Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Feira do Turismo será realizada em Cacoal - Por Zekatraca


 
Gente de Opinião

A Feira da Indústria e do Turismo de Rondônia (Fitur), idealizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), será realizada nos próximos dias 5 a 7 de outubro, durante a 5ª edição da Feira da Indústria e do Comércio de Cacoal (Ficc), promovida pela Associação Comercial e Industrial de Cacoal.
 
O objetivo da feira é promover diálogos com a diversas categorias que compõem o universo turístico que movimenta 52 setores da economia. Cacoal é um dos principais destinos turísticos do interior, tendo o segundo aeroporto mais movimentado do estado. Por essa razão, a feira será realizada no município.
 
A Fitur irá expor produtos e marcas de indústrias bem-sucedidas que contribuem diretamente com o turismo de negócios (veja box). Além disso, ocorrerá a conferência “O turismo como fator de desenvolvimento econômico e social”, conduzida pela consultora Cláudia Aires Moura.
 
Durante a Fitur, a Setur irá lançar em primeira mão o audiovisual “Turismo Rondônia”. Também será indicado novo Mapa do Turismo Brasileiro, executado pela Setur e reconhecido oficialmente pelo Ministério do Turismo. Os 22 prefeitos dos municípios que compõem o mapa serão convidados.
 
O guia “Bem-vindo a Cacoal”, apresentação do município e dicas para os visitantes de lugares a serem visitados, será lançado, além da entrega da comenda “Amigos do Turismo” a personalidades do estado que contribuíram para o desenvolvimento do segmento.
 
Indústrias Convidadas
 
A oportunidade será de Rondônia mostrar a cara com grandeza. A Ficc contribuirá para mostrar a produção da indústria têxtil, moveleira e de alimentos. Haverá desfiles de moda com nomes consagrados no cenário internacional e, paralelo, a Setur apresentará alguns empreendimentos que farão networks com o público, abertos a exporem suas experiências exitosas e inspiradoras. Veja os convidados da Setur:
 
- Haus Bier, franquia nascida em Vilhena, única marca de Rondônia presente em dez estados brasileiros.
 
- Aqua Force, indústria náutica com sede em Ji-Paraná, está no mercado nacional com dez modelos de barcos e lanchas para pesca, lazer e trabalho. Exporta para diversos estados e países da América do Sul.
 
- Dydyo refrigerantes, de Porto Velho, única marca brasileira a superar numa capital de estado as vendas da gigante Coca Cola.

- Norte Brasil Eco Designer, empresa amazônica, situada em Ji-Paraná, criada pela artesã Valéria Totti que exporta suas produções para vários continentes sendo premiada por embaixadas e críticos internacionais de artes.


Gente de Opinião
As inscrições dos Editais Públicos do Banco da Amazônia se encerram nesta sexta feira 15. Serão mais de 2,4 Milhões que o Banco disponibiliza para os Editais e para Lei Rouanet, e Projetos em Artes Visuais.
 
 
********
Vale salientar que as inscrições devem ser postadas nos Correios até esta sexta feira dia 15. Os projetos de realização de feiras e exposições precisam ter suas ações alinhadas com o incentivo ao desenvolvimento do agronegócio regional, ao turismo, ao micro empreendedor individual, à indústria e a micro e pequenas empresas. Os da área ambiental precisam ser educativos, de conscientização ambiental e ecológica e podem ser sobre coleta seletiva e reciclagem, preservação de ecossistemas, gestão de bacias hidrográficas, redução e otimização de recursos naturais, mudanças climáticas e preservação florestal. Lembrando que hoje é o último dia para incrições.
 
 
********
Os projetos inscritos passarão por quatro fases: pré-seleção e seleção; homologação do julgamento pela Diretoria Executiva; Habilitação Jurídica e Regularidade Fiscal e trabalhista; e a Contratação do projeto de acordo com os Normativos de Auditoria Interna e a Lei 8.666/93.
 
