra o investimento destinado à ciência, tecnologia e inovação em saúde”.

O PPSUS de 2013 estudou o desenvolvimento e diagnóstico molecular, por meio de PCR em tempo real, para identificação e quantificação do vírus da hepatite Delta, que só ocorre em Rondônia e no Acre. PCR é a reação em cadeia da polimerase, que amplifica o DNA in vitro (leia matéria indicada no final deste texto).

Parceria entre a Fiocruz-RO, Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental da Universidade Federal de Rondônia e Laboratório de Virologia Molecular do Cepem permitiu a conclusão das investigações.

Também a partir de 2013, pesquisadores estudaram a morbimortalidade na população do entorno das usinas hidrelétricas Jirau e Santo Antônio; o perfil epidemiológico molecular dos principais vírus causadores das infecções respiratórias agudas na população infantil de Porto Velho; e a caracterização de fatores relevantes para a vigilância em saúde e atenção integral à leishmaniose tegumentar.

Aleitamento materno, gastroenterite, leishmaniose tegumentar e visceral, malária, mansonelose, toxoplasmose, tuberculose, estão na lista.

Gente de Opinião

Tubos para testes de tuberculose, no Lacen


Conheça os 20 projetos da chamada de 2016:

FIOCRUZ

– Avaliação da resistência aos antimicrobianos de bactérias patogênicas isoladas dos efluentes hospitalares da região de Porto Velho.

– Determinação da sensibilidade de detecção de DNA de Leishmania sp. Em amostra de soro de pacientes com leishmaniose, visando a possível implementação de detecção molecular no sistema NAT da Hemorrede do SUS.

– Estimativas de infecção e transmissão de arbovírus por mosquitos sinantrópicos de Porto Velho.

– Identificação de mutações primárias de resistência contra antivirais no tratamento da hepatite B crônica.

– Prevalência e caracterização molecular das hepatites B,C e Delta em população indígena no Estado de Rondônia, Amazônia Ocidental, Brasil.

– Projeto de intervenção: empoderamento dos trabalhadores. Estratégia Saúde da Família em Educação Permanente.

– Prospecção e avaliação do potencial inibitório de biomoléculas da biodiversidade amazônica contra alvos enzimáticos validados para desenvolvimento de novas terapias contra malária.

– Vigilância do perfil de sensibilidade in vitro de Plasmodium sp a fármacos de referência e estudo de drogas com potencial antimalárico contra cepas circulantes em Rondônia.

– Desenvolvimento de insumos biotecnológicos com vistas ao incremento da soroterapia e à construção de disboiseleiros de diagnósticos para o envenenamento ofídico.

IFRO

– Impactos do desenvolvimento regional na saúde de uma população ribeirinha da Amazônia.

UNESC

– A utilização de sistemas alagados construídos (Wetlands) para tratamento de efluentes com vistas à promoção do saneamento ambiental em pequenas comunidades.

UNIR

– A importância da epidemiologia em saúde bucal para o planejamento em gestão do SUS.

– Atenção básica e neoplasias cutâneas não melanoma: um estudo multidisciplinar.

– Avaliação da atenção à saúde da criança em Porto Velho.

– Olhares diversos sobre atendimento à saúde da mulher indígena em Porto Velho.

– Avaliação da contaminação de leite e pescados por resíduos de agrotóxicos e medicamentos veterinários produzidos na microrregião de Cacoal: saúde, trabalho e meio ambiente.

– Screening mutacional e espectro clínico de pacientes com suspeita de doenças  neurodegenerativas raras (DNRs) e seus aspectos psicossociais na Amazônia Ocidental, Brasil.

SESAU

– Caracterização fenotípica e genotípica em isolados de M. abscessos oriundos de portadores desse patógeno no Estado de Rondônia.

– Estudo fenotípico e genotípico de enteropatógenos isolados de análises coproscópicas de indivíduos infectados pelo HIV/Aids no município de Porto Velho.

– Prevalência da colonização por estreptococo do grupo B em gestantes do Município de Porto Velho.

– Estudo da associação entre a infecção por arbovírus e a síndrome de Guillain-Barré no Estado de Rondônia.


Leia mais:
Rondônia pede patente para fármaco anti-leishmaniose obtido de cobra cascavel
Avançam pesquisas de doenças respiratórias, hepatite delta e gastroenterite em Rondônia


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Jeferson Mota e Maicon Lemes
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)