Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festa no lançamento do Projeto Pixinguinha


Festa no lançamento do Projeto Pixinguinha - Gente de Opinião 

O novo projeto Pixinguinha foi lançado na noite de quarta-feira (26), no Teatro Dulcina. A casa de espetáculos, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro, estava lotada, na expectativa pela retomada de uma das mais importantes iniciativas já realizadas pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). O presidente da instituição, Stepan Nercessian, falou sobre a alegria de reviver o Projeto Pixinguinha. "Hoje vamos apresentar uma pequena mostra do que a gente quer que aconteça, artistas consagrados e novos talentos levando qualidade musical pelo Brasil", frisou.

Logo na abertura do evento, surgiu no telão a foto de Pixinguinha e todos bateram palmas. O músico, que completou 120 anos de nascimento no último domingo (23), foi homenageado com um vídeo especial produzido pela Funarte, no qual artistas e produtores falam sobre a importância de sua obra.

Em seguida, os bailarinos Karen Mesquita e Cícero Gomes – do corpo de primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – realizaram uma coreografia especial, ao som de Carinhoso, a mais famosa melodia da música popular brasileira, criada por Pixinguinha entre 1916 e 1917.

A cantora e atriz Zezé Motta, mestre de cerimônias do evento, interpretou um texto em homenagem ao mestre Pixinguinha, contando histórias da vida do artista. Ela também comentou a importância da retomada do projeto. "Do fundo do coração, tenho certeza que estamos todos muito emocionados com a volta deste projeto, que revelou tantos talentos", ressaltou a cantora e atriz, que também participou do projeto, encerrando a temporada de 1978 justamente no palco do Teatro Dulcina, ao lado do músico Johnny Alf.

O jovem grupo baiano Sertanília apresentou um pequeno show, seguido da apresentação principal da noite: Moraes Moreira e o grupo A Cor do Som rememoraram o encontro histórico que tiveram no palco em 1978 pelo projeto Pixinguinha. Moraes Moreira falou do entusiasmo com a retomada das caravanas de shows pelo Brasil. "Isso é muito importante, levar a música para o interior", afirmou.


Projeto Pixinguinha: música de qualidade pelo Brasil

O projeto Pixinguinha foi lançado em 1977, mesmo ano de fundação da Funarte, inspirado na série de shows Seis e Meia, que desde 1976 lotava o Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro, com espetáculos às 18h30 e ingressos a preços populares. Por meio da iniciativa, diversas cidades brasileiras puderam assistir a espetáculos de grandes artistas da música popular, como os veteranos Cartola, Jackson do Pandeiro e Marlene, os então iniciantes Marina Lima, Djavan e Zizi Possi e ainda Edu Lobo, João Bosco, Nara Leão, Paulinho da Viola, Alceu Valença e muitos outros.

O projeto está sendo lançado em 2017 em novo formato, com 60 espetáculos musicais, realizados em 60 cidades das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, entre os meses de maio e novembro. Serão selecionadas 15 duplas de artistas, formadas por um artista consagrado e um mais novo, associado à região onde os espetáculos serão realizados. Cada dupla ficará responsável pela apresentação de quatro espetáculos musicais, percorrendo quatro cidades de uma determinada região.

Fonte- Alessandra de Paula Assessoria de Comunicação Ministério da Cultura


 




Lenha na Fogueira

Porto Velho é assim, quando não é oito, é oitenta. Exemplo: Nesta sexta feira, salvo a Fina Flor do Samba e os shows que acontecem pelos bares no estilo “um banquinho e um violão”, não temos nada para curtir.

*******

To falando de eventos culturais. Forró tem os montes pelos quatro cantos da cidade, mas, aquela programação cultural mesmo tá difícil.

********

To falando desta sexta feira dia 28 de abril de 2017 último dia para se entregar a Declaração do Imposto de Renda.

********

Volto a lembrar que a única atração cultural na noite de hoje será o show “Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba” no Mercado Cultural a partir das 20 horas.

********

Ao contrário de hoje, amanhã sábado, a cidade estara repleta de programação de tudo quanto é estilo. Tem o show do Péricles e do Sorriso Maroto na Talismã 21. Quem gosta de samba e pagode é uma ótima pedida.

********

Amanhã também vamos curtir o show “Sons de Beira” com Bira Lourenço e Cacatau, na abertura da programação do Sesc Amazônia das Artes no Teatro 1 do Sesc Esplanada e tem mais, a entrada é franca.