 
********
As inscrições serão gratuitas e somente via correios. Mais informações estão no site do Banco da Amazônia: www.bancoamazonia.com.br.
 
 
********
Por  falar em Edital de Patrocínio, não esqueçam que os Editais do governo do estado de Rondônia já foram publicados. Procurem o Diário Oficial edição do dia 5 deste mês e confira a partir da página 60.
 
 
********
Estive na manhã de ontem na Sejucel e solicitei do superintendente Rodnei Paes, que providenciasse a divulgação dos editais em linguagem jornalística. No Diário Oficial a linguagem é muito técnica e fica dificil sua publicação na mídia comercial.
 
 
*******
Os Editais da Sejucel atendem várioos segmentos culturias entre eles o da literatura e gravação de CD e DVD. Tem também para a Dança, Teatro e Audiovisual. Organiza teu Projeto e inscreve na Sejucel. Depois não vem pra cá reclamar que o governo Confúcio Moura não investe na Cultura. Tá certo que o valor dos esditais é pouco, mas, já é alguma coisa. É melhor que um chute nos Clhs...
 
 
*******
Ou entidade que está recebendo inscrições de Projetos Culturais é o RUMOS ITAÚ CULTURAL. O Edital do banco Itau fala em mais de 15 Milhões para investimento em Projeto Culturais. Vamos trabalhar camba de produtores!
 
 
*******
Por outro lado, apesar do prefeito Hildon Chaves dizer em entrevista a esse colunista que o 2 de outubro data da criação do município de Porto Velho este ano, não sertá comemorado com ele gostaria que fosse, com um grande show nacional. Nossas fontes dão conta que a turma da Funcultural está trabalhando para que a feste dos 103 anos do nosso município seja muito bem participativa.
 
 
********
Pode até não ter atração nacional, mas, a prata da casa será valorizada. Segundo nossas fontes, nossos artistas serão tratados como as grandes estrelas nacionais. É determinação do prefeito Hildon Chaves darmos prioridade para a produção artística local.
 
 
*******
A festa que está prevista para acontecer no dia 1º de outubro já que o dia 2, apesar de ser feriado, cai numa segunda feira, a ordem é festejar o aniversário de 103 anos da criação do município de Porto Velho DOMINGO dia 1º de outubro. Assim todo mundo vai poder prestigiar sem se preocupar, pois na segunda terá tempo pára descansar.
 
 
*******

É assim mesmo, um dia a gente mete a “porrada” e no outro alivia. É só nos manter informados sobre o que é discutido nas reuniões de portas fechadas, que a gente divulga. Aqui se exerce literalmente o “MORDE E ASSOPRA”. Assopra aqui pra essa dor passar logo!


LIVRO

UNIR apresenta - A Descoberta

do Grande, Império da Guiana

Feira do Turismo será realizada em Cacoal - Por Zekatraca - Gente de Opinião

O professor doutor Hélio Rocha, docente do Departamento de Línguas Estrangeiras da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lançará na próxima sexta-feira, 15, às 17h, o livro A descoberta do Grande, Belo e Rico Império da Guiana, pela Editora Scienza. O evento de lançamento acontece no Auditório da Biblioteca Central da UNIR, no campus de Porto Velho.

Na ocasião, haverá uma mesa de autógrafos com o autor Hélio Rocha.

Sinopse da obra – “A Descoberta do Grande, Belo e Rico Império da Guiana” é uma tradução do relato da viagem de exploração realizada por Walter Raleigh em 1595 ao ‘Novo Mundo’, que foi publicado em Londres em 1596 e agora é traduzido para o português pelo professor Hélio Rocha.

Serviço

Lançamento do livro “A descoberta do Grande, Belo e Rico Império da Guiana”

Data: 15/09/2017

Horário: 17h

Local: Auditório da Biblioteca Central da UNIR, no campus de Porto Velho – BR 364, Km 9,5. (Fonte: UNIR)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)