Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Feijoada para o livro As Peripécias do General - Por Zekatraca


 Feijoada para o livro As Peripécias do General - Por Zekatraca - Gente de Opinião

No sábado dia 11, a direção da Banda do Vai Quem Quer promove na sede do bloco, à rua Joaquim Nabuco entre a D. Pedro II e a Carlos Gomes, a feijoada de lançamento do livro “As Peripécias do General – Manelão”. “O arrecado será todo investido na produção da obra (impressão, formatação etc.). Essa foi a maneira que achamos para agradecer o autor do livro jornalista Sílvio Santos pelas histórias que muitos de nós ouvimos do próprio General Manelão”, disse Sicília Andrade.

O convite que custa apenas R$ 25 com direito a um “Copo Dourado” com a logomarca da Banda, já pode ser adquirido no endereço acima. Durante a feijoada, as musas da Banda vão se apresentar e uma delas a Nina terá o corpo pintado pelo artista Pataka. O cantor Silvinho e seu parceiro Branco Moraes serão os responsáveis pela parte musical, com a participação especial do próprio Sílvio Santos, Bainha e Toninho Tavernard.

Siça Andrade ofereceu no último sábado 04, feijoada a toda a imprensa de Porto Velho numa festa que durou toda tarde, com direito a desfile de uma modelo com o corpo pintado pelo Pataka, além de boa música e muito carnaval. “Foi realmente uma tarde maravilhosa”, elogiou a jornalista Daiana Costa. A feijoada da Imprensa como a direção denominou o evento está se tornando tradição na programa carnavalesca da Banda do Vai Quem Quer. “Essa é a maneira que achamos para agradecer toda a imprensa de Porto Velho pela divulgação das atividades da nossa Banda” palavras da Siça.

As pessoas interessadas em reservar convite para a feijoada e encomendar o livro “As Peripécias do General devem ligar para (69) 99272-7474 ou 99203-1960.


Lenha na Fogueira

Na primeira reunião das escolas de samba leia-se Fesec, com a direção da Funcultural de Porto Velho, lembrei ao amigo presidente Antônio Ocampo que o problema dos desfiles das escolas nos últimos carnavais, terem acontecido fora de época, não era culpa dos dirigentes carnavalescos e sim da burocracia.

********

Um dos fatores que dizem respeito a não realização dos desfiles das escolas de samba de Porto Velho, nos dias do carnaval tradicional, ou seja, domingo, segundo e terça-feira, principalmente no primeiro ano de uma gestão, é justamente a burocracia.

********

Para completar, este ano apareceu de última hora, uma nova legislação complicando mais os trâmites dos processos que dizem respeito a repasse de recursos para entidades, seja de qualquer natureza ou qualquer segmento.

********

A direção da Funcultural ficou de convocar a imprensa para uma coletiva cuja pauta, será explicar sobre o adiamento dos desfiles das escolas de samba para o dia 15 de abril.

********

Conversei com a equipe da Funcultural assim como dirigentes de algumas escolas de samba e sugeri que se conseguisse aprovar uma Lei oficializando o carnaval das escolas de samba de Porto Velho para o SABADO DE ALELUIA.

********

Em algumas cidades do Rio Grande do Sul os desfiles das escolas de samba acontecem oficialmente após o calendário oficial. Por exemplo: em Alegrete as escolas desfilam dez dias após a terça-feira de carnaval.

*******

O mais legal é que as escolas de samba das cidades gauchas que realizam seus desfiles fora de época, é que em seus desfiles são apresentadas atrações das escolas de samba do Rio de Janeiro, como casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Interprete de Samba Enredo, Rainhas de Bateria e muitas passistas. Isso fomenta o turismo local.

*******

Em São Paulo os desfiles acontecem antes dos desfiles das escolas do Rio assim como em Manaus. Por que nós aqui de Porto Velho temos que desfilar domingo e segunda feira de carnaval, justamente nos dias do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. É muita pretensão querer concorrer com os desfiles do Rio ainda mais com a Globo transmitindo tudo.

*******

Mesmo que no próximo ano a Funcultural já tenha resolvido o problema da burocracia, não temos como concorrer com os desfiles das escolas Cariocas. Por isso ha algum tempo, quando eramos presidente da Fesec resolvemos realizar nossos desfiles sábado e domingo após a quarta feira de cinzas, aí ficamos presos pela burocracia. Tanto que no ano passado, após três anos sem acontecer os desfiles das escolas de samba em Porto Velho conseguimos, em virtude da tal burocracia, realizar os desfiles nos dias 26 e 27 de fevereiro. Lembrando que o carnaval oficial terminou no dia 9.

********

Se oficializarmos o Sábado de Aleluia como data dos desfiles das escolas de samba em Porto Velho, facilitaremos o trabalho da prefeitura através da Funcultural, pois não teriam que aturar parte da imprensa criticando, que daqui a pouco o carnaval de Porto Velho vai acontecer no período das festas juninas.

*******

Pra quem não sabe, lembramos que antigamente e creio que em muitas cidades ainda é assim, o Sábado de Aleluia é um dia carnavalesco. Bancrévea, Ypiranga, Imperial, O Guaporé, Danúbio Azul Bailante Clube realizavam os concorridos baile “Rompendo Aleluia” onde a música era só marchinhas carnavalescas.

*******

Por que não recuperarmos essa tradição, transformando o Sábado de Aleluia como data oficial dos desfiles das escolas de samba em Porto Velho.

********

É só uma questão de querer. Ser diferente faz a diferença!




Desfiles das escolas de samba só no sábado de aleluia

A prefeitura municipal de Porto Velho, reuniu os dirigentes das escolas de samba na tarde da última sexta feira 3, para anunciar, que em virtude de ter que obedecer os trâmites burocráticos, só poderá realizar os desfiles das escolas de samba no dia 15 de abril, sábado de aleluia. “Infelizmente temos que obedecer o que reza a Lei e por isso, os desfiles das escolas de samba terão que ser adiados para o sábado de aleluia”.

Ocampo disse que esse problema não mais acontecerá no carnaval de 2018 já que assim que acabar o carnaval deste ano, ou seja, no mês de março, vai nomear uma Comissão cujo objetivo é trabalhar o carnaval do próximo ano como um todo”.

A direção da Funcultural explicou aos carnavalescos das escolas de samba, que de acordo com as exigências da Lei o aporte financeiro de R$ 400 Mil estará pronto para ser repassado às agremiações no máximo até o dia 15 de março e sugeriu que os desfiles fossem realizados nos dias 26 ou 27 de março. “Terminamos por acatar a sugestão do representante da escola de samba Unidos da Rádio Farol que colocou a data de 15 de abril, sábado de aleluia o que foi aprovada por todos”, disse o diretor da Funcultural Ronildo Carvalho.

Baile Municipal suspenso

Alegando o mesmo motivo da transferência dos desfiles das escolas de samba, a direção da Funcultural resolveu cancelar a realização do Baile Municipal que estava marcado para acontecer no próximo dia 11, na casa de eventos Talismã 21. “Com as novas diretrizes da Lei não temos como conseguir realizar o Baile Municipal porém, vamos promover a abertura oficial do carnaval de Porto Velho no próximo ensaio do bloco Galo da Meia Noite quando o prefeito Hildon Chaves entregará a chave da cidade a Sua Majestade Rei Momo 1° e Único e toda sua Corte”, disse Ocampo Fernandes.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)