*********

A única movimentação que deve reunir muita gente nesta sexta feira 28, é a tal de Greve Geral que está sendo convocada por tudo quanto é Sindicato, menos os Patronais. Com certeza, o trânsito hoje vai ser aquele sufoco. ainda mais que parece, a greve do transporte coletivo ainda não acabou.

*******

Politicamente falando, a grande programação contará com a audiência pública que vai acontecer a partir das 13 horas de hoje na Câmara de Vereadores de Porto Velho, sobre a duplicação da BR 364. Quem vai comandar os debates é o senador Acir Gurgacz (PDT). Com certeza, apesar da audiência ser sobre a BR 364, a manutenção do Trecho do Meio da BR 319 que liga Manaus ao resto do país, será apresentada por alguma palestrante. Quem se interessa pelo progresso do nosso estado, deve prestigiar essa audiência pública.

*******

Lembrei de uma ótima programação cultural/turistica que vai começar nesta sexta feira dia 28. Trata-se da abertura da Exposição das fotos que participaram do concurso promovido pela SETUR “Rondônia é Mais” que começa no Porto Velho Shopping.

********

Segundo a assessora de comunicação da Setur Taciana Guzman, pelo menos 26 fotos que se destacaram no concurso Rondônia é Mais, promovido pela Superintendência Estadual de Turismo – Setur, farão parte da exposição itinerante que será aberta nesta sexta feira (28) na Galeria de Artes do Porto Velho Shopping, no 2º piso.

*********

O acervo é composto por fotos que apresentam Rondônia nos mais variados segmentos do turismo, com destaque às três imagens campeãs do concurso que teve mais de 900 inscrições.

********

A foto “Pesca esportiva na região de Jacy Paraná”, distrito de Porto Velho, de autoria de Pedro Agostinho da Trindade, foi a vencedora do certame e mostra o principal chamariz turístico do estado, que é a pesca esportiva.

*******

O material que traz o olhar dos participantes identificando uma gama significativa de opções encontradas em Rondônia foi produzido por fotógrafos profissionais e amadores em atrativos turísticos de 17 municípios rondonienses. A exposição segue até o dia o dia 12 de maio, das 10h às 22h.

********

Comecei a coluna dizendo que as opções culturais desta sexta feira, são bem poucas. Porém, a assessoria do Sesc me ligou quando já estava finalizando meu trabalho e solicitou que fizesse uma ERRATA sobre a encenação da peça LETE.

*******

O espetáculo teatral vai ser encenado na noite de hoje sexta feira dia 28, no Teatro 1 do Sesc Esplanada. Isso quer dizer, que, graças a uma tremenda mancada de nossa parte, a programação cultural desta sexta feira foi salva pela LETE!


 




ERRATA

Espetáculo Lete – será apresentado nesta sexta feira

Gente de Opinião

Com as devidas desculpas, pedimos aos nossos leitores que desconsiderem o que foi publicado na edição de ontem dia 27, sobre a encenação da peça LETE. O correto é o que segue:

Nesta sexta-feira (28), às 20h, no Teatro 1 Sesc Esplanada, a Beradera Cia de Teatro realizará a primeira apresentação do espetáculo teatral “Lete”. O espetáculo fará parte do circuito nacional do Palco Giratório e percorrerá 16 estados brasileiros realizando 38 apresentações através do Sesc.

Lete, uma palavra grega que significa rio do esquecimento, que retrata muito bem o enredo do espetáculo que conta histórias reais ligadas ao rio que banha cidades do estado de Rondônia, o Rio Madeira. Lete estreou em maio de 2013 – antes da cheia histórica do rio Madeira, que ultrapassou em dois metros a última marca registrada e afogou comunidades ribeirinhas inteiras – reflete, em um ambiente ficcional, sobre os diversos ciclos migratórios que moldaram a cidade de Porto Velho, culminando com o ciclo das usinas hidrelétricas.

Quatro atores – narradores se revezam durante espetáculos em mais de vinte personagens para retratar dramas como prostituição, marginalização, degradação da natureza, entre outros sofridos ao longo da história do estado de Rondônia. “Lete, estendem-se para além das fronteiras do palco. Em todo caso, o grupo tem assumido os cuidados necessários para trazer legitimidade a esta representação de modo a realizar uma obra que seja importante para este grupo social. Um trabalho ativo de valorização e empoderamento da memória. Para a Beradera Companhia de Teatro, o palco não é apenas o terreno estético da representação. O palco é uma extensão da vida”, fala.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)