Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Farmácia do Hospital de Base de Porto Velho obtém pontuação máxima ao participar de projeto de reestruturação



A farmácia do Hospital de Base Ary Pinheiro de Porto Velho conquistou o título de Destaque Farmácia Hospitalar, com pontuação 10, após dois anos participando do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (PRHP), desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo em parceria com o Ministério da Saúde (MS), através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

De acordo com o gerente da farmácia, farmacêutico Wellington Magalhães, em novembro de 2015 o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, aceitou o desafio de fazer parte dessa reestruturação proposta pelo MS, que coloca o programa à disposição de todas as secretarias de saúde do País para avaliação dos planos de ações nas unidades médicas.

Gente de Opinião

Segurança da medicação correta é garantida por
10 farmacêuticos e 20 profissionais de nível técnico

A partir da adesão ao projeto, que trabalha especificamente as questões de qualidade e segurança do paciente dentro das instituições e melhorias de processos, uma série de ações foi instituída, segundo Wellington Magalhães, visando melhor organizar e aperfeiçoar o controle de medicamentos na farmácia do HB, desde a solicitação até o atendimento ao paciente; e bimestralmente era realizada avaliação por uma equipe de coordenadores do programa.

“Trabalhamos com a mudança da parte estrutural, organização de espaços e da parte documental, identificando as fases desde o recebimento até a dispensação, inserção dos medicamentos de alta vigilância, controle dos “look-sound e look-alike”, que são medicamentos com som ou grafia parecidos, e que por isso podem induzir a erros”, explicou Wellington.

Com uma equipe de 10 farmacêuticos e 20 profissionais de nível técnico, a farmácia do HB é responsável pelo atendimento a 600 leitos, ao serviço de diagnóstico e ao único núcleo de nutrição parenteral de Rondônia. “Recebemos a prescrição via online, analisamos, imprimimos e fazemos a dispensação dos medicamentos para ser liberados para as clínicas. Até este momento é realizada dupla checagem para minimizar riscos de erros. Uma terceira checagem ocorre por parte da equipe de enfermagem, que retira a medicação da farmácia hospitalar”, destacou, observando que o programa de reestruturação já foi estendido à área de enfermagem e a outros setores do HB.

Wellington Magalhães considera que esse resultado é importante para os farmacêuticos e os demais profissionais técnicos que atuam na farmácia do HB, mas principalmente para os pacientes, que têm garantida a segurança quanto ao uso da medicação correta para o restabelecimento de sua saúde.

O gerente também citou o trabalho importante para dar início ao controle de antimicrobianos de uso restrito inserido primeiramente no HB, realizado em conjunto com os médicos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

“A partir de agora, fechamos o ciclo do programa de reestruturação e iniciamos outros projetos executados não só pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, mas também por outras importantes instituições”, disse, adiantando como próximo passo o início do trabalho de farmácia clínica, tendo a UTI como plano piloto.
 

Leia Mais:

Hospital Regional de Cacoal apresenta avanços
a partir do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos


Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Marcelo Gladson
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Pessoas idosas podem usufruir gratuitamente, de atendimentos na especialidade médica de geriatria, disponibilizados pelo Governo de Rondônia na Poli

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

A Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio, localizada no bairro Esperança da Comunidade em Porto Velho, passou por fiscalização do Conselho Regio

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

Em atenção ao trabalho que tem desenvolvido, focado na cooperação e no diálogo, o Tribunal de Contas (TCE-RO) encaminhou ao Município de Porto Velho

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)