Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Fátima: Altar do mundo



No dia 13 de maio de 1917 três crianças que cuidavam de um pequeno rebanho na Cova da Iria, foram surpreendidas pela aparição de Nossa Senhora do Rosário. A mensagem dirigida aos Pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta fazia um forte apelo à conversão, oração e reparação, realidades presentes no coração do Evangelho.

A Senhora do Rosário disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou as crianças a voltarem à Cova da Iria nos próximos cinco meses, no dia 13, naquela mesma hora.

O apelo da Mensagem de Fátima é o convite de Nossa Senhora do Rosário para que todas as pessoas se aproximem de Deus pela oração, especialmente a oração do Rosário. Conheça alguns momentos dessa história de fé e devoção à Mãe de Jesus: 

OS PASTORINHOS 

Gente de Opinião

Lúcia de Jesus Santos nasceu em Aljustrel, Fátima, no dia 22 de Março de 1907. Faleceu em 2005, em Coimbra, Portugal, depois de 77 anos de uma vida dedicada a Deus.

 

Gente de Opinião

Francisco Marto nasceu em Aljustrel, Fátima, no dia 11 de Junho de 1908. Adoeceu em Outubro de 1918 e faleceu em Aljustrel a 4 de Abril de 1919. 

Gente de Opinião

Jacinta Marto nasceu em Aljustrel, Fátima, no dia 11 de Março de 1910. Adoeceu em Outubro de 1918. Esteve internada no hospital de Vila Nova de Ourém de 1 de Julho a 31 de Agosto de 1919, e mais tarde em Lisboa, no hospital de D. Estefânia. Faleceu no dia 20 de Fevereiro de 1920.
 

As Aparições

Gente de Opinião

Monumento marca
aparição do anjo na
Loca do Cabeço.

1916 - APARIÇÕES DO ANJO

Primeira aparição na Loca do Cabeço, o anjo disse aos pastorinhos: "Não temais. Sou o Anjo da Paz. Orai comigo: Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos". 

Segunda Aparição no poço na casa de Lúcia, o anjo pediu sacrifícios e orações e falou em sofrimento às crianças. 

Terceira Aparição na Loca do Cabeço, o Anjo traz em sua mão um cálice e a hóstia e reza em reparação das ofensas a Jesus e a conversão dos pecadores. 

1917 - APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA 

Em Fátima, o acontecimento que dá origem ao Santuário, é constituído pelas aparições de Nossa Senhora, entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917.

Gente de Opinião
Pastorinhos no local onde ocorriam as aparições de Nossa Senhora em 1917. 

Gente de Opinião

Monumento erguido em Valinhos
no local da aparição, em agosto de 1917. 

Em cada aparição, Maria deixou uma mensagem aos pastorinhos: 

1917 - 13 de maio: "... Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra".

1917 - 13 de junho: "A Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-Se de ti para Me fazer conhecer e amar", disse a Lúcia.

1917 - 13 de julho: Nossa Senhora ensinou a oração que hoje se reza como jaculatória do Santo Terço: "Quando rezais o terço, dizei, depois de cada mistério: 'Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem'". 

1917 - 19 de agosto - Aparição em Valinhos: "Quero que continueis a ir à Cova da Iria no dia 13, que continueis a rezar o terço todos os dias. No último mês, farei o milagre, para que todos acreditem". 

1917 - 13 de setembro: "Continuem a rezar o terço, para alcançarem o fim da guerra... Deus está contente com os vossos sacrifícios". 

1917 - 13 de outubro: "Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias...".  

Datas importantes da história de Fátima

Gente de Opinião

Primeira Capelinha das Aparições. 


1919 - Primeira Capelinha

Nossa Senhora pediu aos pastorinhos que lhe fizessem uma Capela na Cova da Iria. O desejo de Nossa Senhora foi rapidamente cumprido, e entre abril e junho de 1919 foi construída a primeira "Capelinha". 

1922 - Atentado contra a Capelinha

Esta primeira Capelinha foi alvo de um atentado que a destruiu totalmente na noite de 6 para 7 de Março de 1922.

1923 - Reconstrução da Capelinha

Entre 13 de Dezembro de 1922 e 13 de Janeiro de 1923 foi construída a segunda “Capelinha”.

1928 - Bênção da pedra fundamental da Basílica 

A bênção da pedra fundamental da Basílica ocorreu no dia 13 de Maio de 1928.

1930 - Autorização do culto 

A credibilidade eclesial das aparições de Fátima foi declarada pelo Bispo de Leiria, em Carta Pastoral, apenas em 13 de Outubro de 1930: “Havemos por bem declarar, como dignas de crédito, as visões das crianças na Cova da Iria, freguesia de Fátima, desta diocese, nos dias 13 de Maio a Outubro de 1917 e permitir oficialmente o culto de Nossa Senhora de Fátima”, escreveu o bispo. 

Gente de Opinião
Cerca de 70 mil fiéis estavam reunidos na Cova da Iria na aparição de outubro de 1917. 

1953 - Sagração da Basílica

A Basílica foi sagrada em 7 de Outubro de 1953, pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira.

Gente de Opinião

João Paulo II visita Fátima em 1982. 

1982 - Visita de João Paulo II

A primeira visita de São João Paulo II ao Santuário de Fátima ocorreu no dia 13 de Maio de 1982, no primeiro aniversário do atentado de que foi vítima, na Praça de São Pedro. Na ocasião, o Santo Padre doou a bala retirada de seu corpo, e esta foi incrustada na coroa da imagem em 1989. 

2000 - Beatificação de Jacinta e Francisco Marto

Em 13 de Maio do ano do Jubileu de 2000, o então Papa João Paulo II beatificou os Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto e permitiu que fosse revelada a terceira parte do segredo de Fátima, que foi dada a conhecer na íntegra no dia 26 de Junho do mesmo ano. 

2007 - Dedicação da Igreja da Santíssima Trindade 

A grandiosa Igreja da Santíssima Trindade foi dedicada a 12 de Outubro de 2007 pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano. 

_________________________

Fátima é um fenômeno vivo. É considerada a mais profética das aparições. Ao longo de todo o século 20, momentos fortes evidenciaram a linguagem profética deste lugar e reforçaram a atualidade de sua mensagem.

Em Fátima, ao povo português agraciado pela predileção da Senhora do Rosário, os seus apelos continuam a inspirar formas de sentir, de acreditar e de viver a fé.

Fonte: Portal A12

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Cheguei à conclusão de que os políticos, sem exceção, não gostam mesmo do bairro JK-I. Prova disso pode ser observado no péssimo serviço de abasteci

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

Quando o assunto é segurança pública, o rondoniense não tem do que se orgulhar, exceto do esforço, da coragem e dedicação da maioria dos policiais.

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

Vingança não pode tornar-se em Fundamento quer da Lei quer da Ética Ursula von der Leyen quer empregar os lucros do investimento provenientes de a

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

Pouco menos de oito meses nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e três vereadores que vão compor a Câmar

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)